Partners
857 Usuários online agora
857 Usuários online agora
Enfrentando problemas? Converse com a gente sobre prospecção e como gerir melhor suas atividades
Guie-me
star_border
Responder

mobile friendly

Estrela em Ascensão

Em fevereiro passado, o Google avisou que faria mudanças nos seus algoritmos de busca para reconhecer os sites que fossem mais bem preparados para serem visualizados em dispositivos móveis. Em outras palavras, iria premiar os sites "mobile friendly" dando a eles mais pontos nos rankings dos resultados de busca móvel.

Nesta terça-feira, 21, a promessa se tornou realidade e o potencial impacto no tráfego dos sites que não se prepararam para o cenário móvel começa a fazer os empresários a "arrancarem seus cabelos". 

 

A mudança nos algoritmos vai afetar as buscas móveis em todas as línguas no mundo todo e vai ter "um impacto significativo nos nossos resultados de busca", avisou a empresa num post publicado no início do ano no seu blog Webmaster Central.

 

Pergunta? Muitas! 

1 - Se eu tenho um site não preparado para o Mobile, eu posso criar um ambiente específico para estes dispositivos ou preciso ter um único ambiente totalmente responsivo?

 

2 - Os resultados de busca do orgânico é diferente para quem busca no mobile. O mesmo ranking que aparece no Desktop é o mesmo para os smartphones?

 

3 - E para as Campanhas de links patrocinados? Ocorre algum impacto direto?

 

--

 

Sei que são discussões mais voltadas para o SEO porém tenho diversos clientes em pânico e gostaria da opinião dos caros colegas, claro, a quem interessar estas questões.

Fazendo a Web Trabalhar para Você
Especialistas responderamverified_user

Re: mobile friendly

Estrela em Ascensão
Joobas, bom dia!

Excelente notícia essa heim... Eu particularmente gostei muito, será um bom divisor neste momento. Vão minhas opiniões, impressões e informações ok.

1. Sim, você pode criar um ambiente diferente e fazer com que ao acessar seja alterado para algo do tipo m.dominio.com.br ou mobile.dominio.com.br, não existe problemas com isso, ruim apenas é criar um endereço totalmente diferente, lembrando que, responsivo é o mais indicado pelo Google.

2. Os resultados pago são diferentes sim, mas, o orgânico eu também tinha essa dúvida e comecei a fazer algumas pesquisas e comparar, posso estar errado, mas, para mim todas apareceram iguais em ambos.

3. Oficialmente nada foi dito em relação ao pago, mas, eu particularmente acho que sim, fará alguma diferença, pois, é a experiência do usuário, logo, pode baixar o IQ, então, eu acredito que terá sim impacto, talvez não grande, mas, existirá sim.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: mobile friendly

Principal Colaborador
1 - O importante é que seu site quando aberto em celular esteja adequado a leitura, carregamento e usabilidade

2 - Sim, mas você pode ter um resultado diferenciado já que no celular ele leva em consideração sua localização pelo GPS

3 - Nada muda nos Links Patrocinados, inclusive essa regra do Mobile já existe a tempos no AdWords

Re: mobile friendly

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Oi Joobas,

 

Realmente esta mudança no algoritmo pode trazer muitas mudanças no posicionamento da busca orgânica para dispositivos mobile, mas não vi nenhuma comprovação por ser recente ainda. A ferramenta Teste de Compatibilidade de Dispositivos Móveis contribui para analisar se o site é adequado ou não. Sobre as suas perguntas, abaixo a minha opinião:

 

1-) Concordo com o que o Danilo disse, o mais fácil e menos complexo é criar um site responsivo e você evita transtornos futuros.

 

2-) Concordo com o Antonio, não vi nenhum documento que prove que há mudança de busca no mobile, mas já fiz alguns testes e tem leve diferença em relação a busca orgânica em desktops, por causa da localização.

 

3-) Concordo com o Antonio, esta mudança não impacta os Links Patrocinados, mas ter um site responsivo contribui em muito para a experiência do usuário. Quando os clientes batem o pé dizendo que não querem fazer a mudança, eu só mostro o volume de mobile que na maioria dos mercados está crescendo em grande escala, rs.

 

Espero ter ajudado.

 

Abs

 

Alexandre Perez Hernandez

Re: mobile friendly

Principal Colaborador
Muito boa discussão Joobas, vamos lá:

1. Acho que ambas as possibilidades, tanto uma adaptação responsiva quanto um ambiente específico para mobile funcionam. Como o Danilo falou, o Google recomenda responsivo.

