AdWords
451 Usuários online agora
451 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Nova campanha

Graduado ✭

Bom dia pessoal,

 

Fechei com um cliente que já estava utilizando o google adwords, gostaria de uma dica do que seria melhor fazer, continuar a partir da campanha dele e efetuar melhorias, ou criar uma campanha nova?

 

Obrigada.

Especialistas responderamverified_user

Re: Nova campanha

Principal Colaborador
Bom Graziele, cabe você analisar o desempenho da campanha antiga dele e avaliar se vale a pena ou não continuar com a campanha dele.

Analise principalmente a questão do histórico, isso ira garantir CPCs mais baratos e um IQ mais alto, para as palavras

Re: Nova campanha

Principal Colaborador

Bom Dia!

 

Considerando o risco do histórico da conta ser negativo, considero melhor iniciar uma nova conta. Já que o histórico virá limpo e você poderá se utilizar dos referenciais anteriores para compor uma campanha melhor ainda.

Se o histórico da conta for positivo, o que você tem a fazer é pegar os melhores resultados das Campanhas, analisa-los e colocar numa nova campanha o que vale à pena. É legal pegar também o histórico de palavras-chave negativas, que com o tempo foi conquistado. Sugiro que faça um backup da campanha e se tiver coisas boas a utilizar em sua nova conta, você pode simplesmente copiar utilizando o Adwords Editor.

Converse bem com seu novo cliente e veja quais são seus objetivos, se um cliente saiu de uma agência e buscou você, é porque, por algum motivo, ele não estava satisfeito com os serviços anteriores. 

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

 

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Nova campanha

Graduado ✭
Obrigada pelas dicas pessoal..

Yuri, na verdade esse meu cliente estava fazendo por conta própria o adwords desde 2013, mas agora fechamos alguns outros trabalhos e inclui o gerenciamento do adwords, com o objetivo de melhorar os cliques e as conversões (não é um ecommerce, porém possuem ações como formulários, etc.).
A última campanha que ele fez foi apenas para rede de pesquisa, e a minha ideia é continuar apenas com rede de pesquisa nesse inicio, levando em conta que o orçamento será de R$700.
Minhas ideias iniciais de melhorias para a campanha são:
Extensões de Anúncios;
Inserção de palavra-chave nos anúncios;
URL de destino das palavras-chave;
Otimização de Anúncios (Novos anúncios);
Otimização de palavras-chave(Novas palavras, palavras negativas);

A CTR da campanha atual feita pelo cliente está em 5 a 7% dependendo o período escolhido.

Re: Nova campanha

Principal Colaborador

Olá,

 

Sem saber do que se trata o produto e pelas informações prestadas, podemos interpretar que:

Se depende do período já sabemos que é uma campanha sazonal e que o produto vende mais em certas épocas do ano. Talvez seja interessante se atentar para essas épocas e, futuramente, pedir mais verbas para o cliente nas datas pontuais.

Pelo fato de o CTR ser consideravelmente alto, imagino que o produto seja muito desejado ou que esteja pegando tráfego sujo. Sugiro que dê uma olhada na Guia de Palavras-Chave>Detalhes>Termos de Pesquisa.

 

Fica a pergunta: O formulário preenchido leva a uma página de agradecimento ou ficará na mesma página? Caso leve a uma nova página a conversão pode ser contabilizada no próprio Adwords. Caso permaneça na mesma página sugiro utilizar os Eventos do Analytics.

Sugiro que se aproveite das conversões para criar também uma campanha de remarketing, ou seja quem não chegar na página de agradecimento ou não realizar o evento, seja novamente impactado pelo site do seu cliente. Preenchimento de formulário costuma enrolar e as vezes as pessoas deixam para depois e se esquecem (Por isso remarketing). Aprox. 200,00 destes 700,00.

Só não use remarketing caso seu produto seja de necessidade imediata, ou seja, o cliente vai comprar de você ou de outro em pouco tempo.

 

Para contornar este "não-imediatismo" do formulário, pode ser interessante um Chat (também considerar conversão).

 

De resto focaria a verba numa campanha com as palavras chave- que mais converteram anteriormente (analisando o histórico da conta Adwords e do Analytics).

