AdWords
926 Usuários online agora
926 Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Vamos falar sobre... otimização de campanhas do AdWords para conversões

Mestre ✭ ✭ ✭

Olá a todos!

 

Continuando a nossa série de posts sobre objetivos de publicidade, esta semana vamos focar no objetivo que está sempre na cabeça dos anunciantes: conversões, especialmente vendas. Para quem quer vender mais, gerar leads, cadastros ou outros tipos de conversão, o AdWords pode ser uma ferramenta fantástica. Mas é importante ter em mente que o AdWords só leva o visitante até a sua porta: o trabalho de convencê-lo a comprar é seu.

 

Assim, o primeiro tópico que vamos abordar é a otimização de sites para conversão. Afinal, não adianta levar o cliente até a boca de fechar o pedido e perdê-lo porque a página de conversão não era intuitiva, certo?

 

Adoraria ouvir de vocês quais as principais estratégias de otimização de sites que vocês já utilizaram e, se possível, alguns resultados. Como garantir que seu site e o AdWords "conversem"?

 

Vamos lá, para mais uma semana de excelentes discussões Smiley muito feliz

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter
Especialistas responderamverified_user

Olá Priscila, O primeio passo é configurar as ferrament...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Pessoal,

 

O primeiro passo é configurar as ferramentas AdWords e Analytics que ajudam a medir as conversões e ROI das campanhas.
 

Um dos problemas que devemos estar já preparados é para "combater" a inflexibilidade do cliente em alterar as páginas ou mesmo da empresa responsável pela manutenção. Depois de convencido o cliente, a próxima etapa é deixar bem claro na página qual objectivo - chamada telefónica? Preenchimento de formulário? Compra? ou apenas Visualização de um video ou leitura de um texto!

A velocidade de carregamento da página é também um factor muito importante, ninguém quer estar muito tempo (3-5 seg) à espera da página carregar, certo?

 

Não esquecer também de fazer benchmarking, veja o que os seus clientes oferecem e tente dar algum diferencial.

 

Para agora é isso, mas com certeza vêm por ai dicas muito relevantes!

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Olá,  Na minha opinião ter um site otimizado para gerar...

Principal Colaborador

Olá, 

Na minha opinião ter um site otimizado para gerar conversões depende inicialmente de um bom conhecimento do cliente. 

Como ainda não conseguimos personalizar as páginas para atender a todas as características do consumidor (mesmo acreditando que em um futuro bem próximo vão começar a aparecer sites que terão seu conteúdo personalizado através de dados fornecidos pelos perfis das redes sociais e as navegações do consumidor), o ideal é atender o máximo de características do grupo de interesse dos produtos e serviços comercializados e também os interesses básicos dos consumidores virtuais. 

Começando pelos interesses básicos o ideal é que o site facilite ao máximo a compra do consumidor e seja organizado, pegando a base do Nuno, os fatores que mais ajudam a facilitar este processo são o carregamento rápido de um site, os produtos e serviços comercializados serem apresentados logo de cara evitando que o consumidor tenha que ficar procurando e rodando pelo site, a facilidade de se encontrar os botões de ação como COMPRE, ASSINE, FAÇA SEU ORÇAMENTO e a agilidade de se preencher formulários. 

Dos interesses básicos que já citei talvez nenhum destes seja tão importante quanto as informações existentes nos títulos e descrições dos produtos afinal ninguém compra um Condicionador (aproveitando o verão para exemplificar) pela abreviatura "Cond.". Quanto mais informação e quanto mais original for essa informação nos títulos e descrições dos produtos mais fáceis será para o consumidor encontrar e adquirir estes. 

E por fim as características do grupo de interesse, e nesse casoestamos falando de classe social, sexo, faixa etária entre outros...devem ser aplicadas ao site para torna-lo o mais agradável a seus consumidores, sites mais limpos e com cores claras podem atender a um determinado grupo, sites com mais conteúdo e com cores mais escuras podem atrair outro grupo (são só exemplos). 

Na minha opinião a dica mais importante para que um site tenha um alto número de conversões é que ele agrade o cliente e não seu proprietário e para que isso não ocorra é importante que sejam feitos testes com os verdadeiros consumidores do site para saber como foi sua experiencia no site (não faça esse teste com clientes, faça estes testes com conhecidos que se encaixam no perfil de compra do seu site.)

Além de deixar claro o que o usuário deve fazer na página...

[ Editado ]
Antigo Principal Colaborador

Além de deixar claro o que o usuário deve fazer na página de destino, também é importante informar o mesmo no texto do anúncio.

 

Um erro que parece muito comum é enviar o usuário para uma página genérica. Se estou procurando por uma objetiva Canon, por exemplo, não quero ver lentes da Nikon. Tendo isso em mente, se eu procurar por "objetiva para canon", eu quero entrar numa página com todas as lentes da Canon disponíveis. Se eu procurar por "canon 50mm", seria muito bom entrar numa página apenas com as variações dessa lente. Caso o site não possua um sistema de filtro, é válido utilizar o (sistema) de busca.

