Partners
1.3K Usuários online agora
1.3K Usuários online agora
Enfrentando problemas? Converse com a gente sobre prospecção e como gerir melhor suas atividades
Guie-me
star_border
Responder

Como lidar com a alta do CPC nos últimos anos

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

 Um de meus maiores clientes faz Adwords desde 2009 e o custo por clique aumentou 600% desde então.

 

Tirando relatórios, consigo constatar que pagávamos R$ 0,15 para keywords onde hoje estamos pagando algo em torno de R$ 0,90.

 

Considerando questões óbvias como crescimento de mercado, aumento de concorrênciaaumento na procura pela internet; Tenho na contramão uma diretoria que me questiona sobre o alto custo de campanhas e retorno líquido similar ao de outras mídias e principalmente retorno similar ao que tínhamos em 2009, com investimento muito superior;

 

Com base de que em 2009 e 2010 eu tinha um ROI muito superior, como lidar com isso nas reuniões e o que mais o AdWords pode oferecer para clientes com investimento relativamente alto?

 

Na visão de especialistas, qual a ferramenta e estratégia que melhor funciona para E-Commerce? Existe uma "receita"?

 

Obs: Como sempre sou questionado sobre o aumento do custo cpc e a diretoria da empresa me pede para "experimentar" outras mídias, de alguns meses para cá estamos testando sim; Mas é incrível como o único que realmente converte em vendas é o nosso velho e querido Adwords.

 

Esse cenário vem acontecendo desde julho do ano passado, onde tínhamos um orçamento X e atualmente estamos com X-50%, ou seja, metade do que era investido em AdWords foi para outras mídias. Não seria interessante algum tipo de mudança na forma com a qual o buscador gerencia a exibição de anúncios? Não sei, é apenas uma preocupação com a mídia online que oferece o melhor suporte em todos os assuntos...

 

São apenas ideias bem pessoais sobre o meu cenário com meus clientes... Acho que essa questão pode ajudar tanto pequenos quanto os grandes anunciantes

 

Espero colaborar positivamente Smiley feliz

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Especialistas responderamverified_user

Como lidar com a alta do CPC nos últimos anos

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Ricardo, como vai?

 

Achei muito interessante a abordagem do texto. Deixarei o meu "depoimento" de quem já passou pelo mesmo assunto com clientes e também o meu pensamento sobre o assunto.

 

Quando passei por isso vi alguns pontos que podem ser óbvios ao olho do cliente não são tão óbvios quanto a realidade da ferramenta.

 

Crescimento de mercado, aumento de concorrência e todos esses fatores é algo que não podemos fugir. Os serviços ficam mais caro a cada ano, isso é uma realidade e não uma exceção. Com o Adwords não seria diferente. Um ponto muito importante é que os concorrentes são diretos e indiretos, pois você concorre o espaço do anúncio também com comparadores de preço, grupo de compras coletivas e muitos outros. Isso precisa sempre entrar em consideração na minha opinião. Ressaltando que boa parte do BOOM foi por causa desses dois: Comparadores de preço e Compras Coletiva.

 

Em relação ao ROI, concordo que nos anos passados ele poderia ser muito superior, muitos clientes tinham esse valor muito maior se comparado ao período atual. Isso principalmente na minha opinião deve-se ao aumento que a ferramenta teve. Antigamente não era um costume dos anunciantes usarem o Adwords como ferramenta e hoje a prática se extendeu muito. Com isso, a concorrência direta/indireta aumentou bastante, o que agora dá margem para o usuário escolher onde/quem clicar, quando antigamento ele não tinha esse leque de alternativas. 

 

Nesse ponto acima entra uma coisa que ressalto bastante para todos os clientes com quem trabalho. Você está trabalhando a sua marca? Não adianta querer vender se o usuário não te conhece. É o caso da pessoa que começa um e-commerce e já tem meta de venda, mas pera, e a sua marca? Quem é você? As pessoas engajam com a sua marca? As pessoas se reconhecem? Branding para mim é a ferramenta mais poderesa que existe, o que me leva ao próximo ponto passando pela sua pergunta: O que mais o AdWords pode oferecer para clientes com investimento relativamente alto? O cruzamento de campanhas, principalmente de Branding é um dos pontos que julgo mais importantes no sucesso de uma marca/ação. 

 

Antes de sugerir novas alternativas, eu costumo olhar para a estrutura da conta e me pergunto: Ela está do jeito que eu gostaria que estivesse? Há espaço para otimização? O que podemos melhorar? O que podemos implementar nela? Pequenas alterações como sitelinks fazem grande diferença no CTR% do anúncio, o que pode causar grande impacto no Seu IQ e no CPC que você irá pagar. Então esse é um ponto que eu sempre olho primeiro antes de qualquer outra coisa. Geralmente a pesquisa do Google reflete o que o usuário viu em outros canais, então se a sua estrutura de conta não está em ordem, para mim, você está perdendo dinheiro. Usar a estrutura correta, fazendo uso de correspondências, palavras negativas que ninguém dá muita bola, com bons anúncios é um trabalho grande, mas no final vale muito a pena.

 

Existem ações como Display (e inúmeras formas de se trabalhar dentro dela: contextual, texto, imagem, segmentado por canal, etc). Remarketing, Google Plus, Segmentações automáticas, Google Merchant, Google Maps, Google Places e muitos outros. Todos são muito importantes. Estar presente neles é cada vez mais importante principalmente casando a estratégia entre eles.

 

Agora um ponto que julgo muito importante. As campanhas por mais redondas que estejam, no mundo ideal, não deixam de ser apenas campanhas para levar o usuário ao site. Eu costumo dizer que essa é uma ação "pré-clique" porque você está tentando conquistar o usuário antes de ele ter clicado em você. Quando o usuário cai no site é uma história completamente diferente. É a marca, o design, a facilidade, o conteúdo e todos os outros fatores que farão o usuário realizar a ação que você deseja. Isso me leva a outra pergunta que geralmenta faço aos clientes: O seu site de 2008/09 está adequado para o público de 2012/13? Se sim, quais as mudanças significativas que foram feitas nesses anos? Elas trouxeram resultados marcantes? De nada adianta quere resultado das campanhas "pré-clique" quando o seu "pós-clique" não convida o usuário a se sentir em casa.

 

Cada vez mais a integração entre desenvolvimento web, publicidade SEM em conjunto com SEO se faz mais presente. Não dá mais para trabalhar um lado achando que está OK e deixar o outro jogado. Se você fizer isso dando um tiro no próprio pé, e isso é até uma visão das agências que cada vez mais tentam oferecer produtos/serviços 360 para o cliente.

 

Essa é a minha visão sobre o tema. Espero ter contribuido.

 

Abraços,