AdWords
887 Usuários online agora
887 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Cálculo de investimento e retorno de cliques

Calouro ✭ ✭

Gostaria de saber como faço o cálculo pra saber quanto investindo valor x vai me trazer em cliques, impressões e conversões? Por exemplo. Tenho um cliente que investe 3400 ao mês e queremos que ele invista 4500 no próximo, mas preciso dizer quanto vai retornar em clique, impressão e conversão. Alguém pode me ajudar? 

Especialistas responderamverified_user

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Morgana D
Outubro 2015

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Principal Colaborador

Oi Morgana, como vai? (que nome legal Smiley muito feliz)

 

Veja, esse é um assunto bastante delicado por alguns pontos que vou citar mais pra frente.

 

Se ele já é um cliente de vocês, o mais sensato é utilizar os dados históricos e resultados anteriores pra você s poderem fazer as projeções. Essa palavra, projeções, é muito importante e sempre destaco isso pros meus clientes, pois: nem sempre aumentar o investimento, é sinônimo de aumento em conversão. 

 

Estou te dizendo, pois normalmente a expectativa de um cliente é que o retorno em resultados/conversões seja diretamente proporcional ao aumento de investimento, e isso não existe! É muito importante balizar essa expectativa, por isso usar o histórico de resultados que o cliente já tem, é um caminho seguro para fazer isso.

 

» Volume de Cliques

O volume de cliques está diretamente ligado ao investimento e ao valor médio pago por cada clique. Consulte o histórico dos últimos meses e veja qual foi o valor médio. Digamos que o CPC médio dos últimos 3 meses tenha sido de R$ 1,73. Se vocês querem que ele invista R$ 4.500,00, vocês vão ter cerca de 2.601 cliques (4500 / 1,73). Se antes ele investia R$ 3.400 com esse valor médio, ele tinha 1.965 cliques, ou seja, com o novo investimento, é um crescimento ESTIMADO (importante usar essa palavra) de aproximadamente 32%.

 

» Volume de conversões

Aqui é onde mais pega. Pra mim, um cliente sensato faz uma projeção/estimativa das conversões, mas entende que esse número pode ou não aumentar, dependendo de inúmeros fatores como: conta bem otimizada ou não, mercado, apelo comercial, etc...

 

É só seguir a mesma linha do volume de cliques. Você pode usar o seu CPA (custo por aquisição, ou custo por conversão) pra fazer a estimativa. Ai você pode usar regra de 3, usar a taxa de conversão ou o que quiser. Em regra de 3 por exemplo, basta responder: Se com 3400 eu tinha 120 conversões, quantas vou ter com 4500?

 

» Volume de Impressões

Báááá, eu tenho aversão a clientes que pedem estimativa de número de impressões! Esse é um número que não serve pra análise nenhuma, e praticamente não temos controle sobre isso, então não faz muito sentido estimar isso na minha opinião (reforço, opinião pessoal). Bom, aqui, basta usar o valor médio do CTR% no mesmo período que você estimou os cliques.

 

Se antes você tinha 1.965 cliques (usando o mesmo exemplo do volume de cliques), e descobriu que o seu CTR% médio é de 2,85%, você teve uma média de 69.000 Impressões (1965/2,65). Se com o novo investimento você vai ter 2.601 cliques, se manter o CTR de 2,65%, você vai ter cerca de 91.333 impressões (2601/2,65).

 

Fica ai a minha opinião sobre o assunto.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Exibir solução no post original


Todas as respostas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Morgana D
Outubro 2015

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Principal Colaborador

Oi Morgana, como vai? (que nome legal Smiley muito feliz)

 

Veja, esse é um assunto bastante delicado por alguns pontos que vou citar mais pra frente.

 

Se ele já é um cliente de vocês, o mais sensato é utilizar os dados históricos e resultados anteriores pra você s poderem fazer as projeções. Essa palavra, projeções, é muito importante e sempre destaco isso pros meus clientes, pois: nem sempre aumentar o investimento, é sinônimo de aumento em conversão. 

 

Estou te dizendo, pois normalmente a expectativa de um cliente é que o retorno em resultados/conversões seja diretamente proporcional ao aumento de investimento, e isso não existe! É muito importante balizar essa expectativa, por isso usar o histórico de resultados que o cliente já tem, é um caminho seguro para fazer isso.

 

» Volume de Cliques

O volume de cliques está diretamente ligado ao investimento e ao valor médio pago por cada clique. Consulte o histórico dos últimos meses e veja qual foi o valor médio. Digamos que o CPC médio dos últimos 3 meses tenha sido de R$ 1,73. Se vocês querem que ele invista R$ 4.500,00, vocês vão ter cerca de 2.601 cliques (4500 / 1,73). Se antes ele investia R$ 3.400 com esse valor médio, ele tinha 1.965 cliques, ou seja, com o novo investimento, é um crescimento ESTIMADO (importante usar essa palavra) de aproximadamente 32%.

 

» Volume de conversões

Aqui é onde mais pega. Pra mim, um cliente sensato faz uma projeção/estimativa das conversões, mas entende que esse número pode ou não aumentar, dependendo de inúmeros fatores como: conta bem otimizada ou não, mercado, apelo comercial, etc...

 

É só seguir a mesma linha do volume de cliques. Você pode usar o seu CPA (custo por aquisição, ou custo por conversão) pra fazer a estimativa. Ai você pode usar regra de 3, usar a taxa de conversão ou o que quiser. Em regra de 3 por exemplo, basta responder: Se com 3400 eu tinha 120 conversões, quantas vou ter com 4500?