2. Também fiz alguns testes e em sua maioria, os resultados tendem a ser iguais. Talvez com a nova mudança isso passe a ser um pouco diferente

3. Não acho que o Google deva dar preferência neste momento. Criar ou dar importância para mobile via algorítimos, na minha visão, prejudicaria muitos anunciantes, e sendo realista, o Google não quer perder dinheiro de onde vem a sua maior renda rsrs. Muitos usuários não tem condição ou conhecimento de ter um site mobile, mesmo que seja responsivo. Pelo menos nos meus clientes, o maior resultado e acesso ainda é desktop bem de longe.

Vale lembrar que Mobile Friendly ainda é UM fator, dentro dos inúmeros no rankeamento, isso pra Mobile SERP. Pra mim, não podemos achar que Mobile Friendly vai fazer milagres e deixar o site em primeiro lugar na busca, pois existem todos os diversos fatores ainda.

Fica ai a minha contribuição.

Abraços,

Re: mobile friendly

Principal Colaborador

Inicialmente, vale à pena dizer que o processo de re-indexação utilizando o novo algoritmo ainda está e processo. Eles começaram a indexar nesta terça e terminaram hoje, sendo assim, somente alguns datacenters já estão com ele ativo para buscas e por isso podemos não estar vendo muita diferença ainda.

 

Respondendo as perguntas:

1. Tanto faz, você pode criar páginas responsivas ou páginas específicas, fica a seu critério. Vale ressaltar que a mudança afeta as páginas, caso seu site tenha páginas que são mobile e outras que não, apenas as páginas mobile serão melhor posicionadas.

 

2. Não entendi direito a dúvida, mas a mudança de algoritmos afeta unicamente a busca por dispositivos móveis e não inclui desktops e tablets. Então a pesquisa via tablets e pc continuam identicas as de hoje, só muda para quem pesquisa pelo smartphone.

 

3. Para as campanhas de links patrocinados digo o mesmo que o Antônio, a separação já existia, impactando a Landing Page quando as pesquisas são de dispositivos mobile.

 

O Google lançou um FAQ para dúvidas e a maioria das respostas e perguntas está lá:
http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/2015/04/faqs-april-21st-mobile-friendly.html

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Re: mobile friendly

Estrela em Ascensão

Joobas, informação importante referente a primeira questão.

 

Se o site é responsivo você não tem com o que se preocupar, passa pelo analisador apenas para ver se nada passou batido (links muitos próximos, imagens grandes, etc.), agora se for usar outra URL existem algumas questões a se preocupar a providenciar:

 

1. O reputação da página é dividida para Mobile e Desktop, coisa que no responsivo não é;
2. Você precisa colocar na página do site Desktop a propriedade rel=”alternate” e na do Mobile a propriedade rel="canonical", isso ajuda o Google identificar qual página se refere a qual, algo assim:

 

Spoiler
Na página para computador (http://www.example.com/page-1), adicione:

<link rel="alternate" media="only screen and (max-width: 640px)"
href="http://m.example.com/page-1" >

e, na página para dispositivos móveis (http://m.example.com/page-1), a anotação necessária seria:

<link rel="canonical" href="http://www.example.com/page-1" >

A tag rel=”canonical” no URL para dispositivos móveis que aponta para a página para computador é obrigatória.
--- Danilo Peres
Não é quem eu sou por dentro e sim, o que eu faço é que me define. - Batman Begins

Re: mobile friendly

Estrela em Ascensão
Valeu pelas dicas pessoal. Sensacional!

Estou com um caso aqui que o cliente tem um site gigantesco com bastante imagem e detalhes técnicos dos seus produtos digitados em caracteres "verdana 10". Como o site é em PHP e não responsivo, ele me solicitou uma solução para o mobile. Por isso perguntei se seria melhor começar um do zero responsivo ( eu infarto o cliente se falar isso kkk) ou criar outro somente para mobile.

No caso da segunda opção, não necessariamente o website para mobile precisa espelhar o já pronto para o desktop correto? Como seria o ideal neste caso, colocar no mobile somente algumas informações extraídas do desktop ou não, o correto é espelhar 100% os conteúdos?



em um site porém quando fiz o teste na url conforme Alexandre Peres compartilhou ( Valeu Alê!) o danado foi reprovado. O cliente está p**to pos o contratado para o desenvolvimento não tinha conhecimento
Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: mobile friendly

Principal Colaborador
Nada impede de você optar por um site para o mobile, mas lembre-se que pode haver uma interpretação confusa por parte dos clientes que acessam o site.

Se vai fazer, acho que a melhor opção é fazer um novo site