AdWords
343 Usuários online agora
343 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

CTR alto no Planejador de Palavras-chave

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Pessoal, tenho uma dúvida quanto ao planejador de palavras-chave e gostaria da ajuda de vocês.

 

Eu sempre utilizei essa ferramenta durante o processo de planejamento das campanhas de meus clientes. Sei que todos os números ali presentes, na área "Receber previsões e plano de análise", se tratam apenas e somente de estimativas e que nunca devemos levar a ferro e fogo.

 
Porém, quando estava utilizando a ferramenta para buscar sugestões e avaliar o segmento de fraldas, notei que o CTR apresentado para os grupos de anuncio ficou em torno de 20%.
 
Em todas as minhas experiências com a ferramenta de palavras-chave, sempre me foi apresentado CTRs - e por consequência, impressões, e cliques - mais "pés-no-chão", sempre em torno de 2% a 5%.
 
Reiterando, eu entendo que cada segmento, é um segmento, que cada campanha é uma campanha, que a ferramenta é apenas um guia, mas 20% de taxa de clique?
 
Como eu utilizo essas estimativas para passar uma prévia ao meu cliente, e sempre fiz isso de maneira assertiva (para o cliente e para o negócio), fiquei com receio de mandar essa estimativa, que ao meu ver, pode estar superestimada.
 
Gostaria de saber se podem me ajudar a enxergar o que acontece e se alguém já teve alguma experiência parecida.
 
Estou enviado um Print da tela.
 
fralmax-estimativa.png
Especialistas responderamverified_user

Re: CTR alto no Planejador de Palavras-chave

Estudante ✭ ✭

Boa Tarde! @Eder Oliveira

 

Realmente o keyword planner é uma ferramenta que eu sempre uso para gerar uma estimativa para novos clientes e ele sempre foi bem preciso.

 

Quanto a este valor de CTR está normal sim, não precisa se preocupar e pode confiar que até hoje nas minhas campanhas nunca teve uma diferença do que havia sido mostrado.

 

Porém ali na linguagem tu escolheu portugês, inglês e espanhol. Sugiro buscar com a linguagem apenas português e quanto aos locais ali selecionados é para todos esses mesmo?

 

Abraço! Espero ter ajudado!

Re: CTR alto no Planejador de Palavras-chave

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Muito obrigado @Joel L!

Fiz um teste aqui com a linguagem e os números continuam altos. Smiley triste

Me corrija se eu tiver errado, mas essa coluna de CTR não deveria mostrar dados de estimativa mais coesos com a minha campanha e com a realidade do mercado em geral? O que eu sempre entendi (mais uma vez, me corrija se eu estiver falando besteira), é que eu deveria utilizar esses dados para balizar as expectativas minhas e de meu cliente. E claramente essa estimativa está me dizendo que quase 1/4 de todas as minhas impressões serão clicadas.

A minha grande questão é: há alguns meses atrás (tenho prints de todas as minhas estimativas com o keyword planner), essa coluna sempre me apresentava números mais reais, de 2% a 3%.

Para tirar a prova, eu peguei uma estimativa que fiz há cerca de 3 meses atrás e refiz ela hoje, com os mesmos parâmetros. E na estimativa de 3 meses atrás, essa coluna me mostrava um CTR de 2,9% e hoje ele mostra um CTR de 24,3%. (Veja abaixo)

Um abraço!

Estimativa de 3 meses atrásEstimativa de 3 meses atrásEstimativa hojeEstimativa hoje

Re: CTR alto no Planejador de Palavras-chave

Estudante ✭ ✭

Boa Tarde! @Eder Oliveira

 

Você está certo em sua observação!

Estive pensando sobre isso e pelo comigo nunca houve uma diferença tão grande assim, dei uma pesquisada por aí e encontrei este artigo e nele o autor comenta que devemos esperar receber pelo menos 25% dos acessos que são mostrados.

Acredito que utilizando este porcentual tu possa obter um resultado mais preciso.

 

Mas o mais certo mesmo é ir testanto e vendo o que acontece, sugiro que passe uma estimativa menor para o seu cliente e depois se vier a ser maior surpreenda ele xD


Abraço! Espero ter ajudado!

Re: CTR alto no Planejador de Palavras-chave

[ Editado ]
Principal Colaborador

Fala Eder, tudo bem?

 

Cara, muito legal as suas constatações. Queria deixar alguns pontos aqui. Vamos lá:

 


Eder Oliveira escreveu:

Me corrija se eu tiver errado, mas essa coluna de CTR não deveria mostrar dados de estimativa mais coesos com a minha campanha e com a realidade do mercado em geral?


Isso só se aplica caso você esteja procurando por palavras de um segmento que você já trabalha em sua conta. Se você usa a conta de uma pizzaria por exemplo, para verificar buscas relacionados à carros, os dados vão ser totalmente com base na média do mercado e dados do Google, sem o fator da sua conta.

 


Eder Oliveira escreveu:

O que eu sempre entendi (mais uma vez, me corrija se eu estiver falando besteira), é que eu deveria utilizar esses dados para balizar as expectativas minhas e de meu cliente. E

Particularmente, eu não recomendo usar a ferramenta para balizar as suas expectativas e principalmente as do seu cliente, mas sim, apenas para ter uma idéia de como o mercado funciona.

 

Isso é muito importante, pois a quando falamos que os números são uma "média do mercado", é considerado também todas aquelas contas que não são otimizadas mas que acionam a palavra de alguma forma, mesmo que não esteja relacionadas com o assunto da empresa.

 

Balizar a expectativa é uma coisa que deve acontecer DEPOIS que a conta está rodando, com números e testes, e nunca antes, do meu ponto de vista.

Eder Oliveira escreveu:

Para tirar a prova, eu peguei uma estimativa que fiz há cerca de 3 meses atrás e refiz ela hoje, com os mesmos parâmetros. E na estimativa de 3 meses atrás, essa coluna me mostrava um CTR de 2,9% e hoje ele mostra um CTR de 24,3%. (Veja abaixo)


Note que na estimativa mais atual você está utilizando muito mais palavras negativas como filtro do que na primeira. Isso pode ser um dos motivos da diferença, uma vez que está removendo os lixos que puxariam o seu CTR% para baixo. Se esse for realmente o motivo (que você precisa fazer testes), a estimativa mais real será a segunda ao invés da primeira.

 

Considerações Gerais

 

É normal haver espanto quando os números fogem da média do mercado, mas reforço que a média do mercado inclui todo tipo de anunciante, conta e palavra, desde os diretamente ligados ao segmento quanto aos nada ligados. Com isso, quando você faz a busca por coisas mais específicas, é normal números altos, principalmente para um tema como fraldas.

 

Já atendi alguns clientes que vendiam esse produto e posso dizer que o CTR% está bem dentro do que é possível trabalhar, principalmente se a sua conta estiver bem redondinha.

 

Agora, como você mesmo falou, como tudo nessa ferramenta é estimado, vale sempre lembrar que TUDO pode mudar uma vez que você começar a comprar aquela palavra, pois estará sujeito aos índices e qualidades da sua conta.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

_

Re: CTR alto no Planejador de Palavras-chave

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Muito obrigado @leandrofm, me esclareceu muita coisa, apesar de ainda ter o sentimento de que a ferramenta passou por alguma atualização na forma e conceito como os números são apresentados. 

 

Vou procurar descobrir como utilizar o keyword tool da melhor forma possível, pois como já disse, ela nunca havia me apresentado tais números, e por conta disso, realmente não sei como vou seguir daqui em diante.

 

Novamente, muito obrigado pela ajuda.