 

» Volume de Impressões

Báááá, eu tenho aversão a clientes que pedem estimativa de número de impressões! Esse é um número que não serve pra análise nenhuma, e praticamente não temos controle sobre isso, então não faz muito sentido estimar isso na minha opinião (reforço, opinião pessoal). Bom, aqui, basta usar o valor médio do CTR% no mesmo período que você estimou os cliques.

 

Se antes você tinha 1.965 cliques (usando o mesmo exemplo do volume de cliques), e descobriu que o seu CTR% médio é de 2,85%, você teve uma média de 69.000 Impressões (1965/2,65). Se com o novo investimento você vai ter 2.601 cliques, se manter o CTR de 2,65%, você vai ter cerca de 91.333 impressões (2601/2,65).

 

Fica ai a minha opinião sobre o assunto.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Principal Colaborador

 Morgana, bom dia.

 

Tudo bem?

 

Concordo com o Leandro em dizer que tem que tomar cuidado com projeções. Pois realmente existem muitas variáveis, como de mercado para analisar nessas projeções.

 

Também concordo que aumentar o investimento não é sinônimo de aumento de conversões e para falar a verdade, na minha opinião é aumento de CPA. Isso até ir ajustando com tempo. Piscadela do Smiley

 

Além das dicas do Leandro, sobre volume de cliques, volume de conversões e volume de impressões. Recomendo que você observe uma métrica não muito popular mas muito importante que é Parcela de impressões da Rede de Pesquisa: as impressões que você recebeu na Rede de Pesquisa divididas pelo número estimado de impressões que tinha qualificação para receber. Caso você esteja com uma porcentagem alta da parcela de impressões não iria adiantar voce aumentar seu investimento, você não iria impactar mais usuários. 

 

Enfim, recomendo que siga as dicas do Leandro e se atente a esse métrica também, pois pode te ajudar.

 

Abraço.

Ricardo Gaya

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Calouro ✭ ✭
Leandro!

Obrigada pela ajuda!
É muito difícil encontrar esse tipo de resposta pela internet. Eu comecei trabalhar com e-commerce e esses cálculos são ainda muito novos pra mim, sempre fico na dúvida e você me ajudou muito! Smiley feliz

Só fiquei na dúvida do cálculo das conversões. Será que poderia me mostrar melhor? Ah, agora preciso calcular qual a estimativa de retorno que isso vai me dar.

Obs,: meu nome já é bem mais comum agora hehe Smiley feliz

Abraço,

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Calouro ✭ ✭
Ricardo,

Obrigada pelas dicas também! Smiley feliz

Abraço!

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Principal Colaborador
Espero que encontre tudo o que precise por aqui Smiley feliz

Quando estamos falando de uma conta que mede conversões, três métricas aparecem, que são:

- Conversão
- Taxa de Conversão
- Custo por conversão, geralmente conhecido como Custo por Aquisição (como a sigla CPC já é utilizada para custo-por-clique, não dá pra usar para custo-por-conversão também) Então sempre que ver a palavra "Aquisição", está associado ao que quer que seja que o cliente mede como sucesso do usuário (um download, uma venda, um formulário preenchido, etc)

A taxa de conversão é obtida através da seguinte conta: Conversões / Cliques *100, ou seja, vai servir pra medir quantas conversões você teve, dentro do total de cliques que sua campanha recebeu.

Se você recebeu 8 conversões e sua campanha teve 120 cliques, a Taxa de Conversão = Conversões / Cliques * 100 = 8 / 120 * 100 = 6,67%, ou seja, 6,67% das pessoas que CLICARAM no seu anúncio, converteram.

Pra você fazer sua estimativa de conversões, vai precisar aplicar o mesmo raciocínio de antes, vendo qual foi a taxa de conversão média do período que você escolheu. Digamos que você descobriu que a taxa média foi de 4,83% nos últimos 3 meses, agora, basta fazer a conta inversa pra estimar suas conversões, com base no volume de cliques que você já descobriu. A conta vai ficar: Cliques * (Taxa de conversão/100) = Volume estimado de conversões

Lembrando que chegamos em 2.601 cliques, e descobrimos que a taxa de conv. média é de 4,83%, teremos:

Conversões estimadas = Cliques * (Tx. de conv. média/100) = 2.601 * (4,83/100) = 2.601 * 0,0483 = 126 conversões

Se você fizer essa conta em uma calculadora ou excel, geralmente a parte de dividir por 100 é feita automática pra você, que é quando você aplica/retira a porcentagem de um número, então só lembrar que da mesma forma que você MULTIPLICA por 100 pra descobrir a TAXA de conversão (o nome "taxa" já entende-se que é uma porcentagem), você DIVIDE por 100 pra poder voltar a porcentagem pra um número padrão, e ai sim continuar a conta.

Espero que ajude.

Abraços,

Re: Cálculo de investimento e retorno de cliques

Principal Colaborador
Morgana uma coisa muito importante independente dos cálculos que você deve enfatizar a seus clientes é que se tratam de estimativas e não números reais. Um novo orçamento na campanha dependendo da forma que ele for aplicado pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente.

E mesmo sendo números lógico o comportamento do mercado nunca é lógico pode oscilar e variar então você pode ter valores maiores ou menores que os esperados, para evitar reclamações futuras de seus clientes, enfatize o fato de se tratar apenas de estimativas

Cálculo de investimento e retorno de cliques

Calouro ✭

Leandro, boa noite.

 

No meu caso, estou querendo que um cliente invista nessa ferramenta, mas ele deseja saber uma base de retorno/cliques que o investimento dele vai gerar. De início, como é uma empresa muito pequena, sugeri o investimento de R$ 300,00 e ele me questionou qual a média de retorno que ele terá. Como consigo calcular pra saber mais ou menos quantos cliques ele receberá? Não precisar ser exatamente o retorno em conversões de lucro pra ele. Apenas uma base de cliques já basta... Pq ele quer ser visto.