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Nova campanha

Graduado ✭
Yuri,
Se trata de uma empresa de soluções em acessibilidade (http://www.projemak.com.br/).
Está segmentada apenas para algumas cidades de SC e PR, onde são os focos do cliente.
Já existe uma grande quantidade de palavras negativas cadastradas e as pesquisas feitas são realmente sobre o termo específico..
O formulário existe caso o cliente tenha interesse no produto desta empresa, já que não é um ecommerce, e também algo mais simples caso a pessoa queira que a empresa ligue para o mesmo.
O meu cliente tem a pretensão de aumentar sim essa verba conforme melhore os resultados. Tanto que, trabalhando sozinho ele estava disponibilizando uma verba de R$1000.
Pensei em deixar de fora o remarketing em primeiro momento para não acabar prejudicando a campanha, e esperar a verba crescer um pouco para utilizar, poderia ser um "erro"?

Muito obrigada por todas as suas dicas Yuri, tem me ajudado muito.

Re: Nova campanha

[ Editado ]
Principal Colaborador

Nossa! Que legal a empresa (proposta, missão e valores).

 

Se a campanha está extremamente segmentada e quem acessa o site realmente pensa em comprar o aparelho, não vejo porque não se utilizar do remarketing, ele realmente aumenta a conversão.

Use muito do Analytics para descobrir aonde está a saída das pessoas e deduzir o motivo. Dependendo da quantidade de acessos, pode ser interessante existir um chat on-line no site.

Importe as conversões do Analytics para seu Adwords (tem o delay de uns três dias, mas vale à pena).

 

Quando você vincula as duas contas você pode adicionar colunas em campanhas, grupos de anuncio, palavras-chave. Entre em Colunas>Personalizar Colunas>Conversões. Selecione Conversões e Custo/Conversão. Isso vai te ajudar muito para saber as palavras-chave que merecem mais atenção.

Citei só estas duas, mas se você achar que tem mais colunas interessantes, quanto mais melhor! (Quanto mais colunas Uteis, porque se não vira bagunça).

 

Acho que o caminho é esse, realmente tem que avalizar a campanha anterior e acrescentar estas metricas de conversão (que provavelmente ainda não existem).

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

 

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Nova campanha

Graduado ✭
Hmm, entendi Yuri!
E sim, a missão da empresa realmente é muito bacana, é muito importante os lugares estarem cada vez mais adaptados para pessoas com necessidades especiais e até mesmo idosos.
Na verdade me parece bem segmentada, porém andei olhando o analytics do cliente e os acessos estão bem baixos, um exemplo: Em Novembro foram 231 acessos ao site em geral, 118 foram do adwords. Claro que tem que se levar em conta que se são visitas que convertem é o que mais importa, mas isso tudo terei que analisar, já que essa parte de conversões, metas e tudo mais o cliente não fazia. Também tem a questão de ser algo mais caro, e talvez ainda de pouca procura.
E quando a integração eu também acho muito importante e com certeza farei, mas obrigada por lembrar.

Muitíssimo obrigada novamente pela troca de informações Yuri Smiley feliz
Ainda não tenho muita prática no ramo, e suas dias estão me ajudando muito.

Re: Nova campanha

Principal Colaborador

Graziele,

 

Uma coisa que você tem que levar em conta é que a conversão realmente vai ser menor, mas o valor dela vai ser muito maior. É bem nicho mesmo sua campanha e a procura não vai ser grande. E outra, muitas das conversões podem ser via telefone, que não tem como você registrar de uma forma eficiente (já que acho horrível ter que clicar para ver o telefone).

 

Você poderia testar um anuncio falando sobre opções de parcelamento pra ver no que dá, porque imagino que seja um produto bem caro.

 

Yuri Podolsky

Agência Interset

Se te ajudei, dê um curtir (coração) na minha resposta e, se não tiver mais dúvidas, marque-a como a "Melhor resposta".

Re: Nova campanha

Graduado ✭
Ah sim, foi bem isso que pensei. Por isso que preciso crias bem certinho as metas e avaliar se estão tendo conversões para apresentar ao cliente.
E sim, por mais que tenha o "Desejo atendimento" para preencher com nome e telefone, muitos preferem só ver o telefone e ligar por conta né.

Interessante a ideia de falar sobre parcelamento, mas será que as pessoas não vão se clicar achando que possui os preços no site?! E aí acabar saindo por não encontrar?