AdWords
671 Usuários online agora
671 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Estimativa de impressões

Graduado ✭

Bom dia pessoal,

 

Criei uma nova campanha para determinada empresa, a campanha desse cliente era só para proteger o nome da marca e quando fiz a estimativa o google estimou 90 impressões e 1 clique por dia, após primeiro dia da campanha rodar houve 537 impressões e 187 cliques, muito fora do que o google estimou sendo que é apenas impressões de correspondência exata, pelo nome da empresa.. Como explicar um erro tão grande ao cliente? Smiley triste

Especialistas responderamverified_user

Re: Estimativa de impressões

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Olá Graziele, bom dia!

Você utilizou correspondência exata para suas palavras-chaves? As vezes, o nome da empresa pode ser um pouco genérico e ter carregado um tráfego indesejado.

Verifique também se a palavra a qual você havia feito a estimativa não está escrita de alguma forma diferente, se está com o mesmo tipo de correspondência quando analisada, mesmo CPC... 

Você pode olhar pela aba Dimensões > Termos de Pesquisa para ver quais foram os itens pesquisados e poder passar mais informações para o seu cliente.


Espero ter ajudado.

Abraços,

Re: Estimativa de impressões

Graduado ✭
Olá Alessadra,
Coloquei como correspondência exata sim, e os resultados são todos realmente pela única palavra que é o nome da empresa, já havia olhado nos termos de pesquisa :/

Re: Estimativa de impressões

Principal Colaborador

Graziele, se eu puder dar uma dica pessoal, é a de nunca confiar totalmente nesse volume de estimativa e preço que as ferramentas do Google fornecem.

 

Elas funcionam sim pra você ter uma base e analisar algumas tendências, mas os volume e preço SEMPRE mudam quando a conta começa a rodar. Geralmente esses volumes são volumes MÉDIOS com base em meses anteriores, então no seu caso, se a empresa fez alguma ação de marketing, ou possui um segmento com concorrentes fortes que possam ter influenciado as buscas, naturalmente esse volume pode mudar.

 

Se você utilizou correspondência exata e tem a noção de que está tudo correto, isso foi um comportamento do segmento, que pode ter tido uma alta. No final das contas, essas ferramentas trabalham com pessoas e volume de pesquisas históricas, algo que estamos sujeitos a mudanças o tempo todo.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Re: Estimativa de impressões

Graduado ✭
Muito obrigada pela dica Leandro! Até sei que essas estimativas não são lá muito confiáveis, mas me assustei porque a diferença foi realmente bem grande. Existe alguma outra forma de tentar estimar melhor para fazer o orçamento para o cliente? Sei que serei muito questionada por esse cliente por essa diferença então queria me prevenir melhor para próximas estimativas.

Re: Estimativa de impressões

Principal Colaborador
Olha, para nós que trabalhamos com Adwords e palavras que são pesquisadas, eu sempre penso no significado que a palavra tem. Uma Estimativa, aproximada ou não, sempre será uma estimativa.

Nesses casos, exatamente pela ferramenta não ter um volume 100% confiável, eu prefiro o caminho inverso: ao invés de basear meu orçamento nas impressões/cliques, eu sugiro um investimento dentro do que o cliente pode investir, e impressões/cliques vão vir dentro desse orçamento. Foi a forma que eu achei pra combater essa discrepância de dados.

Se você precisar REALMENTE provar os dados e fornecer uma estimativa, eu sempre coloco algumas anotações como:

- Volume MÉDIO com base em histório médio de pesquisas do Google
- Dados ESTIMADOS
- Dados sujeitos a alteração e influência de mercado

Todas essas coisas são coisas que você não possui controle, então se precaver disso pode te ajudar na ponte com o cliente.

Bom, é o que eu faço Smiley feliz

Re: Estimativa de impressões

Graduado ✭
Entendi!
Muito obrigada pelas dicas Leandro Smiley feliz