AdWords
144 Usuários online agora
144 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Calouro ✭ ✭ ✭

Olá, boa noite pessoal!

Tudo bem?

 

Galera, peguei uma nova conta há algum tempo aqui na ag. que eu trabalho. O que parecia ser um trabalho simples, veio a se tornar um problema.

 

Quando a conta chegou a nós, o AdWords já era a principal fonte de conversões do e-commerce, mesmo com a conta sendo totalmente feita de forma amadora. 

 

A conta não tinha uma campanha de branding, sua principal campanha vendedora, era uma campanha com apenas um grupo de anúncio com várias palavras chaves variadas e todas elas na correspondência ampla.

 

Criei uma nova campanha, com variados grupos de anúncios para as diferentes palavras chaves e com anúncios melhores segmentados de acordo com as palavras chaves. 

 

O problema, e que ainda não consigo entender, foi que a campanha que eu criei não conseguiu performar da mesma maneira que a antiga campanha amadora. 

 

Fiquei um tempo, com essa campanha e agora na quinta feira, depois quase um mês sem conseguir converter de forma aceitável, reestruturei 100% das campanhas utilizando outras estratégias.

 

Foi criadas campanhas de rmkt, rlsa, dsa, pesquisa para as principais palavras, pesquisa para as palavras secundárias, campanha de display, mas ainda não consegui obter um resultado satisfatório, mesmo o adwords continuando sendo a principal fonte de receita para o e-commerce.

 

Será que alguém consegue ter uma ideia, do PORQUE isso ocorreu? E como posso tentar reverter essa situação? 

 

Essa conta está me tirando o sono de uma forma impressionante, e eu não consigo entender o porque de tudo isso e o que eu posso fazer para mudar esse cenário.

 

Desde já agradeço qualquer ajuda ou sugestão do que eu posso fazer. 

 

Tenham um boa noite!

Grande Abraço, 

Especialistas responderamverified_user

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Principal Colaborador
Olá Aguayo,

Não é comum acontecer esta situação - sua experiência deveria sobrepor o desempenho de uma conta feita de maneira amadora.

A Primeira pergunta que faço é: Quem te disse que o desempenho está pior? Você está comparando volume de conversões do passado com agora e está dando diferença? Ou o cliente está te dizendo que recebia mais ligações antes (não confie... eles sempre erram aqui)? ~ É importante antes de mais nada você ter absoluta certeza de que o desempenho está realmente pior... o orçamento mudou? Mudaram os objetivos da campanha? O acompanhamento de conversão continua instalado da mesma maneira?

Se o desempenho caiu realmente, vamos para o próximo passo:

Você cita campanha de Branding... e que o desempenho caiu - o cliente ordenou você fazer uma campanha de Branding ou foi algo que você sugeriu? Se o Cliente não pediu isso - reveja? Se o objetivo do ecommerce é resposta direta, não crie campanha de branding - é um erro que muitas agências fazem: Ela cria uma campanha de display, gasta o orçamento em impressões e acha que é Branding - isso não é Branding, alguns Googlers dizem para fazer isso, não é bem assim. Você deve ter uma boa estratégia e um objetivo para fazer Branding - se o cliente quer resposta direta, faça Display mas tenha foco no custo por clique convertido.

Assim tenha cuidado com a distribuição do orçamento - se o que vende mais é Search, mantenha maioria do orçamento lá.

Existem outras possibilidades: Por exemplo, por paradigma você pode ter desativado algo que estava funcionando muito bem que você não gosta - por exemplo existem agências que não gostam de correspondência ampla e em alguns casos, em contas estáveis mesmo feitas de maneira amadora, a correspondência ampla funcionava bem - você chega e muda para exata e o desempenho morre.

Outro caso, pode ser que você não gostou de um anúncio pois acreditava que ele não era bom - mas o Índice de Qualidade das palavras são sempre atrelados ao anúncio - você apaga o anúncio e o índice de qualidade geral da conta cai.

Antes de mais nada: Ganhe tempo - diga ao cliente que é normal uma nova estratégia dar resultado - mas dê a si mesmo 1 semana para tudo voltar ao normal.

Meu conselho é que você em primeiro lugar recupere a campanha antiga e coloque ela no ar - aí você tenta criar cópias dela que tenham desempenho melhor - se não conseguir, mantenha a antiga e otimize ela com máximo cuidado (evitando mudar correspondências ou excluir anúncios_ - algumas pessoas não gostam disto, até por vaidade - mas não tem nada errado em manter uma conta antiga.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Principal Colaborador
Tenho a mesma posição do Érico, principalmente na questão de colocar uma campanha de branding em uma campanha no qual o objetivo é a venda direta.

Um fator que o Érico não chegou a levantar que eu acho que você deve ficar atento é que provavelmente a campanha antiga de seu cliente já possuía um histórico muito bom mesmo sendo uma campanha amorada.