 

Acredito que o grande segredo para  aumentar as conversões é respeitar o tempo do cliente e não fazê-lo pensar. O anúncio deve ser claro e a página de destino deve conter exatamente o que o cliente procura. Mas não adianta o anúncio ser ótimo e a página de destino melhor ainda, o processo de compra deve ser simples e a loja deve solicitar apenas os dados realmente necessários para a conclusão da compra (formulários enormes são detestáveis).

 

Por fim, é indispensável que o Analytics e acompanhamento de converções estejam corretamente instalados. Assim é possível analisar o comportamento do usuário dentro do site e fazer as mudanças necessárias.

 

Bônus: É interessante testar variações das páginas. As vezes apenas um botão com cor diferente pode fazer muita diferença Piscadela do Smiley


Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Excelentes respostas Galera! Participei do último Fórum E...

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Excelentes respostas Galera!

Participei do último Fórum Ecommerce Brasil que aconteceu em 2012 (http://www.ecommercebrasil.com.br/forum2012/) e falamos muito exatamente sobre esses assuntos... (Excelente fórum, recomendo participarem da edição 2013)

Um dos principais pontos que sempre discuto em nossos Brainstormings são:

- Não deixar usuário confuso na hora do cadastro
- Facilitar ao máximo a navegação e deixar muito claro o que ele vai pagar, quando e como vai receber a confirmação de pagamento (boleto/cartão etc)
- Teste AB de Checkouts
- Teste AB de Call to Actions

Um passo que também acho importante é executar testes em diversos navegadores (não utilizando aqueles sites que fazem shots - isso não funciona!) - Instale máquinas virtuais ou mesmo teste em outros computadores. Lembre-se que nem todo usuário tem uma boa máquina para acessar o seu site...

Em outro tópico eu falei que meu ROI líquido está em R$ 4.66 mas na verdade não tenho custos administrativos do produto, então ainda preciso amadurecer um pouco o relacionamento com o cliente para que me passem um custo padrão por produto... Muitas vezes o proprietário não sabe o custo total de um produto ou até se recusa a informar... Como lidar com isso?

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Olá pessoal! Achei todas as abordagens bastante interessa...

Estudante ✭
Olá pessoal!
Achei todas as abordagens bastante interessantes e pertinentes.
Acho muito importante também o site,tenha ele qual objetivo tiver, apresentar um conteúdo relevante para o usuário. Este conteúdo além de prender a atenção no primeiro momento,também irá despertar no usuário duas impressões importantes sem as quais a conversão não se realiza: a credibilidade e a confiança no site.
Acho legal ressaltar também a importância de se disponibilizar informações, as mais completas possíveis e utilizando várias mídias, sobre o produto ou serviço que estão sendo oferecidos ao consumidor, Isto o deixará mais seguro e tornará menos complicada a conversão.
Abraço a todos

Ótimas respostas, galera! Uma pergunta para vocês: quem j...

Mestre ✭ ✭ ✭
Ótimas respostas, galera!

Uma pergunta para vocês: quem já usou o Website Optimizer? Ele agora foi modificado, e suas funções transferidas para o Analytics. Mas vocês já usaram? Continuam usando? Dicas para quem quer usar? Vocês recomendam?
___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Uma situação que sempre me deparo. É possível instalar a...

Estudante ✭
Uma situação que sempre me deparo. É possível instalar a tag de conversões naqueles popups de javascript? Acho que a maioria dos sites dos clientes, após fazer o contato, abre estes popups com agradecimento ao invés de abrir uma outra página. É mais prático para quem navega e até mais agradável visualmente, mas não descobri ainda como instalar a tag neste tipo de popup. Alguém?

Olá ingosabage, Sim, é possível! Só não recomendo que uti...

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Olá ingosabage,

Sim, é possível!

Só não recomendo que utilize javascript, prefira utilizar Divs para escurecer o fundo e exibir o conteúdo por cima do seu site.

Já criei um buscador de preços para utilizar no Navegador (Extensão do Chrome) e nele eu tenho instalado um código do Analytics, funciona super bem: https://chrome.google.com/webstore/detail/musical-brasil-busca-pre%C3%A7/aaeagcholgfaognfphelmjkchio...

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


É um teste A/B de página - recomendo muito - Agora que es...

Principal Colaborador

Priscila escreveu:
Ótimas respostas, galera!

Uma pergunta para vocês: quem já usou o Website Optimizer? Ele agora foi modificado, e suas funções transferidas para o Analytics. Mas vocês já usaram? Continuam usando? Dicas para quem quer usar? Vocês recomendam?

É um teste A/B de página - recomendo muito - Agora que está no Analytics, ele está bem melhor. Ele se chama agora "Experiências".

 

É relativamente simples de usar - basta você criar um design alternativo de uma página de grande tráfego do seu site e deixar o Analytics medir a diferença de leads, vendas e engajamento entre os usuários que possuem acesso para cada uma das variantes.

 

É importante abrir a mente, aprender alguns cases de sucesso que existem na Internet para saber o que mudar.

 

Dê uma olhada nestes cases (em inglês) do quanto que algumas mudanças não significativas podem levar a grandes mudanças nas vendas:

 

http://www.seomoz.org/blog/lessons-learned-from-21-case-studies-in-conversion-rate-optimization-1058...

 

O post é sobre uma outra ferramenta, porém o conceito é exatamente o mesmo do Analytics.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page