AdWords
528 Usuários online agora
528 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Campanha adequada para conflito de cultura.

Calouro ✭ ✭ ✭

Boa noite galera,

Gostaria de saber na opinião dos mais experientes qual tipo de campanha poderia trazer mais resultados no meu negócio. Pesquisa ou Display?

Uso o método pesquisa a um bom tempo e segmentei muito negativando palavras que não tenho interesse analisando o Analytics dia a dia em busca orgânica.
Por um lado foi bom, pois reduzi meus custos. Por outro lado, acabo dependendo somente de quem realmente quer contratar aquele serviço ou lembrar que eu "Mágico" existo.

Para quem não sabe eu sou Mágico, não trabalho com shows de mágica infantil o que no Brasil as pessoas associam um Mágico com cartola, pombo e coelho e acham que Mágico é para festa infantil e ponto.

 

Muita gente não sabe que existe show de mágica para adultos, "o que é meu foco". Acredito que dentro de um evento eu acabo sendo a última opção dentre o bolo, decoração, buffet etc etc. Meu público alvo é a classe A e B.

Como despertar o interesse destas pessoas e fazer elas lembrarem que existe o Mágico para entreter seus convidados? Quando alguém vai organizar uma festa ou confraternização de funcionários, muitas pessoas nem sabem que existe a opção Mágico, ou até sabem mais esquecem.

Meus últimos 30 dias, acho que esta bem fraco por que existe poucas pesquisas mensais procurando por Mágico, mas tem um detalhe, mágico para evento adulto e não infantil que não é meu foco.

Tenho um conflito aqui perceberam? A cultura do país prejudica meu negócio, preciso mais do que adwords para alavancar meus contatos e shows. A cultura diz Mágico = Criança e tenho que provar que Mágico é também = Adulto e pode ser muito interessante a experiência.

Últimos 30 dias

Cliques  Impr.    CTR      CPC méd
175       7.456    2,35%   R$2,57

Outra pergunta, nas palavras chaves, quantos % de CTR é considerado um CTR bom?

Se eu tiver mais dúvidas eu coloco aqui.

Muito obrigado!






Especialistas responderamverified_user
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por nathcabral (Funcionário do Google)
Setembro 2015

Oi, Gilberto. Tudo bem? Excelente pergunta. Poderia dizer...

Funcionário do Google
Oi, Gilberto.

Tudo bem?

Excelente pergunta. Poderia dizer que 90% dos anunciantes que entram em contato conosco tem essa dúvida.

A Rede de Pesquisa é sempre muito importante quando você quer aparecer para quem está procurando pelos seus serviços. Já o Display pode ser extremamente eficaz quando você precisa despertar o interesse de pessoas que poderiam se interessar pelo seu serviço mas ainda não sabem que ele existe. E ao que parece este é exatamente o seu caso.

Pode ser que um evento corporativo precise de uma atração diferente para a sua festa de fim de ano. Enquanto buscam por ideias em sites de eventos corporativos eles vêem seu anúncio e decidem te contatar. É exatamente assim que a Rede de Display pode te ajudar. Só precisamos configurá-la bem.

Você já conhece o perfil do seu público potencial e já nos falou um pouco sobre quem são eles: classes A e B. Agora pense: em que ocasiões essas pessoas contratam seus serviços? Em eventos familiares, corporativos? E a partir dai configuraremos sua campanha para que seus anúncios apareçam nos sites por onde essas pessoas estão navegando.

Vamos a um exemplo? Você decide exibir seus anúncios para o público corporativo. Como você configuraria sua conta?

1. Selecionar a sua campanha de Display.
2. Criar um novo grupo de anúncios nela focado nesse objetivo.
3. Criar anúncios (de texto ou de imagem) com uma mensagem focada como: Encante os seus funcionários com uma atração diferente em suas festas corporativas.
4. Em sua aba de Display clicar em Alterar a Segmentação da Rede de Display
5. Em Tópicos buscar por Eventos corporativos e selecionar a categoria "Eventos de negócios" e/ou "Planejamento de Eventos".

Esta é apenas uma ideia de segmentação. No entanto, realmente recomendo que crie grupos de anúncios para cada grupo específico que decida focar e crie anúncios que falem diretamente com eles. Além disso, explore bem a ferramenta de anúncios de imagem, eles são o grande diferencial da Rede de Display. Você pode também segmentar dizendo especificamente os sites onde gostaria de exibir através da ferramenta de canais.

