AdWords
1.3K Usuários online agora
1.3K Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

Venda em E-commerce

Calouro ✭ ✭

Pessoal, bom dia!

 

Tenho um cliente que vende vinhos muitos específicos, então estruturei campanhas com foco nos produtos dele ao invés que usar keywords de assuntos genéricos como "vinho tinto" apenas, para evitar uma taxa de rejeição alta e trazer os cliques que realmente são interessantes para o e-commerce. Resumidamente, estou usando keywords com os nomes dos vinhos específicos (amplas, modificadas e frases) e anúncios estruturados com o nome de cada vinho também(segmentado por grupo de anúncio). 

 

O meu problema é: Não houve venda nenhuma.

Minha dúvida: Alguém aqui já teve um cliente com e-commerce, vendendo um produto muito especifico e não vendia de jeito nenhum? Estou aqui abrindo meu caso pra saber se o problema é na estrategia traçada nas campanhas, ou na sua estruturação, ou se é o segmento, layout do site, preço, etc....

 

Por ser vinho específico importado, é difícil achar no Brasil outros e-commerces no ar, acho que devem ser uns 3 apenas(e olha lá).

 

 

Alguém consegue ajudar ?

Especialistas responderamverified_user

Re: Venda em E-commerce

Principal Colaborador
Guilherme,

Algumas coisas a serem analisadas, se sua ideia é montar uma campanha especifica para evitar taxa de rejeição, trabalhar com palavras em ampla não ira ajudar, utilizar a forma ampla permite que seus anúncios sejam exibidos para outros produtos, verifique os termos pesquisados, verifique qual o grau de aproximação das pesquisas efetuadas que geraram clique e os produtos de seus clientes.

Talvez ai você já identifique duas falhas em sua campanha:
1 - As pesquisas que realmente estão gerando cliques estão fora dos produtos de seus cliente;
2 - A quantidade de pesquisas feitas especificamente pelos produtos é suficiente para gerar uma venda.

Veja bem é importante analisar este segundo item, para saber se o produto realmente vale a pena ser vendido pela internet, pois, se for um produto com preço muito elevado do comum, talvez a tendencia de vendas dele seja mto baixa ou com pouca procura.

Outro ponto que você deve analisar, quem procura vinho tinto por exemplo, não poderia acabar se interessando pelos vinhos de seu cliente e acabando efetuando uma compra, nem sempre ser tão especifico é funcional principalmente para uma campanha de e-commerce, já que as vezes você precisa de volume de pesquisas para conseguir 1 venda.

Por fim e a loja, quanto tempo essa loja existe? E-commerces levam tempo para vender, o fator credibilidade é fundamental para um e-commerce, por isso é fundamental expor a marca o máximo possível e no máximo de lugares possíveis, além dos pré-requisitos básicos, é fácil comprar na loja? Qual o diferencial que ela apresenta para um concorrente? Por que a pessoa deixaria de comprar em uma loja altamente conhecida para comprar na do seu cliente?


Tudo isso, vai fazer diferença em vender ou não vender

Re: Venda em E-commerce

Principal Colaborador

 Oi Guilherme, como vai?

 

Quando falamos de uma ação com intenção de venda, é muito importante lembrar que o Adwords é só o responsável por levar as pessoas até o seu site, mas é o seu site que precisa conquistar e fazer o usuário converter no seu produto. É um jogo 50/50, pois cada um tem o seu papel.

 

Algumas coisas que você precisa analisar:

 

Do lado da Campanha

Sua campanha é responsável por levar as pessoas ao site, mas precisa ser pessoas interessadas no assunto. Pelo que contou pra gente, já fez um bom trabalho segmentando palavras mais específicas, mas você disse que está usando algumas palavras amplas, e ai entra um ponto importante:

 

Lembre que uma palavra em ampla como "vinho tinto 1967 marca XXX" vai fazer o Google considerar cada termo dessa palavra, como sendo uma palavra diferente, então essa palavra pode estar acionando termos indesejados se você não tiver feito um bom trabalho de negativas.

