Partners
350 Usuários online agora
350 Usuários online agora
Enfrentando problemas? Converse com a gente sobre prospecção e como gerir melhor suas atividades
Guie-me
star_border
Responder

Quando o cliente foge a regra

Principal Colaborador

Existem algumas regras que a gente segue, ou pelo menos que eu sigo no gerenciamento da campanha dos clientes para que eles consigam ter os melhores resultados otimizando a campanha, como filtro de palavras-chave por resultado, ajuste de correspondência, filtro dos anúncios e otimização, ajuste de posicionamento, entre outros fatores.

 

Agora imagina um cliente que conseguiu fugir de praticamente todas as regras que conhecemos.

 

A começar pelo fato que ele consegue receber mais de 1.000 cliques inválidos já filtrados pelo Google por dia, segundo o que apurei com auxilio do suporte do Google o mercado que ele esta presente a concorrência chega a ser desleal, com cliques custando mais de R$ 20,00 e concorrentes clicando no anúncio para tira-los do ar (imagina a falta de serviço da pessoa rsrsrs).

 

Agora vamos entender um pouquinho qual o objetivo desse meu cliente, é conseguir ligações, com isso o site dele funciona em segundo plano já que estou utilizando as extensões de chamada, e por funcionar em segundo plano o site dele é funcional e simples, funcional por expor claramente o que ele oferece e o telefone de conta, chega até ter um formulário, mas é mínimo o número de chamados abertos por ele, chegando até a zerar alguns dias o que me fez abrir mão de mensurar ele.

 

E exatamente pelo site ser simples ele não consegue ter uma otimização eficiente para influenciar o Índice de Qualidade das palavras-chave dando uma bela prejudicada na campanha.

 

Como vocês já devem ter percebido a taxa de cliques também se tornou irrelevante já que com a utilização das extensões de chamada, o maior número dos usuário opta pela ligação sem nem entrar no site, para se ter uma ideia, dificilmente ele consegue fechar com mais de 10 cliques válidos por dia. Orçamento limitado? muito pelo contrário, essa taxa baixa de cliques inválidos tem atrapalhado os resultado? até o momento não.

 

Mas então como mensurar os resultados desse cliente? Dependo exclusivamente dele me ligar e falar " Cara hoje os resultados foram ótimos" ou "Cara hoje os resultados foram péssimos"

 

Mas por que eu não investi em uma Campanha baseada nas estratégias de branding? Trabalhando com CPM, aumentando a exposição com mais palavras em correspondência ampla. Mas lembrei do fator crucial 1.000 cliques inválidos por dia, quando você trabalha com CPM você é cobrado por impressão e pelo menos que eu me lembra não existe filtro para impressões invalidas e com isso eu estaria reduzindo muito a exposição dos anúncios.

 

Então o negócio foi trabalhar em CPC e utilizar os cliques inválidos a favor da campanha, para se ter uma ideia apesar da campanha fechar com menos de 10 cliques por dia, em alguns momentos do dia ele chega a ter mais de 300 cliques, mas a campanha não sai do ar pois estes cliques são filtrados.

 

Não fugiu tanto as regras para você? Bom imagina agora fazer a otimização desta campanha, com o serviço dele é bem especifico mas conta com termos genéricos preciso trabalhar com a correspondência das palavras, como chegar ao consenso de quais palavras estão dando resultado e quais devem ser filtrados?

 

Manter as palavras com maior IQ? Esquece só 1 fator consegue ter bons resultado que a relevância do anúncio para a pesquisa, então o IQ das palavras-chave é muito baixo, que tal CTR? morreu la em cima também falei da taxa de cliques, lembrando que o objetivo principal nem é conseguir os cliques.

 

O único jeito que sobrou foi me basear nas taxas de impressões e usar o número de cliques como segunda métrica.

 

Lembra que eu falei que ele fugiu de praticamente todas as regras? Bom a única que foi possível manter foi a otimização dos anúncios para ele ser relevante a pesquisa e chamativo para que as pessoas entrem em contato.

 

E ai alguém já passou por uma experiencia assim? Conseguiu seguir as regras ou teve que fugir também?

 

Concordam que cada caso é um caso? e por isso deve ser feito uma boa estratégia para cada cliente?

Especialistas responderamverified_user

Antonio, Rasgo minha certificação do Google se você não e...