Se tiver dúvidas sobre qualquer um dos passos citados acima, consulte os links abaixo de nossa Central de Ajuda:

Criar Grupo de Anúncios - https://support.google.com/adwords/answer/2375452?hl=pt-BR
Criar anúncios gráficos- https://support.google.com/adwords/answer/1722096?hl=pt-BR
Segmentar por canal - https://support.google.com/adwords/answer/2470108?hl=pt-BR
Segmentar por tópicos - https://support.google.com/adwords/answer/2497832?hl=pt-BR

Por fim, sobre o CTR ideal. Costumamos dizer que a partir de 2% já é um CTR bom. No entanto, quanto mais específicas forem suas palavras-chave + palavras-chave negativas e melhor segmentada for sua campanha de Display, melhor será esse CTR.

Faça um teste com essa estrutura de novos grupos de anúncios e conte para nós se deu certo, ok?

Um abraço e sucesso!

Exibir solução no post original

Quando eu penso no seu segmento, Gilberto, penso em Youtu...

Graduado ✭ ✭ ✭
Quando eu penso no seu segmento, Gilberto, penso em Youtube. E em palavras chaves voltadas para eventos, pessoas que procuram atrações, show, etc. Você pode gravar um vídeo curto fazendo uma mágica algo impressionante. Se você conseguir em 5 segundos, fazer algo realmente fantástico, você vai pipocar!!

Ola Gilberto bem vindo, Você pode investir em palavras re...

Principal Colaborador
Ola Gilberto bem vindo,

Você pode investir em palavras relacionadas a eventos, buffets, provavelmente você vai ter um IQ mais baixo mas pode ser uma alternativa para solucionar seu problema de branding

Gilberto, Infelizmente esse é o ponto mais difícil de se...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Gilberto,

Infelizmente esse é o ponto mais difícil de se trabalhar com o Adwords, pois não o vejo como a ferramenta adequada para trabalhar essa questão de cultura, já que o "segredo" do seu sucesso é justamente oferecer anúncios no momento que as pessoas estão procurando por um produto/serviço.

Assim, se a pessoa não conhece seu produto/serviço, é preciso utilizar de outras formas de marketing.

Dentro do Adwords, como já dito pelo Thiago, trabalhar um canal no Youtube e promover os vídeos pode ser uma boa estratégia, só não sei se essa ação se encaixa no seu orçamento.

Você também pode garimpar por canais da rede de display que tem o seu público alvo e exibir anúncios em formato de banner, uma seleção manual bem segmentada pode funcionar para você.

Porém, acredito que você deveria buscar parcerias com empresas que atuam no ramo de eventos, como buffets, locadoras de equipamentos, etc., para trabalhar na divulgação dos seus serviços dentro do seu público-alvo, oferecendo um serviço de entretenimento adicional.

Particularmente, eu não tenho essa percepção de que show de mágica é para crianças porque já vi uma apresentação de mágica durante o intervalo de um evento de marketing digital. Com isso, penso que uma forma de modificar essa cultura dita por você é investir na divulgação do seu trabalho também oferecendo algumas apresentações gratuitas em eventos, hotéis, restaurantes, etc., para mostrar que o serviço existe para o público adulto, em troca da sua divulgação.

Espero ter ajudado.

Alex Pelati, AdWords Principal Colaborador
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta". Saiba como aqui.

Pessoal todas as ideias apresentadas achei bacana, acho a...

Calouro ✭ ✭ ✭

Pessoal todas as ideias apresentadas achei bacana, acho apenas que o Youtube ainda fica pesado para meu orçamento. (Alias não sei...nunca anunciei em vídeo)
O que eu estava pensando é tentar trabalhar canais/interesses em Display com CPM. Só não sei exatamente quais canais trabalhar.

Imagem ou Texto em Display funcionaria melhor no meu segmento?

Valeu

Gilberto, uma coisa legal pra você mensurar melhor e talv...

Calouro ✭ ✭ ✭
Gilberto, uma coisa legal pra você mensurar melhor e talvez atingir mais publicos é criando campanhas com focos diferentes, uma de brandig, sò com o nome do seu numero e nome artistico, outra só com palavras chave relacionadas a magica, show de mágica e outra mais genérica sobre festas, eventos, organização de eventos e até mesmo com palavras relacionadas a palestras ou humor, pois como você disse nem todos associam mágica com mundo adulto, e se alguém de uma empresa estiver procurando entretenimento para um evento corporativo, pode se interessar pode um show de mágica.

