AdWords
488 Usuários online agora
488 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Google X mudança de Plataforma

Calouro ✭

Olá pessoal!

Essa é a minha primeira particpação aqui na comunidade.

Tenho a seguinte dúvida, possuo um ecommerce e estamos fazendo uma mundaça de plataforma.

Vocês acham que isso vai influenciar nos resultados de busca?

Tem alguma medida especial que devo tomar?

E depois de várias tentativas de gerenciar sozinho minha conta de adwords estou buscando um profissional que possa me ajudar. Vocês podem fazer alguma indicação?

 

Agradeço desde já,

E um abraço a todos dessa comunidade que compartilham seus conhecimentos.

Especialistas responderamverified_user

Re: Google X mudança de Plataforma

Principal Colaborador
Olá Estrutura b, bem vindo a comunidade.

Respondendo suas perguntas, sim, tanto no orgânico como nos resultados pagos podem sofrer influencia com a mudança da plataforma.

A melhor medida que se deve tomar é manter a mesma estrutura das URLS do site antigo no novo, ou pelo menos fazer um REDIRECT 301 das Urls antigas para as novas.

Utilizando uma destas estratégias as novas URLS não precisaram passar por todo o processo de indexação novamente, e passaram a assumir o lugar das antigas.

Já no AdWords recomendo que Pause a campanha no momento em que for migrar de uma plataforma para outra e verifique se todos os anúncios estão funcionando corretamente antes de ativar a campanha ( para isso basta acessar a aba anúncio e ir clicando no título dos anúncio)

Com relação ao profissional, aqui na comunidade é proibida a autopromoção ou indicação, mas existem vários profissionais qualificados, que você poderá entrar em contato com eles e analisar qual atenderá seus objetivos

boa sorte!

Re: Google X mudança de Plataforma

Principal Colaborador
Colega,

Como dito pelo Antonio, a mudança da plataforma de e-commerce influencia diretamente nos resultados de busca e, por isso, é preciso de cuidado ao fazer a migração, pois os algoritmos do Google irão reavaliar totalmente o novo site e, assim, seu posicionamento mudará.

Para fazer a migração, é importante analisar:

- O código-fonte do novo e-commerce é amigável ao Google?
- A arquitetura da informação do novo site é similar ao antigo?
- Os URLs do novo site permanecerão iguais ao antigo? Será feito o redirecionamento 301 dos URLs antigos para os URLs novos correspondentes?
- Os títulos das paginas do novo site permanecerão iguais ao antigo?

Enfim, há muitos fatores a serem analisados numa migração e, qualquer falha nesse processo poderá acarretar perda de posicionamento.

Boa sorte!
__
Alex Pelati

Re: Google X mudança de Plataforma

Estrela em Ascensão

Excelentes dicas do pessoal!

 

Aproveitando para somar mais um pouco... A respeito do HTML, utilize o W3C Validator para conferir se seu html está "redondo" para não sofrer influencias negativas orgânicas da virada de site:

 

W3C Validatorhttp://validator.w3.org/

 

Screen Shot 2014-02-05 at 9.02.33.png

 

Já participei do processo de mudança de plataforma ECommerce e realmente é algo muito delicado. Prepare-se para um período de até 3 ou 4 meses (pelo menos) de recuperação e normalização dos números orgânicos e também dos patrocinados.

 

Como você estará mudando a sua estrutura da URL, o seu novo anúncio passará por uma nova avaliação de índice de qualidade.

 

Trabelhe muito em cima dos redirects e crie uma página de erro amigável, sabe aquelas divertidas? Não as páginas de erro que realmente parecem erros Rsrsrsrrss, coloque um campo de busca enorme nesta página para você não perder seu visitante (minimizar esta possibilidade).

 

Nosso amigo @HenriqueBG escreveu um artigo falando sobre índice de qualidade de links patrocinados, veja: https://www.pt.adwords-community.com/t5/Artigos-de-Usu%C3%A1rios/Como-o-%C3%8Dndice-de-Qualidade-imp...

 

O site Mestre SEO tem um artigo ótimo sobre Erros 404 Amigáveishttp://www.agenciamestre.com/seo/404-error

 

Outro artigo do Mestre SEO também sobre Redirecionamentos 301: http://www.agenciamestre.com/seo/redirecionamento-301-em-php-asp-htaccess-coldfusion-e-ruby-on-rails...

 

Aproveite para dar uma lida também nos Links Canônicos para prevenir possíveis duplicidades de conteúdo: https://support.google.com/webmasters/answer/139066?hl=pt-BR

 

Bom trabalho e Boas Conversões!

 

Abraços

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes