AdWords
656 Usuários online agora
656 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Lance automático ou manual, qual usar?

[ Editado ]
Funcionário do Google

Oi, pessoal! Tudo certo com vocês? Hoje eu vou falar sobre métodos de lance de CPC automático e manual, suas vantagens e como utilizá-los.

Lance Automático

Com esse tipo de lance de CPC, o Google vai definir o lance de CPC das suas palavras-chave buscando que o seu anúncio receba o maior número de cliques possível.

A vantagem do lance automático é que este necessita de um gerenciamento de campanha um pouco menos intenso, uma vez que o Google vai definir o lance e alterá-lo de acordo com a necessidade da sua campanha (e com o seu orçamento diário, como expliquei anteriormente).

Outra vantagem é que, como o sistema busca o maior número de cliques, esse método costuma selecionar lances menores de CPC do que o requerido no lance manual. Além disso, você pode controlar o valor do seu lance colocando um limite de lance de CPC.

Veja como configurar o Lance automático:

 

  1. Faça login em sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com.br.
  2. Na lista Campanhas, clique no nome da campanha.
  3. Selecione a guia Detalhes.
  4. Clique em Editar, ao lado da opção de lance.
  5. Selecione "O Google AdWords definirá meus lances para ajudar a maximizar os cliques dentro de meu orçamento-alvo".
  6. Clique em Salvar.



Lance Manual

No entanto, o lance automático pode não ser muito estratégico. Isso porque o Google seleciona valores iguais para todas as palavras-chave, e geralmente cada palavra-chave possui um valor diferente.

Outra razão é que o seu orçamento diário é levado em consideração na escolha do lance automático e por isso nem sempre o Google vai selecionar o valor suficiente para que o seu anúncio apareça na primeira página de resultados.

Por isso, se você deseja trabalhar com lances mais competitivos para aparecer com mais destaque na página de resultados, o lance manual é mais interessante para você.

E uma vez escolhido o lance de manual, como definir o lance de suas palavras-chave? Eu considero que o meio mais prático e eficiente é observar a coluna Posição Média, que fica em seu relatório de palavras-chave.

Para isso, escolha um período de pelo menos 7 dias de relatório (caixa que fica abaixo do seu id do cliente)  e veja os valores que estão aparecendo na coluna “Pos. Méd.”. Os valores entre 1 e 3 significam topo de página (primeiro, segundo e terceiro lugar). A partir do valor 4, seu anúncio estará aparecendo com mais frequência nos resultados à direita na página. Ajuste o seu lance de CPC de acordo com esses valores. Lembrando que essa mudança não vai alterar os valores de posição imediatamente. É necessário deixar a campanha rodar um pouco.

Veja como definir o método de CPC manual.

Qual é o seu perfil?

- Você é iniciante no Adwords ou tem pouco tempo de gerenciar a sua campanha?
- Você quer aumentar o tráfego do seu website?
- Você não trabalha com palavras-chave que possuem alta competição?

Então o lance ideal para para você é o automático.

- Quer controlar o desempenho de palavras-chave de forma individual?
- Deseja controlar a posição do seu anúncio, seja para posições de mais destaque ou de menos destaque?
- Trabalha com um segmento que há muita competição em anúncios?

Então o lance ideal para você é o manual.

Bem, pessoal, é isso. Ficou alguma dúvida? Qual opção de lance vocês usam? Por que?

Até a próxima! Smiley feliz

Especialistas responderamverified_user

Ótimo guia. Parabéns!

Estudante ✭ ✭ ✭
Ótimo guia. Parabéns!
Demetrius Wallace Romagnoli
Adwords Qualified ProfessionalGoogle +LinkedIn

Olá, Pessoalmente prefiro recomendo o uso do lance manu...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá,

Obrigado pela partilha.

 

Pessoalmente recomendo o uso do lance manual ou optimizado, pois garante maior controlo. Só em casos pontuais uso lance de cpc automático.

 

*nota: apenas um opinião pessoal, acho que fica mais legível o texto sem o "bold".

Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

Calouro ✭
Muito bom! =D

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

[ Editado ]
Graduado ✭

Texto muito bom

CEO da empresa
http://www.findme.pt

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

Calouro ✭
Eu tenho uma dúvida. o/

Seria possível usa um mesclado de automático e manual dentro de uma mesma campanha? Por exemplo, suponha que dentro da campanha "C01" eu tenha dois grupos: "G01" e "G02". Existe uma forma de deixar o grupo G01 em CPC automático e o G02 no manual? Ou é necessário criar uma campanha separada para cada um?

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

[ Editado ]
Graduado ✭ ✭

Ola Edgar R.
Tem como sim e só vc, selecionar a campanha que vc quer trabalhar, e do lado direito vai aparecer os grupos de anúncios que a campanha tem. Basta vc selecionar o grupo de anúncios que vc quer alterar e utilizar os botões de seleções que fica na parte superior . No botão estrategia de lance vc pode optar por um cpc automático ou não, no botão automatizado vc poe criar regaras automáticas para o seu grupo de anúncios.

Agora caso vc queira trabalhar individualmente também cada palavras basta vc entrar no grupo de anuncio que na parte superior via ter também os dois botões e nele vc pode trabalhar de maneira individual cada palavra-chave

Edson Rodrigues

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

Calouro ✭
Opa! Obrigado pela ajuda, Edson!

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

Calouro ✭ ✭

Olá, pessoal!

 

Vou fazer minha primeira campanha de Adwords, para uma empresa que faz os serviços de descupinização, controle de pragas em geral, limpeza de caixa d'água etc.

 

Para este tipo de cliente, qual o tipo de lance mais indicado? Também possuímos um orçamento baixo, então, em caso de uso do lance manual, existe um valor mais adequado de lance a ser determinado?

 

Obrigado!

 

Adhemar

Re: Lance automático ou manual, qual usar?

Principal Colaborador
Olá Adhemar você pode utilizar a Ferramenta de Planejamento de Palavra-chave para identificar o lance ideal para o seu segmento, normalmente a área de prestação de serviço tem um custo de CPC um pouco mais alto.

Particularmente prefiro trabalhar com o CPC manual mas se vc não tem muito conhecimento em AdWords trabalhe alguns dias com o automático para ver como funciona e depois passe para o manual