Principal Colaborador
Antonio,

Rasgo minha certificação do Google se você não estiver falando do ramo de desentupidoras/dedetizadoras... hehe.

Cara, realmente é muito complicado trabalhar nesse tipo de nicho, pois mensurar o sucesso das estratégias vai depender das informações passadas pelo cliente sobre quantas ligações recebeu.

Com relação aos cliques inválidos, é bom ter cuidado, pois os filtros não são em tempo real, por isso, a campanha pode sair do ar pelo consumo do orçamento por algum período até que o sistema faça os ajustes.

No mais, procure fazer testes com grupo de palavras-chave, para ver quais geram mais ligações para o cliente e tente ao máximo melhorar o IQ para não depender somente dos lances de CPC para alcançar/manter uma boa posição dos anúncios.

Abs!
__
Alex Pelati

Pelati não vou deixar você rasgar seu certificado pq é um...

Principal Colaborador
Pelati não vou deixar você rasgar seu certificado pq é um ramo muito próximo, mas não é desentupidora e dedetizadora, mas esta ligado a prestação de serviço sim, quase em? kkkkkk

Realmente os cliques inválidos, é uma encrenca danada, mas por enquanto tem dado para manter a campanha a maior parte do tempo ativa e atender os resultados do cliente.

E concordo com vc e inclusive o que estou fazendo tentando levantar o IQ, to pensando em dar viagra para ele sera que rola? (assumo piada fraca, sem xingamento pessoal)

Do mais, obrigado pelas respostas a ideia do post foi meio que abrir a cabeça do povo e saber que nem sempre as regras valem para todas as campanhas.

**bleep** Antonio a e é osso mesmo heim meu querido. O bacana...

Estrela em Ascensão
**bleep** Antonio a e é osso mesmo heim meu querido. O bacana é que sai do comum e faz a gente matutar. Tinha que ver uma forma de mensurar junto ao cliente anunciante.
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Concordo Joobas, é excelente para fugir da rotina e bota...

Principal Colaborador
Concordo Joobas, é excelente para fugir da rotina e bota o treco que fica acima do pescoço para trabalhar.

Olha se teve algo bom nessa campanha é que o cliente vem me mantendo bem informado sobre como anda as ligações, uma parceria que tem dado para gerenciar bem a campanha dele

Putz Antonio, errei, mas fiquei curioso em saber qual ser...

Principal Colaborador
Putz Antonio, errei, mas fiquei curioso em saber qual serviço seu cliente oferece.

Concordo plenamente que não existe receita de bolo para estratégia, cada caso é um caso, ainda mais se falando dos ramos de prestação de serviços onde a conversão se dá por telefone.

Ainda bem que o certificado é eletrônico... hauhaua
__
Alex Pelati

te conto la no evento rsrs

Principal Colaborador
te conto la no evento rsrs

Oi Antonio,   Por mais que seja um cliente que tenha ênfa...

Principal Colaborador

Oi Antonio,

 

Por mais que seja um cliente que tenha ênfase em gerar chamadas - continue usando a métrica de contato via formulário como principal termômetro ao longo do tempo do desempenho de diferentes estratégias que você usar - não importa se a cada 100 chamadas você recebe 1 contato via formulário - continue usando a métrica de contato via formulário - um dia ela vai ser útil para fazer um levantamento geral.

 

Se no início você não tem muitos dados, você pode usar a coluna de tempo médio no site para ter uma ideia melhor do engajamento, você poderia até medir conversões por tempo de permanência no site (o usuário tende a ficar no site durante a chamada) no Analytics (gera uma meta se ele ficar 5 minutos no site) e importar para o AdWords como conversão - mas sinceramente acho que usar somente contato via formulário é melhor.

 

Ideia do cliente sobre desempenho no fim do dia não é métrica no AdWords: Se ele está de mau humor,diz que  o desempenho é ruim se ele está de bom humor diz que o desempenho é bom - não acredite nele - mas atenda da melhor forma possível.

 

Concordo com o Pelati: O índice de qualidade ainda é muito importante.. por mais que você use extensões de chamada, telefone no anúncio, etc... índice de qualidade ainda é o rei - não ignore ele: A grande maioria dos usuários vai clicar no anúncio e vai efetuar o contato via telefone ou formulário dentro do site!

 

Eu não acho que deva usar CPM - me parece que é uma campanha via cpc, ainda mais se ela for um serviço de emergência se parecido com desentupidora.. use cpm somente nas campanhas de remarketing: Use anúncios gráfico com telefone no anúncio...