 

Uma ótima forma de verificar isso, é indo no relatório chamado de Termos de Pesquisa, que mostra exatamente qual foi o termo pesquisado pelo usuário, e lá você pode ver as palavras e variações pra negativar, ou pra adicionar na sua conta. Dá uma olhada nele aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2472708

 

Outra coisa importante é avaliar se mesmo usando termos específicos, se os usuários são potencialmente pessoas de qualidade, e o que você está anunciando. Responder algumas dessas perguntas pode te ajudar.

 

  • Como está o seu CTR%? Se ele estiver baixo, pode ser um indicativo
  • Você apresenta ofertas e benefícios no seu anúncio? 
  • O seu anúncio, está condizente com a sua página? Muitas pessoas escrevem anúncios que dispertam interesse, mas a hora que o usuário chega na página, não encontra a promessa do anúncio, é preciso ficar atento a essa conexão
  • Estou enviando o usuário direto pra página do produto que ele procurou?

 

Do lado da página

Aqui geralmente mora a maior parte do problema dos anunciantes que não conseguem ter uma venda. Algumas coisas pra você se questionar e analisar:

 

  • Estou entregando na página o que prometi no anúncio?
  • Estou enviando o usuário para uma página RELEVANTE?
  • O que estou fazendo e entregando diferente da concorrência? Meus preços são melhores, piores?
  • Tenho ofertas e benefícios?
  • Meu site é de fácil navegação? Carrega rápido?
  • Meu processo de compra é fácil? Você precisa fazer uma compra teste no seu site para tentar encontrar gargalos e erros, ou pontos que podem ser melhorados

Aqui, usar o Google Analytics é um forte aliado. Você precisa entender em qual página o usuário está saindo e abandonando o site, e onde você pode melhorar.

 

Reforço que o site é onde praticamente a maioria dos anunciantes que não vendem, está com problema, então recomendo fortemente olhar para essa parte com carinho e atenção.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Re: Venda em E-commerce

Calouro ✭ ✭
Fala Antonio, tudo certo ?

Então, já te respondendo: nas keywords eu já faço esse trabalho que você comentou, identifico os termos de pesquisa que são relevantes e negativo as palavras-chave que não são interessante para o negócio.
Costumo usar keywords amplas depois que faço esse trabalho, uma vez que já tenho amostragem correta e os anúncios são exibidos dentro das devidas exceções, então eu acho que o impedimento não vem daí.
Outro ponto é que eu não uso keywords como você comentou "vinho tinto" porque apesar de ter um grande volume, a maior parte desse volume não está interessado nos vinhos que o e-commerce vende(por vender somente produtos específicos e também pelo caso que comentei la em cima, alta taxa de rejeição).

No caso do e-commerce, é novo no mercado, por existirem poucas lojas virtuais nesse tipo de segmento. O preço varia bastante com a concorrência, existem vinhos mais caros no site e também vinhos mais em conta, desde de a ultima vez que fiz a pesquisa de mercado. Porém um item que você levantou pode ser um dos fatores desse impedimento, porque uma pessoa deixaria de comprar de uma grande marca para comprar do meu cliente, uma vez que é novo no mercado? Nesses casos de início de uma loja virtual, em sua opinião, quais seriam os melhores atrativos para fazer uma pessoa querer comprar de um desconhecido(acredito que preço é um gatilho, porém deve ter outros fatores)?

A minha grande dúvida é: o que é funcional para um mercado desse? se aprofundando mais, quais são os porquês no caso do produto não valer a pena ser vendido online, uma vez que tem cliques no anúncios, campanhas de mailing e mídias sociais.

Re: Venda em E-commerce

Calouro ✭ ✭
Fala Leandro, tudo certo?

Como comentei la em cima, na parte de estruturação eu segui todas esses passos que vocês me ajudaram, que acaba é essencial para uma campanha bem estruturada. Legal a visão que você passou também, que é um jogo de 50/50 onde cada um tem o seu papel, uma ótima maneira de passar para o meu cliente que o site talvez não se seja visivelmente agradável(sem ignorar o fator preço também, claro).

O que me deixa com a pulga atras da orelha é saber se vale a pena entrar num mercado tão segmentado, entende? Realmente existem mercado que não vale a pena entrar ou é questão de persistência? Realmente minha dúvida é entender o mercado. Eu tenho clique, a campanha responde bem, os anúncios levam para as páginas que promete. Estou anunciando coisas minhas especificas, Ai é que ta! Meu grande problema é com o site, na sua visão? O investimento que publicidade seria realocado em aprimoramento no site e DEPOIS invisto em publicidade ?

