AdWords
107 Usuários online agora
107 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Técnicas para melhorar Conversões

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Olá pessoal,

 

Bom, acho que conversões são sempre um problema muito especifico de cada negócio. Para contextualizar melhor, fiz um site para um parceiro credenciado da Claro TV: http://www.claroprodutos.com.br/  e, atualmente a campanha está dando prejuízo! Tenho palavras-chaves especificas que estão gerando visitantes de qualidade, que acessam todas as páginas, vem os pacotes, interagem com o site, uma taxa de rejeição de 15%.

 

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

 

  • Minhas conversões estão muito ruins, como disse, a campanha está dando um prejuízo em torno de 40%.
  • O site, na percepção de vocês como usuários está atrativo e funcional?

Desde já agradeço a disposição de quem quiser ajudar, qualquer dica é bem-vinda Smiley feliz

Obrigado

 

Especialistas responderamverified_user

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

RE:Melhorando as conversões

Aprendiz ✭ ✭

Symon

 

Avalie as seguintes informações:

 

1 - A região de atuação do seu cliente é o estado do Fortaleza/CE. Imagine uma pessoa em São Paulo que entra na pagina e depois de ler as informações que ache necessário clica no botão "Assinar". Se até este momento ela não notou que a empresa não está localizada no estado de SP no fim da pagina para o processo de assinatura ela fica sabendo. É provável que ela mude de ideia. 

 

Não seria o caso de vc segmentar sua campanha para aparecer no estado do CE apenas? Como consumidor eu não faria uma assinatura sabendo que, quem me vendeu está a mais de 3000 km de onde eu estou. Já é fato conhecido às inúmeras reclamações registradas pelos PROCON de todo o Brasil com empresas que prestam este tipo de serviço.

 

2 - Note que o telefone de contato está sendo apresentado com extrema evidencia. Se o visitante não perceber que a empresa que está vendendo o serviço de tv está em outro estado, ou ainda mesmo sabendo decide contratar (ou até por este motivo) será que eles não estão ligando? Ou já imaginou vc ligando para São Paulo de Fortaleza para reclamar do sinal da tv que sumiu? Note que não se trata de um 0800 e sim um telefone de celular com um discreto "ligue grátis" (9090). Será que não é neste momento que o visitante desiste?

 

Em minha opinião o site não passa confiança ao visitante. Veja:

 

a-) Tem um atendimento on-line que aparece depois de algum tempo na pagina. Entrei e esperei 3 minutos para o atendente responder minha pergunta. E adivinha não atendeu. O que vc acha disso?

b-) O telefone celular diz "ligue grátis" 9090 xx 88...", parceiro isso é péssimo é um apelo.

c-) E esse telefone (vermelho grande) aparece na cara do visitante em quase todas as paginas.

 

Parceiro, o site não converte porque não passa confiança, em todo caso crie uma meta de conversão para a pagina do botão "Assinar!" e peça para seu cliente pedir uma linha telefone exclusiva para receber ligações do site (que não seja celular). Peça que divulgue o telefone fixo!

 

Lembrando que não adianta vc fazer um excelente trabalho nas campanhas Adwords se o site tem problemas.

 

Crie uma campanha especifica para a região de atuação do seu cliente. Mesmo que a Claro atenda em todo o Brasil, os visitantes vão dar preferencia por uma empresa na sua região. ao ver o código de área do telefone a pessoa desiste se ela estiver em outro estado. Peça ao seu cliente para criar uma isca digital no site e vc cria uma meta de conversão para esta isca (não se esqueça de definir um valor coerente para a mesma).

 

Bem é isso, espero que te ajude. 

Já leu o livro "8 Ps do Marketing Digital" é uma excelente leitura, eu recomendo.

 

Att

 

"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Symon, Mais problemas: 1- Na home as suas imagens não apr...

Calouro ✭ ✭
Symon,

Mais problemas:

1- Na home as suas imagens não apresentam nenhum link. Ou seja, se você clicar na imagem, nada acontece. Tente inserir um direcionamento nestas imagens para a página de assinatura ou algo do tipo.

2- Na página de assinatura, o usuário tem que fazer rollout para poder preencher o formulário. Esse momento é crucial.

Organize a página de maneira que o formulário comece antes do rollout e retire a opção multipla escolha de tópicos. Utilize um click-n-open que reduz o espaço na página e torna a navegação mais agradável. O valor pode ir somando conforme o usuário personaliza a sua assinatura!

Ou seja, primeiro o usuário seleciona o plano (Fácil, Essencial, Família, etc...) e depois o formato do plano.

Se tiver qualquer dúvida estou à disposição.

Att.
Fernando Barreto

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Symon,   Já trabalhei com anunciantes desse mercado na ép...

Calouro ✭

Symon,

 

Já trabalhei com anunciantes desse mercado na época que era Via Embratel ainda. É um mercado bem competitivo e ao mesmo tempo desleal, pois algumas empresas acabam gerando clones de sites em domínios diferente e querendo fazer SERP domination em PPC.

