AdWords
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

[Evento] Semana com o Especialista - Google+

[ Editado ]
Mestre ✭ ✭ ✭

Olá, pessoal!

 

Hoje começa nossa Semana com o Especialista sobre Google+. Roger Pike, especialista que já estave por aqui pela comunidade falando conosco sobre publicidade em dispositivos móveis, se juntará à nossa especialista Julian Sonda para nos mostrar como usar todo o potencial do Google+.

 

Vocês já podem começar postando suas perguntas aqui para a Julian e o Roger. Daqui a pouco eles passam por aqui para dar um alô. E esta semana ainda teremos Hangouts com eles.

 

Abraços!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter
Especialistas responderamverified_user

Oi pessoal!

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭ ✭

Oi pessoal! Estou de volta para falar sobre Google+ e tudo o que as empresas podem fazer nesta nova plataforma que está tomando conta do Brasil e do mundo. Para começar o papo, alguns dados gerais e comentários importantes:

  • Antes de começarmos a falar sobre as vantagens do G+, é importante conhecer a definição correta. É bem comum que as pessoas pensem ou digam que o G+ é uma "rede social" mas na verdade é algo bem diferente. O Google+ é na verdade uma "camada social" atrelada a todos os produtos do Google. Pode pensar nisso como a união de todos os produtos do Google e que tem como centro o usuário e seu círculo social. O Google+ é o que permite unir conteúdo do YouTube com GMail, Maps com Android, Pesquisa com amigos e conhecidos e muito mais. Claro, existe um lado de compartilhamento de informações (tanto na web quanto no celular/tablet) que lembra as redes sociais que existem hoje mas este é apenas um pedaço do Google+.
  • Alguns dados interessantes: Vocês já devem ter visto milhares de páginas e milhões de usuários brasileiros interagindo, postando fotos e vídeos, eventos, hangouts e muito mais neste último ano. O Google+ ultrapassou a marca dos 400 milhões de usuários registrados em todo o mundo e sabemso que uma boa parte vem do Brasil, é claro.
  • Todos os dias encontramos várias empresas utilizando o G+ para iniciar conversas interessantes com seus usuários, separando-os em círculos, fazendo Hangouts On Air e criando diversos tipos de eventos. Isto vale tanto para grandes empresas como para empresas pequenas pois todas trabalham com conteúdos específicos aos seus públicos.

Deixo aqui na Comunidade algumas perguntas:

  1. Quais produtos do Google+ são os mais interessantes para seus clientes? (Hangouts, Eventos, círculos, integração com YouTube, páginas locais, etc...)
  2. Quais são os principais desafios na hora de "vender" o Google+ aos seus clientes?
  3. Quantos de vocês já utilizam o G+ como plataforma principal? (Tanto para empresa quanto na vida pessoal)?

Abraços e nos vemos ao longo da semana!

 

Oba! Estive esperando por este intensivo de Google+! Sabe...

Estudante ✭ ✭ ✭

Oba! Estive esperando por este intensivo de Google+!

Sabem que eu criei meu perfil pessoal logo no começo, mas nunca me dediquei a arrumá-lo de vez? Agora quero deixá-lo redondinho pra aproveitar tudo o que ele oferece.Smiley muito feliz

 

Agora vai minha pergunta (vamos falar da concorrência? Hehehe)

 

Vejo muitas empresas utilizando o Facebook para fortalecer a marca e "amarrar" os clientes através do compartilhamento de conteúdo e do fornecimento de informações úteis.

Trabalho com AdWords para uma Imobiliária, e quero, a partir de janeiro, iniciar um trabalho em redes sociais. Tenho várias estratégias para o Facebook e Twitter, mas não consigo achar um caminho para fazer algo criativo no G+, embora queira muito usá-lo (principalmente para utilizar extensão de anúncio).

Já digo que nunca fucei muito o G+, não conheço direito, por isso pergunto: qual a ferramenta mais básica para eu utilizar no G+ para este objetivo? Queria fortalecer a marca e estar mais próximo dos clientes, o que o G+ oferece para isto?

 

Obrigado!

Melhores práticas

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭ ✭

Oi viniciuspaludo e obrigado pelo comentário!

Vamos lá:

Você mencionou um ponto muito importante que serve para qualquer estratégia social (seja no G+, YouTube ou redes de outras empresas): fornecimento de informações úteis.

