AdWords
1.4K Usuários online agora
1.4K Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Como fazer uma segmentação correta de local?

Calouro ✭ ✭

Olá,

 

Estou tentando segmentar uma campanha por local, mas estou tendo algum tipo de problema.

 

Segue meu passo a passo:

 

1) Fui em Locais e adicionei minha segmentação

 

 Captura de Tela 2017-11-23 às 00.17.32.png

 

2) Cliquei em excluídos e removi todas as cidades em volta do local que eu quero segmentar

 

Captura de Tela 2017-11-23 às 00.18.47.png

 

3) Fui em configurações > configurações adicionais > opções de local  e selecionei "Pessoas que estão nas suas regiões de segmentação"

 

Captura de Tela 2017-11-23 às 00.20.07.png

 

Quando eu vejo o relatório do Adwords, ele diz que só está tendo cliques do local segmentado, veja só (fiz um filtro apenas dessa quarta, dia 22):

 

Captura de Tela 2017-11-23 às 00.21.29.png

 

Porém, quando vou no Google Analytics, e seleciono Aquisição > campanhas > CPC e coloco como dimensão secundária cidade, ele me mostra outras cidades, veja só: 

 

Captura de Tela 2017-11-23 às 00.23.21.png

 

Eu percebi isso pois ao ver os usuários em tempo real, via que eram de outros locais.

 

Já liguei no Google, falei com 4 especialistas diferentes, e nenhum soube me dar uma resposta precisa por que os meus anúncios aparecem - ou melhor, por que pessoas acessam - de fora da minha região de segmentação.

 

O que foi sugerido para mim, eu fiz: 1) segmentar minha cidade; 2) excluir outras cidades; 3) tirar local de interesse e deixar apenas local físico.

 

O que mais posso fazer?

Especialistas responderamverified_user

Como fazer uma segmentação correta de local?

Principal Colaborador

Oi Igor, como vai?

 

Existe um grande problema de distribuição de IPs aqui no Brasil, por conta disso, os relatórios por locais que se baseiam nisso sempre estarão "sujos" e nunca serão 100% fiéis a realidade.

 

Nos Estados Unidos por exemplo você consegue fazer uma campanha usando um CEP e atingir apenas uma rua específica, enquanto aqui no Brasil, o meu computador de São Paulo por exemplo vira e mexe aparece com IP sendo do Rio de Janeiro ou Brasília.

 

É uma pena pois isso atrapalha diretamente as campanhas e as informações, por isso, se você puder, gere um alto volume de dados antes de se basear em alguma coisa.


Espero que ajude.

Abraços,
_

Como fazer uma segmentação correta de local?

Calouro ✭ ✭

Muito interessante, Leandro.


Mas por que a mesma empresa, em dois produtos diferentes, enviam dados diferentes?

 

O Google usa uma base de ips no Analytics e outra base no Adwords?

 

É muito estranho eu ter créditos debitados no adwords, e isso ser um erro "sujo", como você disse, e no analytics esses dados estarem ok.

 

É isso?

Como fazer uma segmentação correta de local?

Principal Colaborador

Apesar das ferramentas serem da mesma empresa, cada uma possui suas métricas e formas de medição.

 

Por exemplo, o AdWords, até onde eu conheço, analisa a sua localização através do seu IP se você estiver no computador e/ou através do seu GPS e triangulação de torres se você estiver usando o celular.

 

Já no Analytics, o sistema usa o IP e onde os Provedores de Serviço determinam esses ranges, por conta disso e por uma questão de privacidade, nos relatórios do Analytics, você não enxerga o IP do usuário e sim o nome do provedor dele como "claro s.a." ou como "brasil telecom s/a - filial distrito federal", e por conta desses ranges, as informações podem divergir.

 

 

Outro ponto importante é que você não consegue determinar individualmente se o mesmo usuário que clicou no seu anúncio do AdWords com uma localização XX tem essa mesma localização dentro do GA. Você sempre terá que fazer isso com base em amostragem, e mesmo assim, nunca será 100% perfeito.

 

Existem diversos motivos e influências nisso, por isso tente sempre trabalhar com uma alta amostragem, pois se depender de pouco trafego e dados exatos, as análises podem ficar erradas ou incompletas.

_

Como fazer uma segmentação correta de local?

Calouro ✭ ✭

Entendo, Leandro.

 

A resposta parece satisfatória, mas não consigo aceitar como válida de uma maneira técnica. Estou um pouco incomodado com o fato de eu fazer uma segmentação e não conseguir avaliar isso em tempo real pelo GA.

 

(e até por que eu acho que o GA também usa triangulação de torres)

 

Mas paciência. 

 

De qualquer maneira, obrigado pela atenção, Leandro! 

Como fazer uma segmentação correta de local?

[ Editado ]
Principal Colaborador

Sem problemas, Igor, a intenção é sempre tentar ajudar de alguma forma Smiley muito feliz

 

Veja a informação contida nessa página, talvez possa ajudar: https://support.google.com/adwords/answer/2453994?hl=pt-BR

 

"Variação nos números de relatórios geográficos: Os dados geográficos da sua tabela de estatísticas do Google AdWords podem variar um pouco em comparação com outros dados da conta ou com fontes como acompanhamento ou registros da Web de terceiros. Clique na seção abaixo para conhecer alguns dos possíveis motivos."

 

Depois, um dos possíveis motivos é: "Endereços IP: endereços IP são reatribuídos periodicamente, e o Google AdWords atualiza seus dados de IP regularmente para refletir essas alterações. Outros fornecedores de acompanhamento podem atualizar seus dados de IP com uma frequência diferente." 

 

Nessa mesma página ele mostra como você ver informações diferentes entre o relatório Geográfico e o relatório de Localização do Usuário. Talvez isso te ajude a fazer mais sentido nos dados.

 

Outra página que pode ajudar a entender discrepâncias de informações coletadas pelo Analytics: https://support.google.com/analytics/answer/1034383?hl=pt-BR

 

"É possível que os usuários tenham definido suas respectivas preferências de navegador impedindo que o Google Analytics colete dados no site: 
É possível que os usuários que acessam seu site por meio do Google AdWords tenham desativado o JavaScript ou os gráficos, ou usem outras tecnologias que impedem o Google Analytics de coletar informações sobre os usuários do seu site (como a instalação do Add-on do navegador para desativação do Google Analytics). Em alguns casos, o Google Analytics não consegue incluir esses usuários no relatório, mas o Google AdWords inclui."

_