O que acha?

Re: Venda em E-commerce

Principal Colaborador
Oi Guilheme,

Particularmente eu acho que vale a pena sim. São poucos os mercados em que o Adwords realmente não funciona, mas eu não vejo isso para vinhos.

Acho que o mais importante nesse momento, é a parte do planejamento. Pra mim, precisa SEMPRE existir uma fase de teste e descobrimento. Você precisa encontrar a forma correta de encontrar o público e falar com ele. A venda é o objetivo, mas nessa fase, ela seria uma consequência no sentido de: não tenha uma meta de vendas, mas tenha a meta de como conseguir a venda, são coisas bem diferentes.

Pelo que você contou pra gente, parece que o lado da campanha está bem estruturado e tá trabalhando direitinho. Se esses 50% da campanha estão corretos, provavelmente deve ter algum problema com o site.

Agora, pelo visto acho que estamos falando de campanhas de Rede de Pesquisa. Seria interessante você explorar outros canais, como Display e Remarketing, principalmente Remarketing, que é uma forma de impactar alguém que já interagiu com a sua marca/site.

Do lado do site, eu acho que as modificações devem ser feitas JUNTO da publicidade. Você pode desenvolver uma página com um layout diferente e fazer um teste a/b no Analytics (lá é chamado de Experimentos).

Re: Venda em E-commerce

[ Editado ]
Principal Colaborador

Viva pessoal

 

Boa discussao essa.

 

E interessante perceber que os pontos indicados parecem apontar para o caminho certo no que se refere ao adwords. 

 

Ja trabalhei com o mercado dos vinhos e percebi que e preciso trabalhar o branding da propria loja de forma a que se posicione como referencia no sector. Vai ser necessario investimento, trabalho de comunicaçao.

 

Ha quanto tempo a sua campanha esta online?

 

Use o adwords mas nao esqueça de usar outros meios tal como iniciar como remarketing display,  use e abuse das redes sociais, opinion makers, seo, etc.

 

Existe mercado online para o mercado dos vinhos, mas a meu ver é ainda um produto muito de conveniencia e de compra por impulso.

 

As marcas que vende no seu site sao de facil acesso? Existem marcas que tem a sua própria loja online. Tenha atençao nisso.

 

Aqui em portugal por exemplo, o mercado online dos vinhos funciona muito melhor para exportação ( no seu caso e ao contrario)e em alturas sazonais como o natal que esta ja ai a porta.  E preciso perceber o mercado e a propria sazonalidade.

 

Tem os seus concorrentes identificados? Espie e se possivel aproveite as melhores praticas.

 

Boa sortePiscadela do Smiley

 

 

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Venda em E-commerce

Estudante ✭ ✭ ✭
Oi Guilherme,

Como o Leandro falou, o Adwords é só uma parte do seu plano de comunicação, como que tá o resto? O Design da sua loja, seu relacionamento com o cliente, SEO, etc... É difícil dizer por qual motivo a loja não tá vendendo sem analisar o todo. Mas, você tá bem focado em vendas (claro esse é o objetivo eheh), o problema é que a loja ainda é nova, então talvez as pessoas ainda estejam com medo de comprar ou coisa do tipo, e pra fazer com que elas escolham você ao invés do seu concorrente (que é mais conhecido), comece a criar relacionamento com seus clientes potenciais, invista em redes sociais e e-mail mkt, comece a conquistar essas pessoas e elas vão começar a comprar de você. O seu objetivo é a venda, mas muitas vezes é preciso percorrer alguns outros caminhos pra chegar a essa venda.

Você não falou sobre o display, mas se não tá usando, comece a usar. É muito útil pra criar conhecimento da marca e pra despertar interesse nas pessoas. E claro, nunca esqueça do remarketing, pode inclusive usar o dinâmico. Black Friday, Natal, Réveillon já tão chegando, já tá preparado?

Enfim, eu não sei como vc ta fazendo, mas acho que devia dividir a sua verba de publicidade pra branding, relacionamento e vendas, criar campanhas de acordo com a meta e chegar ao seu objetivo (venda). Boa sorte Smiley feliz