A ideia de anunciar no youtube um vídeo seu fazendo uma mágica é ótima, mas claro que não é tão barato, mas o legal é que você só paga se a pessoa ver o vídeo inteiro ou mais de 30 segundos. E com a possibilidade de você poder segmentar por lista de interesses os mesmo por canais, fica mais acertivo. Por exemplo, do ad no youtube de uma conta que cuido, os ads são direcionados pra quem já esteve no site, pagamos de 02 á 11 centavos por view.

Se precisar de uma ajudar pra montar isso, é só falar.
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por nathcabral (Funcionário do Google)
Setembro 2015

Oi, Gilberto. Tudo bem? Excelente pergunta. Poderia dizer...

Funcionário do Google
Oi, Gilberto.

Tudo bem?

Excelente pergunta. Poderia dizer que 90% dos anunciantes que entram em contato conosco tem essa dúvida.

A Rede de Pesquisa é sempre muito importante quando você quer aparecer para quem está procurando pelos seus serviços. Já o Display pode ser extremamente eficaz quando você precisa despertar o interesse de pessoas que poderiam se interessar pelo seu serviço mas ainda não sabem que ele existe. E ao que parece este é exatamente o seu caso.

Pode ser que um evento corporativo precise de uma atração diferente para a sua festa de fim de ano. Enquanto buscam por ideias em sites de eventos corporativos eles vêem seu anúncio e decidem te contatar. É exatamente assim que a Rede de Display pode te ajudar. Só precisamos configurá-la bem.

Você já conhece o perfil do seu público potencial e já nos falou um pouco sobre quem são eles: classes A e B. Agora pense: em que ocasiões essas pessoas contratam seus serviços? Em eventos familiares, corporativos? E a partir dai configuraremos sua campanha para que seus anúncios apareçam nos sites por onde essas pessoas estão navegando.

Vamos a um exemplo? Você decide exibir seus anúncios para o público corporativo. Como você configuraria sua conta?

1. Selecionar a sua campanha de Display.
2. Criar um novo grupo de anúncios nela focado nesse objetivo.
3. Criar anúncios (de texto ou de imagem) com uma mensagem focada como: Encante os seus funcionários com uma atração diferente em suas festas corporativas.
4. Em sua aba de Display clicar em Alterar a Segmentação da Rede de Display
5. Em Tópicos buscar por Eventos corporativos e selecionar a categoria "Eventos de negócios" e/ou "Planejamento de Eventos".

Esta é apenas uma ideia de segmentação. No entanto, realmente recomendo que crie grupos de anúncios para cada grupo específico que decida focar e crie anúncios que falem diretamente com eles. Além disso, explore bem a ferramenta de anúncios de imagem, eles são o grande diferencial da Rede de Display. Você pode também segmentar dizendo especificamente os sites onde gostaria de exibir através da ferramenta de canais.

Se tiver dúvidas sobre qualquer um dos passos citados acima, consulte os links abaixo de nossa Central de Ajuda:

Criar Grupo de Anúncios - https://support.google.com/adwords/answer/2375452?hl=pt-BR
Criar anúncios gráficos- https://support.google.com/adwords/answer/1722096?hl=pt-BR
Segmentar por canal - https://support.google.com/adwords/answer/2470108?hl=pt-BR
Segmentar por tópicos - https://support.google.com/adwords/answer/2497832?hl=pt-BR

Por fim, sobre o CTR ideal. Costumamos dizer que a partir de 2% já é um CTR bom. No entanto, quanto mais específicas forem suas palavras-chave + palavras-chave negativas e melhor segmentada for sua campanha de Display, melhor será esse CTR.

Faça um teste com essa estrutura de novos grupos de anúncios e conte para nós se deu certo, ok?

Um abraço e sucesso!

Oi Nath, muito obrigado pela ajuda. Vou criar grupos de a...

Calouro ✭ ✭ ✭
Oi Nath, muito obrigado pela ajuda. Vou criar grupos de anúncios diferentes e depois conto a experiência. Me esclareceu muitas coisas com sua contribuição.

Um abraço