Este histórico acaba influenciando em um CPC mais barato para as palavras-chave e acaba gerando um resultado seja em cliques e consecutivamente em conversões.

Já tive casos parecidos e a melhor solução realmente é reativar a campanha antiga de seu cliente até que a sua ganhe embalo para ter os mesmo resultados para você poder pelo menos pausar a campanha antiga.

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá Gravity, bom dia!
Tudo bem?

Antes de qualquer coisa, agradeço sua resposta. Obrigado!

Vamos lá!

Exatamente, quando eu comparo o volume de conversões que foram gerados via AdWords, consigo reparar numa redução. O cliente já comentou sobre essa queda no volume de vendas após a primeira alteração, e realmente eu pude constatar que é verdade.

No caso, nem o orçamento nem a estratégia mudaram. O orçamento sem manteve no mesmo patamar de R$2.700 até R$3.000 e a tag de conversão é a mesma, que está instalada corretamente.

No caso da campanha de Branding, fui eu que sugeri e implementei ela. Ela não é o problema, exclusivamente nesta campanha eu consigo obter um bom resultado com um baixo custo. Mas o branding que eu criei foi apenas para o search, com um orçamento muito baixo, até porque o cpc é barato, com um ótimo índice de qualidade e sem concorrência.

Pois é, a maior parte do orçamento está no search, como comentei, criei uma campanha com as principais palavras. As que mais vendiam quando a conta não era da agência, após eu ter mudado a primeira vez a conta, nessa nova reestruturação que eu realizei na quinta passada, estou utilizando apenas palavras amplas e amplas modificadas, e negativando muita coisa que pegava anteriormente que não trazia resultado.

Os índices de qualidade estão bons. Poucas palavras estão com 6/10 porém a maioria 8/10, 9/10 e 10/10. Nenhuma abaixo de 6/10.

Sim, vou esperar essa nova estratégia, que não faz uma semana que eu fiz, começar a performar, mas mesmo assim estou um pouco preocupado e gostaria de saber se alguém já tinha passado por essa situação ou saberia o que poderia estar acontecendo. Eu realmente não consigo entender.

Caso não consiga performar com a campanha que eu fiz, irei seguir seu conselho. Pois não sei o que fazer, rsrs.

Muito Obrigado e grande Abraço.

PS: Ainda fico aberto a novas sugestões e conselhos.

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá AntonioMuniz, bom dia!

Exatamente, já me atentei a esse fato. Com certeza o histórico da conta tem muito a ver com os resultados, pois era uma conta que já rodava há algum bom tempo.

No caso dos cpc's, consegui manter um cpc relativamente igual, poucos centavos de diferença, mas comparando todos os períodos, os números de cliques se mantiveram também. O que teoricamente, com o mesmo tráfego, iria gerar o mesmo tanto de conversão, até porque estava mais segmentada que a primeira campanha!

Como reativar a campanha antiga do meu cliente? Como estou utilizando as mesmas palavras chaves, as mesmas irão concorrer entre si. Isso não afeta o desempenho das duas campanhas ?

Obrigado!

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Principal Colaborador
Aguayo, você deve colocar elas para rodarem em períodos diferentes exatamente para evitar que elas concorram entre si.

Se você não excluiu a campanha antiga de seu cliente basta vc trocar o status de pausado para ativo.

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Calouro ✭ ✭ ✭
Antônio, desculpe a minha ignorância e o seguinte questionamento.

Mas se eu, por exemplo, deixar uma campanha rodando por uma semana e pausa-la e em seguida ativar a outra, e ficar nesse ciclo, o Google não irá punir os índices de qualidade e também aumentar o CPC da conta? Porque não vejo isso como algo "saudável" para as campanhas.

Não exclui a campanha antiga, apenas pausei ela.

Obrigado,

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Principal Colaborador
Não vejo nenhum motivo para o Google punir seu índice de qualidade apenas por pausar a campanha.

O que você pode sofrer é com o período de adaptação da campanha alternando a campanha semana sim semana não principalmente para analisar os relatórios de desempenho.

Como falei tenho um cliente que teve a mesma situação que o seu, eu optei por deixar as campanhas programadas para alternarem um dia uma outro dia outro e fui diminuindo a frequência da campanha antiga até eliminar a campanha antiga de vez.

Re: Campanhas Não Está Vendendo Mesmo Mais Otimizada.

Calouro ✭ ✭ ✭
Ah sim, ok. Por isso perguntei, nunca tive ou vi alguém utilizar esse tipo de estratégia e nunca enfrentei algo como isso, por isso o receio.

Obrigado Antônio e Gravity , vou estudar essa opção e testa-la !!

PS: Continuo aberto a mais sugestões, rsrs

Grande Abraço,