Partners
435 Usuários online agora
435 Usuários online agora
Enfrentando problemas? Converse com a gente sobre prospecção e como gerir melhor suas atividades
Guie-me
star_border
Responder

Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Calouro ✭ ✭ ✭

Olá pessoal,

uma pergunta apareceu no meu blog mais de uma vez, então resolvi postar aqui porque talvez alguém tenha uma boa solução.

 

Pergunta:
Como vocês monitoram o orçamento disponível nas contas do clientes?

 

Eu explico.

 

Se você administrar múltiplas contas de clientes, com diferentes orçamentos restantes e diferentes períodos de início, vai ficando cada vez mais difícil monitorar o orçamento disponível.

 

No painel de MCC você consegue facilmente visualizar o orçamento que resta, mas isso não ajuda muito porque um valor de R$200,00 restante pode durar alguns dias para campanhas pequenas e poucas horas ou minutos em campanhas grandes.

 

As notificações do Adwords ajudam, mas a mensagem "Fundos quase esgotados", não diz muita coisa e até onde eu me lembro não é recorrente. O Google envia uma notificação dessa e mais uma quando os fundos estão esgotados.

E era isso.

 

Acredito que hoje a monitoração é manual mesmo, tem que ficar de olho e entrar em contato com o cliente para não deixar o anúncio pausar por falta de créditos. Concordam? Existe forma melhor?

 

Idéias serão bem-vindas, abraço!

Especialistas responderamverified_user

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Principal Colaborador
Loremar nas configurações da conta, você pode ativar uma notificação que vai por e-mail quando os créditos estão esgotando.

Se a conta for criada diretamente na MCC essa configuração já é padrão

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá Antônio,
essa notificação nós usamos e funciona muito bem. Ocorre que ela é enviada uma única vez tanto para avisar que o orçamento está próximo do fim, quanto para avisar que o anúncio foi pausado.

Você conhece alguma maneira de ter uma recorrência nessas notificações? É comum clientes que trabalham no modo pré-pago deixarem o prazo passar e a partir daí, se não insistirmos na notificação algumas campanhas podem ficar pausadas por vários dias.

Esse é um problema mais operacional do que do Adwords em si, mas se houvesse alguma recorrência nos avisos de orçamento baixo ou esgotado, ajudaria muito.

Obrigado!

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Principal Colaborador
Olá Loremar

Sim esse é um problema operacional, mas que ate onde sei não existe nenhum mecanismo automático do adwords que permite reenviar essas notificações. A alternativa que vejo é fazer isso na "unha" mesmo.

Abraço
A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Principal Colaborador
Na verdade a quantidade de vezes que a notificação é enviada depende do investimento do cliente, clientes com investimentos mais altos, recebem 2 ou 3 notificações

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Principal Colaborador
É importante nesse caso, deixar bem claro ao cliente que atrasar o pagamento ira fazer com que a campanha ficará fora do ar e que boletos pré-pagos, levam até 2 dias úteis para serem compensados

Re: Como monitorar orçamento restante para vários clientes?

Principal Colaborador
Loremar,

Infelizmente a verificação é manual e não acho muito eficaz os e-mails do adwords porque não informa o nome da conta mais sim o ID do Cliente e isso dificulta uma rápida verificação de qual conta acabou o crédito.

Com isso, o que procuro fazer é um bom planejamento do orçamento e investimento, controlando o orçamento diário para que o investimento dure todo o mês. Ainda, combino o pagamento com alguns dias de segurança, para que um possível atraso não deixe a campanha sair do ar.

Enfim, evito ao máximo que o cliente fique fazendo diversos pagamentos pequenos por mês, pois é complicado gastar energia acompanhando se o cliente pagou o boleto ou não, ainda mais se tiver que fazer essa verificação várias vezes no mês.

Alex Pelati, AdWords Principal Colaborador
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta". Saiba como aqui.