 

se você der mais dados do modelo de negócios, talvez consiga dar mais dicas.

 

 

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Grande Érico, obrigado por participar, Então acho que v...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Grande Érico, obrigado por participar,

 


Gravity escreveu:

Oi Antonio,

 

Por mais que seja um cliente que tenha ênfase em gerar chamadas - continue usando a métrica de contato via formulário como principal termômetro ao longo do tempo do desempenho de diferentes estratégias que você usar - não importa se a cada 100 chamadas você recebe 1 contato via formulário - continue usando a métrica de contato via formulário - um dia ela vai ser útil para fazer um levantamento geral.

 


Então como eu falei lá em cima 99,9% das conversões que ocorrem são feitas por telefone, da até para dizer que 90% delas são feitas antes mesmo de a pessoa acessar o site, mas concordo que não da para desconsiderar por completo os contatos do formulário, na verdade o que eu quis dizer é que não estou usando ele como principal fator para mensurar resultado, mas o código de conversões ta lá firme e forte.

 

Gostei da ideia de mensurar  a conversão por tempo de permanência no site, mas para esse cliente talvez não funcione já que o site dele só tem 3 páginas, home, serviço e contato, e o que ele fez certinho foi colocar o telefone de contato em todas em destaque no topo e o formulário também em todas as páginas no canto lateral direito.

 

E tem a questão de as conversões ocorrerem sem nem a pessoa acessar o site, chutando números para ficar uma situação mais clara ele recebe 100 ligações no dia e 10 acessos ao site


Gravity escreveu:

 

Ideia do cliente sobre desempenho no fim do dia não é métrica no AdWords: Se ele está de mau humor,diz que  o desempenho é ruim se ele está de bom humor diz que o desempenho é bom - não acredite nele - mas atenda da melhor forma possível.

 


Então concordo em gênero número e grau, mas ainda não achei outra forma de mensurar as ligações que ele recebe, como falei fugiu a regra, vou ter que depender do bom humor dele, vou comprar uns litro de maracujina e mandar para ele Smiley muito feliz

 


Gravity escreveu:

 

Concordo com o Pelati: O índice de qualidade ainda é muito importante.. por mais que você use extensões de chamada, telefone no anúncio, etc... índice de qualidade ainda é o rei - não ignore ele: A grande maioria dos usuários vai clicar no anúncio e vai efetuar o contato via telefone ou formulário dentro do site!

 


Então o Índice de Qualidade a briga ta feia to tomando varias de direita, principalmente por conseguir controlar apenas a relevância da palavra-chave pro anúncio e pouquíssimo da relevância do site, como falei ele é pequeno e o povo ta no telefone.

Mas realmente ele precisa melhorar, até para dar uma derrubada nestes R$ 20,00 por clique.

 


Gravity escreveu:

 

Eu não acho que deva usar CPM - me parece que é uma campanha via cpc, ainda mais se ela for um serviço de emergência se parecido com desentupidora.. use cpm somente nas campanhas de remarketing: Use anúncios gráfico com telefone no anúncio...

 


Então acho que você entendeu errado, na verdade estou trabalhando com CPC, veja:

"Mas lembrei do fator crucial 1.000 cliques inválidos por dia, quando você trabalha com CPM você é cobrado por impressão e pelo menos que eu me lembra não existe filtro para impressões invalidas e com isso eu estaria reduzindo muito a exposição dos anúncios. Então o negócio foi trabalhar em CPC"

 

Antonio   O post tá la trás, mas eu o trouxe para frente!...

Principal Colaborador

Antonio

 

O post tá la trás, mas eu o trouxe para frente!

 

Me solidarizo contigo Mulher Gargalhando!!

Tive uma cliente assim, bem próxima do que vc passou. Mas o cpc não era esse não!

Cara eu ia no felling!! sério. Não dava para mensurar quase nada. Não tinha formulário de contato. Eu fiz algumas metas no analytics.

 

Então eu dependia das ligações dela. E era exatamente como Gravity falou. Qdo ela tava de bom humor era tudo legal, caso contrário. E no começo, ela quis meio que me manipular. Ela tinha bom retorno e falava que não tinha.

 

Mas ao contrário do seu cliente, achei bastante complicado ficar com ela e dei um jeito de me afastar.

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me