AdWords
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Otimização de ROI, CTR, índice de Qualidade, segmentação, página de destino.
Guie-me
star_border
Responder

indice de qualidade caindo

Calouro ✭ ✭

boa noite galera, blz?

então estou com um problema com meus anúncios , sempre tive uma campanha e sempre os índice de qualidade era de 7/10 pra cima . de uns tempo pra cá , caiu muito então entre 5/10 pra baixo .

alguém tem uma dica para eu melhorar pois com o índice de qualidade baixo eu cai de posição e o valor dos cliques ficou alto .

Especialistas responderamverified_user

Re: indice de qualidade caindo

Principal Colaborador

Olá Fábio, como vai?

 

O mercado e a ferramenta do Adwords mudam muito a todo instante, dia-a-dia, semana-a-semana. Por conta disso, as otimizações nas contas precisam ser constantes para que você possa acompanhar todas as mudanças.

 

Nessa página abaixo tem bastante informação sobre como funciona o Índice de Qualidade, e isso vai te dar uma boa margem pra entender o que você precisa fazer:

https://support.google.com/adwords/answer/2454010?hl=pt-BR

 

CTR%

De modo geral, um fator muito importante que tem grande peso no IQ é a CTR% dos seus anúncios. Abuse dos seus anúncios para tentar ter ou melhor a sua taxa de cliques. Isso certamente irá aumentar o seu IQ. Se você tem notado que a CTR% dos anúncios tem caído com o tempo, pode ser que algum concorrente entrou forte, pagando alto e com um texto mais atrativo que o seu, A dica é usar de 2 à 3 anúncios por Grupo, sempre, para que você possa comparar e testar diferentes abordagens.

 

Extensões

Outro fator importante que faz parte já tem um tempo no cálculo do IQ, são as Extensões de Anúncios. Se você ainda não conhece, as extensões são funcionalidades adicionais que você coloca junto ao seu anúncios, como um telefone, um endereço, uma frase ou links adicionais. Essas extensões tendem a deixar o seu anúncio maior, o que pode atrair mais cliques. Usar extensões de anúncios deveria ser algo tão importante quanto a lista de palavras por exe, para quem deseja ter resultados anunciando no Adwords. Mais sobre extensões, aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2375499?hl=pt-BR

 

Ciclo - Palavras, anúncios e Página de destino

Como você estrutura a sua conta não afeta diretamente o índice de qualidade, mas dependendo do que você fizer na sua conta, para afetar indiretamente, e é ai que você quer mexer. Em resumo, você precisa ter Grupos de Anúncios pequenos, com poucas palavras mas que seja focadas em um tema/assunto específico, para que então você possa ter um anúncio que fale sobre esse assunto/tema, e possa levar o usuário para uma página que fala sobre esse anúncio/tema.

 

Nem sempre os anúnciantes conseguem criar uma página específica para aquilo, mas quanto mais específico você for, melhor. Pense sempre nessa tríade: Palavras > Anúncios > Página de destino. Todos esses elementos devem falar sobre a mesma coisa.

 

Coisas que você pode usar para influenciar CTR% e IQ

Tudo o que você faz no Adwords, tem impacto indireto ou direto em algum lugar. Por exemplo, se você não usa as chamadas palavras-chave negativas, você provavelmente está desperdiçando dinheiro em algum lugar. As palavras negativas servem pra você filtrar e não mostrar o seu anúncio para pessoas que não estão interessadas no seu produto. Por exemplo, se você anuncia a palavra "comprar carro" e não usa nenhuma palavra negativa, quem digitar por "acidentes de carro", poderá ver seu anúncio, e não é algo que você vai querer, principalmente se essa pessoa clicar e consumir o seu investimento.

 

Mais sobre palavras negativas aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2453972?hl=pt-BR

 

O Relatório de Termos de Pesquisa é um ótimo lugar para descobrir novas palavras negativas, e também para ver idéias de palavras positivas pra você adicionar na sua conta. É um relatório que mostra os termos pesquisados pelos usuários que acionaram o seu anúncio, tendo você ou não eles na sua conta. Dá uma olhada:

https://support.google.com/adwords/answer/2472708

 

As correspondências de palavras-chave também são muito importantes, e podem ajudar você a melhorar o seu CTR%, e consequentemente o seu IQ. São diferentes tipos de configurações que servem pra você controlar como a sua palavra vai ser acionada. Prefira sempre abusar das correspondências: Ampla MODIFICADA, Frase e Exata. Evite palavras em modo amplo, pois vão gerar muita demanda, com pouco resultado e baixo CTR%. Evite também palavras muito genéricas, como somente "carro". Prefira palavras específicas como "comprar honda fit 2015". A chance dessa pessoa clicar no seu anúncio, é muito maior do que procura por somente "carro". Veja mais sobre correspondências aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2497836?hl=pt-BR

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: indice de qualidade caindo

Principal Colaborador
Fábio F,

As dicas do Leandro são muito boas e podem te ajudar.

Mas toda hora que eu vejo pessoas com a mesma reclamação que você aqui, estilo "Meu índice de qualidade está caindo" - eu me pergunto: Como esta pessoa consegue medir isto?

A Interface da Google não oferece um histórico de índice de qualidade - assim se você está vendo que o seu índice de qualidade hoje está menor do que o anterior, você está confiando demais na sua memória.

Tome um pouco de cuidado com conclusões no AdWords no qual não são precisamente medidas e comparadas - o índice de qualidade é muito importante, mas use outras métricas que são consequência dele como por exemplo volume de impressões e custo por conversão (dentro de um mesmo período e sem grandes mudanças em orçamento e estrutura da conta).

De qualquer forma siga as digas do Leandro, são bem úteis.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page