AdWords
910 Usuários online agora
910 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Dicas de Marketing de Busca para Negócios Locais

Estudante ✭ ✭ ✭

No final de Julho de 2014 fiz uma palestra na AESUL (Associação de Empresas da Zona Sul de São Paulo) sobre como a internet e o Google podem ajudar empresas locais de todos os segmentos a se tornarem mais competitivas no mercado e conquistarem novos clientes. Então achei valido dividir aqui na comunidade as dicas dessa palestra e ajudar quem em uma loja física um escritório ou um consultório a usarem o Google da forma mais eficaz possível.

 

Influencia e ciclo de compras.

Você sabia que 4 a cada 10 pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra, seja um cosmético na internet, alugar uma casa na imobiliária sem eu bairro favorito ou um novo lugar para comer na hora do almoço. Atuar na internet nessa hora pode influenciar a escolha por seus produtos ou serviços antes mesmo da pessoa passar na frente de seu ponto comercial.

 

O conceito do lead e o papel da internet em negócios locais.

Um lead é um contato qualificado para cada tipo de negócio, seja uma ligação, um e-mail, um formulário preenchido ou uma visita. A geração de leads para seus negócios deve ser o papel central da internet em negócios locais. Se sua empresa usar a internet para gerar esses contatos qualificados você verá que os custos de comunicação são muito competitivos em relação a outras mídias como panfletos, rádio e revista.

 

A importância do planejamento e mensuração.

Fazer um planejamento antecipado e integrar a internet a comunicação global de sua empresa é muito importante antes de sair querendo milhares de cliques para seu site. Você pode definir os objetivos e as estratégias de sua masca na internet respondendo algumas perguntas: O que eu quero que as pessoas façam quando me encontrarem? Quanto vale cada contato qualificado para meu negócio? Onde as pessoas importantes para minha empresa estão e como posso alcança-las? O que é importante para elas e que pode convence-las a fazerem negócio comigo?

 

Tão importante quanto planejar é mensurar os resultados obtidos. Isso evita gastos desnecessários e te dá a real dimensão de sua estratégia, se ela está funcionando ou não. A internet, diferente de outras mídias pode ser totalmente medida em números, saber quantos cliques chegaram no seu site é fácil, mas é importante saber se esses cliques estão se tornando realmente clientes ou se você não está entregando o que eles queriam define uma comunicação realmente eficaz ou não.

 

Otimização das campanhas Google para pequenos negócios.

Por fim vou dar dicas que podem melhorar suas estratégias de marketing de busca, que utilizam as ferramentas de anúncio do Google:

 

Segmente suas campanhas por locais de destino.

Você pode alcançar uma cidade específica um conjunto de cidades, um estado ou até um país para suas campanhas de Adwords, mas as vezes seu negócio físico exige um alcance ainda mais específico sendo alguns bairros ou região da cidade. Assim considere colocar palavras chaves mais específicas, que coletam buscas mais relevantes para você como por exemplo: “salão de cabeleireiro na zona sul”, ou “pet shop no Morumbi”, isso combinado com anúncios bacanas vai aumentar muito a taxa de cliques de seu negócio e com certeza levar pessoas com muito mais potencial de virar cliente para seu site.

 

Explore as extensões de local e chamada.

Você pode utilizar endereços cadastrados no Google Places ou inserir endereços manualmente abaixo de seus anúncios na rede de pesquisa Google ou colocar seu telefone em um botão que pode ser clicado por um usuário que busca por smartphone, Considere essas estratégias se uma ligação ou uma visita a seu local faz parte das rotina de compra de seu produto ou serviço.

 

Esqueça a vaidade.

As vezes abdicar por estar nas três primeiras posições dos resultados pode ser uma estratégia válida para seu negócio, observe sal concorrência e veja se seu anúncio atende a um nicho específico das pessoas que estão buscando, por exemplo: se você tem uma escola de educação infantil no bairro de Interlagos em São Paulo, e esta anunciando para a palavra-chave: “Creche em SP”, apenas uma parcela das pessoas que buscam por creche em sp terão interesse por uma que esteja no bairro de Interlagos, então você pode trabalhar anúncios que falam que seu negócio é em determinado local e posiciona-lo na lateral direita dos resultados, quem tem interesse vai clicar em você.

 

Use o remarketing no display e na pesquisa.

Muito provavelmente uma pessoa não vai entrar em contato com você da primeira vez que ela chegar no seu site, então manter o contato com ela em anúncios gráficos pode ajudar a convence-los. Nos resultados de pesquisa se alguém chegou no seu site quando procurava por: “Mecânico em SP” clicando em seu anúncio que fala a localização física de seu negócio. Quando ele pesquisar novamente um anúncio diferente que fale sobre promoções e ofertas pode convence-lo a tornar seu cliente após o segundo clique.

 

Foque em leads e não em cliques.

Mais importante que dezenas de milhares de cliques para o seu site são os resultados que eles te entregaram, só clique não resolve nada para negócio nenhum. Então defina suas métricas de desempenho e foque nelas. Faça uma planilha com os novos contatos que chegam e sempre pergunte como a pessoa conheceu sua empresa, anote o dia e horário, use esses dados para melhorar suas campanhas.

Especialistas responderamverified_user

Re: Dicas de Marketing de Busca para Negócios Locais

Principal Colaborador
mto bom o artigo Jonatas