AdWords
818 Usuários online agora
818 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Melhor posição do anúncio

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Caros gurus.

Sou novato em adwords, e gostaria de sanar uma dúvida. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

Já li em muitos artigos em diversos blogs, já vi em diversos vídeos, uma busca obsessiva pela primeira posição nos links patrocianados da SERP.

E de repente eu me deparo com o seguinte texto na ajuda do adwords:

" Em geral, o ideal é ter uma posição de anúncio alta, pois mais clientes poderão ver seu anúncio."

http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1722122&from=6111&rd=1

Pensei:

"Tem lógica, o olhar do autor da busca se dirige naturalmente para os resultados orgânicos, logo, seria mais interessante que meu anúncio fosse exibido nas posições entre 3 e 5".

"Contra números não há argumentos". Quis tirar a prova, fui ver nos meus anúncios. Tenho alguns anúncios com posição média entre 1 e 3, no entanto os que receberam mais cliques, foram os que tem posição média entre 3 e 5, confirmando minha teoria.

Pergunto: é isto mesmo? A minha teoria se confirma ou foi uma coincidência?

2 SOLUÇÕES ACEITAS

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Re: Melhor posição do anúncio

Antigo Principal Colaborador

O texto do anúncio faz muita diferença. Um texto otimizado tende a ter mais cliques, mesmo que o anúncio não esteja entre os primeiros.

Dependendo da estratégia, é super válido reduzir o cpc de propósito para a posição do anúncio ser inferior, principalmente em segmentos onde os usuários procuram por preço e pesquisam muito antes de converter.

Conclusão: Nem sempre ser o primeiro é a melhor opção.

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Exibir solução no post original

Solução
Aceita pelo autor do tópico Valderes
Setembro 2015

Mestre ✭ ✭ ✭

Excelente resposta, Bruno!

Realmente, nem sempre estar na primeira posição significa ter o melhor resultado. Em alguns mercados, para algumas palavras-chave, uma posição mais baixa pode significar melhor retorno sobre o investimento, considerando CPC, taxa de conversão, etc. Além disso, como disse o Bruno, o texto do anúncio é fundamental.

Por isso, é sempre bom experimentar e acompanhar de perto os resultados Smiley feliz

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Exibir solução no post original

Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Antigo Principal Colaborador

O texto do anúncio faz muita diferença. Um texto otimizado tende a ter mais cliques, mesmo que o anúncio não esteja entre os primeiros.

Dependendo da estratégia, é super válido reduzir o cpc de propósito para a posição do anúncio ser inferior, principalmente em segmentos onde os usuários procuram por preço e pesquisam muito antes de converter.

Conclusão: Nem sempre ser o primeiro é a melhor opção.

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Valderes
Setembro 2015

Mestre ✭ ✭ ✭

Excelente resposta, Bruno!

Realmente, nem sempre estar na primeira posição significa ter o melhor resultado. Em alguns mercados, para algumas palavras-chave, uma posição mais baixa pode significar melhor retorno sobre o investimento, considerando CPC, taxa de conversão, etc. Além disso, como disse o Bruno, o texto do anúncio é fundamental.

Por isso, é sempre bom experimentar e acompanhar de perto os resultados Smiley feliz

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Aprendiz ✭

Bom dia @Valderes

Eu sempre trabalho com a ideia de que a melhor colocação é sempre entre a primeira e quarta posição, ou seja, as posições acimas do resultados orgânicos.

Creio que dificilmente o usuário rola a pagina para ver mais anúncios pagos ou mesmo checar mais algum resultado orgânico.

O que posso afirmar é que ficando nessas quatro primeiras posições sua CTR é bem mais alta do que ficando em posições abaixo, creio que analisar essa métrica junto com outras, como taxa de conversão te dará uma resposta mais precisa se vale a pena ou não

Sobre o usuários se dirigir naturalmente e clicar em resultados orgânicos, uma pesquisa feita  Catalyst em 2013 aponta que 48% dos usuários clicam em resultados orgânicos. Ou seja, uma boa parte clica sim em anúncios pagos.

Acredito que como o @BrunoWired disse, o texto do seu anuncio vai ajudar a determinar se o usuário clica ou não no seu anuncio, já que o texto seria nosso "criativo" na rede de pesquisa e claro que um anuncio mais chamativo é mais eficiente que um texto mais genérico. 

Na minha opinião, buscar sempre a primeira posição, na maioria das vezes, só trás gastos excessivos com cliques absurdamente mais caros. 

Estudante ✭ ✭ ✭

Vou falar resumidamente de uma experiência minha. Eu trabalho com comercialização de cursos online e o segmento de treinamentos e educação é muito "pesquisável" pelo público-alvo. Assim, estar com meu anúncio mais próximo dos resultados orgânicos tem me levado a ter melhores resultados, mesmo que dificilmente coloco anúncios no topo da pesquisa por conta do meu CPC mais baixo.

E como o Bruno disse, no meu caso, acredito que seja a otimização do texto do anúncio que tem contribuído para os melhores resultados, pois ele se aproxima mais de um texto que atende a solução de um problema do usuário do que um anúncio pedindo uma matrícula.

Boa sorte na sua campanha e sucesso!

"Não tentas ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor" - Albert Einstein