 

Mas o fato é que as conversões são altas sim e por incrível que pareça, existem anunciantes (Parceiros Credenciados) que dependem em média de 60% das conversões do Google Adwords para faturar ou seja, os leads são qualificados. A Própria Claro TV reembolsa os parceiros que anunciam no Adwords Piscadela do Smiley

 

Bom, com relação a sua questão, tem alguns ajustes para fazer no layout que podem ajudar muito no aumento de conversões:

 

1 - Política de Privacidade: Ocorreu um caso com um cliente em que o Google Exigiu que a Política de Privacidade estivesse no site, caso contrário os anuncios seriam bloqueados, veja mais em: http://support.google.com/adwordspolicy/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1310865&guide=1308231&page=guid...

 

2 - O slider de imagens na Home, como já foi mencionado anteriormente nessa discussão, deve conter um link que leve o usuário para uma página onde ele possa escolher um plano e assinar por exemplo. Outra dica que eu deixo é que você retire aquela imagem estática, deixe ali o Slider de imagens com links e iscais digitais para atrair o usuário para a Landing Page chave para conversão.

 

3 - Outra coisa que me preocupa é saber qual Página você está usando como Landing Page dos seus anúncios. Se o foco é conversão, sua Landing Page principal deve ser http://www.claroprodutos.com.br/assinar-claro-tv.php

 

4 - Na página com a Grade de Canais (http://www.claroprodutos.com.br/grade-canais-claro-tv.php), você poderia facilitar a vida do usuário e assim que ele selecionar o pacote que mais agradou ele, deixar um botão "Assine Já esse Pacote", pois essa página está somente a título de informação, mas poderia ser sua Segunda opção como Página de Destino, focada por emxemplo em um grupo de anúncios que use keywords relacionadas aos pacotes claro tv.

 

5 - A URL do site pode gerar confusão, pois claroprodutos.com.br nos dá a sensação de que vamos encontrar TV+Mobile+Internet e quando entramos nos deparamos somente com TV. Veja se o seu anunciante trabalha com esses outros produtos e crie campanhas e landing pages específicas para esses produtos, com isso você vai com certeza conseguir aproveitar melhor o potencial do site bem como gerenciar o ROI de cada produto em campanhas separadas.

 

6 - OTelefone está um pouco confuso (90**85)8888.4006. Por que colocaram o 90? Embaixo você colocou Ligação Grátis, porém pelo que eu entendi você está induzindo o usuário a ligar para um telefone celular a cobrar. Essa prática demonstra aos usuários uma falta de profissionalismo e pode ter um peso grande na falta de conversões.

 

7 - Por último e não menos importante, a regionalização pode afetar em conversões. Você analisou o mercado de Fortaleza para esse segmento? É muito concorrido? Quem são os principais concorrentes? O que eles estão fazendo que você pode aproveitar? Use o SEM Rush para identificar oportunidades e analisar sua concorrência http://www.semrush.com

 

Questões como gerenciamento de bid, ajustes de lance, Rede de Display, etc...Vai depender de uma análise mais vertical do seu mercado e público-alvo.

 

Abraço,

Walter Vieira
Especialista SEO e SEM Sênior

VivaReal Portal Imobiliário

http://www.vivareal.com.br 

Exibir solução no post original


Todas as respostas

Oi Symon, Conversão online nesta área deve ser bem baixa...

Principal Colaborador
Oi Symon,

Conversão online nesta área deve ser bem baixa mesmo.

Observando com uma visão mais lógica: porque um visitante compraria um plano da Claro TV em um site estranho ao invés de comprar diretamente no site da Claro.
Este produto é vendido diretamente com eles. Fica complicado. Eu particularmente não compraria.
--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)

Concordo Dantas, mas essa é uma política de vendas da cla...

Calouro ✭ ✭
Concordo Dantas, mas essa é uma política de vendas da claro/embratel, acredito que para potencializar vendas regionais.

O que pensei a respeito disso foi criar formas de deixar o visitante mais seguro com relação a isso, expor porque o site diferente, fotos da empresa, essas coisas para deixar o visitante mais confiante, o que você acha?

Olá Symon,   Tem configurado o acompanhamento de conversõ...

Principal Colaborador

Olá Symon,

 

Tem configurado o acompanhamento de conversões em suas campanhas? Se já, tente analisar e orientar o orçamento para as palavras chave que geram mais conversões.

A campanha está segmentada para a rede de display? Pode ser útil nesta área de actividade em particular pois gera mais mais notoriedade para a empresa.

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Nuno, tenho conversões configuradas sim, já seguimentei a...

Calouro ✭ ✭

Nuno, tenho conversões configuradas sim, já seguimentei as campanhas geograficamente, criei anuncions voltados para as palavras-chaves, e como eu disse, estou gerando visitas de qualidade, pois a minha taxa de rejeição está bem baixa, 15%, em média 6:30 de tempo de visita. No inicio isso era horrível, recebia visitas de usuário procurando informações sobre outros produtos, o que gerava uma taxa de rejeição de 70 à 80%, e um tempo médio de visita de 14seg, horrível mesmo.