 

A estratégia social da empresa é muito diferente de um anúncio. Postar apenas produtos e ofertas para seus usuários pode ser bastante cansativo. (Se os usuários estiverem interessados apenas em produtos ele poderão clicar no seu anúncio ou visitar seu site.) Em um ambiente social precisamos postar conteúdos realmente interessantes e que combinem com a nossa empresa. Alguns exemplos:

  • Um supermercado não precisa postar os produtos na sua página do Google+. Seria mais interessante ao usuário dar dicas de receitas ou idéias para um jantar e mencionar os produtos que podem ser comprados na loja.
  • Uma empresa de viagens não precisa postar apenas preços e ofertas. Para os leitores, é muito melhor ver dicas de roteiros de viagem. Ao final da postagem, pode incluir um link para comprar uma passagem.
  • Para uma imobiliária, como você mencionou, existem várias categorias de postagens interessantes: Você pode postar informações sobre uma cidade ou um bairro onde você está querendo vender um empreendimento, dicas de decoração, eventos na região que você atua e muito mais. Eu sigo uma imobiliária americana no Google+ porque ela sempre posta conteúdos interessantes sobre a cidade de Nova York. (LINK). Se eles postassem apenas fotos de apartamentos eu não teria interesse em conhecer a empresa e interagir com eles. 

Você também pode usar todas as ferramentas do Google+ para incrementar suas postagens como por exemplo:

  • Postagens em foto: O G+ tem uma das maiores áreas para imagens. Use isso!
  • Postagens de vídeo: O mesmo vale para vídeos. Você pode postar um conteúdo diretamente do YouTube para seus usuários.
  • Hangouts On Air: Você pode convidar seus usuários a participar ou apenas assistir um Hangout da sua empresa. Pode chamar um convidado especial (Como um arquiteto de um imóvel) ou fazer um tour virtual do espaço que esteja querendo mostrar.
  • Páginas locais: Caso tenha muitos locais, pode criar uma página local dentro do Google+ e acompanhar os comentários e fotos dos leitores neste local.

Espero ter ajudado!

Quem aqui tem bons exemplos de conteúdo interessante postado por empresas?

 

APROVEITANDO: Não percam nosso Hangout de amanhã ás 14h na página do Google Brasil sobre Google+ também como parte da nossa Semana Com o Especialista!

O link do evento está aqui. Tragam suas perguntas e exemplos para o evento e nos vemos lá!

 

Poxa, valeu mesmo pelas dicas, em especial o link da imob...

Estudante ✭ ✭ ✭
Poxa, valeu mesmo pelas dicas, em especial o link da imobiliária americana aí, já está me trazendo ideias!

Pessoal,   Temos um Hangout com o Pike com nosso outro es...

Mestre ✭ ✭ ✭

Pessoal,

 

Temos um Hangout com o Pike com nosso outro especialista Rodrigo Paoletti começando em 10 minutos! Participem! Podem fazer perguntas por aqui ou pela +Page do Google Brasil.

 

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Bacana esse hangout, foi um ótimo brainstorm para tomar n...

Principal Colaborador
Bacana esse hangout, foi um ótimo brainstorm para tomar novas iniciativas usando o G+ em ações de empresas.
Henrique Giacomitti
Linkedin

Muito bom o hangout. Pena que eu não pude participar por...

Estudante ✭ ✭ ✭

Muito bom o hangout. Pena que eu não pude participar por causa do horário.

 

Valeu a todos pelas dicas, foram muito úteis.

Pike, como as PMEs podem tirar proveito do G+?

Antigo Principal Colaborador

Pike, como as PMEs podem tirar proveito do G+?


Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

PMEs

Calouro ✭ ✭ ✭

Oi Bruno! Essa é uma boa pergunta.

Algumas regras básicas funcionam para grandes empresas, pequenas empresas ou mesmo indivíduos em estratégias sociais:

  • Utilize a plataforma como meio de comunicaçõa, tanto para falar quanto para ouvir.
  • Aproxime-se de seus consumidores com conteúdos relevantes e não como produtos e ofertas.
  • Utilize as ferramentas que a plataforma oferece como postagens de fotos, vídeos, faça Hangouts, crie eventos e o mais importante: Vincule sua página á sua conta do AdWords. Assim você conseguirá potencializar seus seguidores como recomendações de seus anúncios. Seus anúncios terão cliques mais qualificados e isto levará pessoas mais interessadas em comprar seus produtos.
  • As PMEs ainda têm algumas vantagens de poder se aproximar mais de seus consumidores e fazer ações mais segmentadas. As grandes empresas fazem isso mas de forma segmentada utilizando seus Círculos.

Importante: Sempre teste as ações. Veja aquelas onde as pessoas mais compartilham e comentam e sempre analise os resultados em suas campanhas do AdWords. Acho que essas são as dicas principais.

 

Abraço!