Partners
362 Usuários online agora
362 Usuários online agora
Enfrentando problemas? Converse com a gente sobre prospecção e como gerir melhor suas atividades
Guie-me
star_border
Responder

Ainda sobre Índice de Qualidade - Compartilhamento de Experiência

[ Editado ]
Antigo Principal Colaborador

Olá Pessoal,

 

Após alguns tópicos aqui na comunidade (inclusive alguns que ajudei a responder) me veio algumas reflexões provenientes de experiências pessoais quanto a qualidade das palavras-chave. Resolvi compartilhar algumas experiências para melhorar o IQ mudando a principio somente os Anúncios e Palavras-chave, e consequentemente, a performance da campanha.

 

Primeiramente, muitos devem se perguntar: Mudar o Anúncio ou Alterar as correspondências da Palavra-chave? Acho que no início de muitos no AdWords, as alterações são quase às cegas. Sabemos que o IQ depende de três fatores principais (Relevância com o Anúncio, Página de Destino e CTR), mas qual alterar primeiro? 

 

Já passaram por minha mão campanhas mal estruturadas, com o CTR 0,10%, ou IQ de palavras-chave de 5 para baixo. Sempre me perguntei: devo pausar a campanha e refazer uma nova ou tentar dar um upgrade nesta campanha? O problema que muitas vezes, a data da última otimização não é gravada pela agência, e mesmo que você melhore a Campanha, os relatórios de todo o período estarão defasados por conta dos dados da campanha ruim. Por isso, enviar relatórios mensalmente ainda é a melhor opção para muitos.

 

Quando decido por alterar a campanha existente, começo pelos Anúncios. O engajamento do anúncio com o foco da campanha é o principal. Como já sabemos e recomendamos, uso palavras-chave no título e descrições. Verbos no imperativo também são bem vindos, como por exemplo: Confira! Faça um Orçamento! Ligue Agora!, este último gosto de usar em anúncios para celular. Basicamente, dentro do Grupo de Anúncios procuro ter 1 anúncios ao menos dedicado especialmente para celular. Tente entender como você pesquisaria este serviço/produto em seu celular, faça testes se preciso e seja direto pois pela restrição da tela, quanto mais direto for o anúncio, melhor será a CTR dele.

 

Ainda nos anúncios, uso e abuso das URLs de visualização, principalmente se o domínio do cliente é confuso ou não passa o que realmente o site vende ou oferece.

 

Chegamos no ponto crucial. Para quem trabalha AdWords em uma agência com diversos clientes de segmentos diferentes, a cada publicação, um novo desafio surge. Ainda me pego pensando, escrevendo no bloco de notas, apagando e alterando, para que as palavras-chave sejam realmente relevantes e possam ter um Índice de Qualidade melhor, afinal, já venho de uma campanha ruim, a mudança tem que ser nítida, e as vezes, em curto período pois trabalhamos com resultados, o cliente sempre quer o retorno.

 

As palavras-chave, que tem IQ abaixo de 5, eu excluo diretamente. Algumas, tento alterar a correspondência para Ampla Modificada (sou muito fã dessa correspondência). Sempre atento se o IQ está melhorando.

 

Na ferramenta que mostro abaixo, tento ver os termos que acionaram os anúncios, para poder negativa-los e assim oferecer anúncios relevantes as buscas e dar uma boa experiência ao usuário, que é o nosso foco. Essa ferramenta eu uso bastante e indico muito.

 

 

 

A terceira parte, até foge um pouco da minha ossada. O site do cliente as vezes não é um dos melhores. Não é otimizado com técnicas de SEO e as informações são confusas. Tento ao máximo, ter o cuidado para adicionar as Extensões de Sitelinks com todos as linhas de descrição preenchidas. Caso o anúncio fique nas primeiras posições, ele tem chance de ocupar um espaço maior, chamar atenção, passar informações relevantes e por último, atrair o clique potencial do usuário. rsrs. Também uso as de local e chamada. Nessa última, cabe perguntar ao cliente se ele tem preferência de receber chamadas de celular em algum número específico, essa configuração as vezes é importante.

 

Não sei se é pouco tempo, mas já no dia seguinte, ou depois de algumas horas, retorno a campanha para ver a aceitação das novas palavras-chave. As vezes o AdWords já pede um valor de CPC maior, e dependendo do orçamento e geolocalização, você já tem alguns dados.

 

Bom pessoal, é isso...
Parece redundante, tudo o que faço já foi dito aqui, mas é a minha experiência compartilhada de otimizações de campanhas que só de olhar as métricas dá vontade de chorar. De modo geral, consigo aumentar a performance, e o CTR vai subindo gradativamente semana a semana. Muitas vezes, consigo até um CPC médio menor e uma CTR maior.

 

Att,

 

Cezar Hokamura
Analista de Internet | Links Patrocinados

 

 

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"
Especialistas responderamverified_user

Re: Ainda sobre Índice de Qualidade - Compartilhamento de Experiência

Funcionário do Google
obrigada por compartilhar Cezar!

Qualquer dúvida pode sempre contar conosco!

=)

Re: Ainda sobre Índice de Qualidade - Compartilhamento de Experiência

L F
Calouro ✭
Boa noite Cezar,

Parabéns pelo post, mas fiquei com uma dúvida...
Como é calculado o IQ de uma palavra-chave?

valew

Re: Ainda sobre Índice de Qualidade - Compartilhamento de Experiência

Antigo Principal Colaborador

Olá!

 

Tudo bem?

 

Basicamente o Índice de Qualidade é calculado com os itens da pizza abaixo, com suas devidas proporções.

 

Imagem7.png

 

 

Cada palavra-chave recebe um Índice de qualidade em uma escala de 1 a 10, em que 1 é o resultado mais baixo e 10 é o mais alto.

 

Toda vez que alguém faz uma pesquisa que aciona um anúncio que concorre em um leilão, nós calculamos uma classificação do anúncio. Esse cálculo incorpora seu lance, as avaliações do momento do leilão da CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino, além de outros fatores.

 

Você pode visualizar o IQ das palavras lá no painel, passando o mouse no balão de informações. Abaixo segue um exemplo, e o AdWords detalha os itens avaliados, como Taxa de Cliques esperada (CTR), Relevância do Anúncio e Experiência da Página de destino. Neste exemplo, o Índice de Qualidade foi 6/10 segundo a avaliação.

 

IQ-palavra.png

 

Por isso é muito importante ter palavras-chave que conversem com os anúncios, que sua relevância realmente seja acima da média. Afinal, o anúncio é a resposta ao usuário que busca, se ele busca um produto X, ele quer ver resultados do Produto X, e não do W, Y, Z.

 

Qualquer dúvida, só dar um grito.

Cezar Hokamura Siriani
"Compartilhe seu conhecimento!"