 

Agora o problema está em transformar as visitas em assinaturas Smiley feliz

olá Symon, Não conheço a empresa em o produto, mas acho l...

[ Editado ]
Principal Colaborador

olá Symon,

Não conheço a empresa, o mercado-alvo e nem o produto, mas acho lógico o que o colega José Dantas refere "porque um visitante compraria um plano da Claro TV em um site estranho ao invés de comprar diretamente no site da Claro"

Quais as vantagens que o utilizador tem em aderir ao serviço através do seu website e não directamente no site da Claro?

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

De fato, nenhuma...   O máximo que poderia fazer era expo...

Calouro ✭ ✭

De fato, nenhuma...

 

O máximo que poderia fazer era expor isso nitidamente ao visitante, porque isso é o modelo do negócio.

Já que foi a primeira coisa que vocês notaram, acho que realmente isso está tendo um peso negativo para os visitantes Smiley indiferente.

 

Alguma idéia para resolver isso?

 

Olá,   Melhor que nós conhece à sua área de actividade e...

Principal Colaborador

Olá,

 

Melhor que nós conhece à sua área de actividade e seu público-alvo, pense no que você poderia oferecer como mais valia em relação à "empresa mãe", talve apoio técnico mais personalizado, vantagens para clientes em determinada área geográfica....! e especifique isso claramente em seu website.

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Oi Symon,   É o que o Nuno falou mesmo. Terá que usar alg...

Principal Colaborador

Oi Symon,

 

É o que o Nuno falou mesmo. Terá que usar algum diferencial que justifique a assinatura do serviço pelo seu site. 

 

Assim o ideal é focar muito na região que trabalha. Oferecer alguma vantagem que o torne diferente. Lembrando que é interessante enfatizar a região de revenda.

 

Espero que ajude...

--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

RE:Melhorando as conversões

Aprendiz ✭ ✭

Symon

 

Avalie as seguintes informações:

 

1 - A região de atuação do seu cliente é o estado do Fortaleza/CE. Imagine uma pessoa em São Paulo que entra na pagina e depois de ler as informações que ache necessário clica no botão "Assinar". Se até este momento ela não notou que a empresa não está localizada no estado de SP no fim da pagina para o processo de assinatura ela fica sabendo. É provável que ela mude de ideia. 

 

Não seria o caso de vc segmentar sua campanha para aparecer no estado do CE apenas? Como consumidor eu não faria uma assinatura sabendo que, quem me vendeu está a mais de 3000 km de onde eu estou. Já é fato conhecido às inúmeras reclamações registradas pelos PROCON de todo o Brasil com empresas que prestam este tipo de serviço.

 

2 - Note que o telefone de contato está sendo apresentado com extrema evidencia. Se o visitante não perceber que a empresa que está vendendo o serviço de tv está em outro estado, ou ainda mesmo sabendo decide contratar (ou até por este motivo) será que eles não estão ligando? Ou já imaginou vc ligando para São Paulo de Fortaleza para reclamar do sinal da tv que sumiu? Note que não se trata de um 0800 e sim um telefone de celular com um discreto "ligue grátis" (9090). Será que não é neste momento que o visitante desiste?

 

Em minha opinião o site não passa confiança ao visitante. Veja:

 

a-) Tem um atendimento on-line que aparece depois de algum tempo na pagina. Entrei e esperei 3 minutos para o atendente responder minha pergunta. E adivinha não atendeu. O que vc acha disso?

b-) O telefone celular diz "ligue grátis" 9090 xx 88...", parceiro isso é péssimo é um apelo.

c-) E esse telefone (vermelho grande) aparece na cara do visitante em quase todas as paginas.

 

Parceiro, o site não converte porque não passa confiança, em todo caso crie uma meta de conversão para a pagina do botão "Assinar!" e peça para seu cliente pedir uma linha telefone exclusiva para receber ligações do site (que não seja celular). Peça que divulgue o telefone fixo!

 

Lembrando que não adianta vc fazer um excelente trabalho nas campanhas Adwords se o site tem problemas.

 

Crie uma campanha especifica para a região de atuação do seu cliente. Mesmo que a Claro atenda em todo o Brasil, os visitantes vão dar preferencia por uma empresa na sua região. ao ver o código de área do telefone a pessoa desiste se ela estiver em outro estado. Peça ao seu cliente para criar uma isca digital no site e vc cria uma meta de conversão para esta isca (não se esqueça de definir um valor coerente para a mesma).

 

Bem é isso, espero que te ajude. 

Já leu o livro "8 Ps do Marketing Digital" é uma excelente leitura, eu recomendo.

 

Att

 

"Encontre um trabalho que goste, e não trabalhará nenhum dia em sua vida" Confucio