AdWords
334 Usuários online agora
334 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Número de Anúncios por Grupo de Anúncios

Graduado ✭

Boa Tarde Pessoal, 

 

Vi alguns topicos a respeito dessa minha dúvida que me ajudaram a esclarecer um pouco as ideias, mas gostaria de discutir um pouco mais isso, se possível. 

 

Minha situação atual é a seguinte. Criei uma campanha dividida em 9 grupos de anúncios segmentados. Em cada grupo de anúncio, inseri 1 anúncio e um número determinado de palavras-chave. Cada grupo de anúncios possuem entre 2 e 20 palavras chave.

 

Dessa forma, tenho algumas dúvidas. 

 

1 - Existe um número recomendável de anúncios por grupo? Li em outros tópicos que eram recomendados entre 3 e 6 anúncios de texto por grupo. Mas ai, me veio outra dúvida. E para grupos de anúncio com menos palavras-chave, seria interessante também criar menos anúncios? 

 

Por exemplo (caso hipotetico):

Tenho um grupo de anúncios com as seguintes palavras-chave: anunciar velotrol, vendo velotrol.

Atualmente, tenho apenas um anúncio para esse grupo, com o seguinte titulo: "Venda seu Velotrol"

Gostaria de saber se seria uma boa opção criar um novo anúncio com o seguinte titulo "Anuncie seu velotrol", para que esse seja mais relevante para a palavra-chave "Anunciar Velotrol".

Esse seria um pensamento correto?

 

 

 

Paralelamente, se esse for o caso, acredito que grupos de anúncios com mais palavras-chave precisem de mais anúncios de textos que se adaptem da melhor forma possível a cada palavra-chave, certo?

 

 

2 - Em um grupo de anúncios com 20 palavras-chave e 5 anúncios, caso uma dessas palavras-chave seja ativada pela pesquisa do Google, como o Google decide qual anúncio é o melhor a ser mostrado para o usuário? No caso, seria pelo Anúncio mais relevante para aquela palavra-chave em específico?

 

 

Se o que eu imagino estiver correto, aparentemente, o número de anúncios ideal no grupo vai depender do número de palavras-chave e de suas variações em um grupo, estou certo?

 

 

Grande Abraço

 

Especialistas responderamverified_user

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico dyegonery
Setembro 2015

Entendi Dyego vamos lá, É o seguinte esta Relevância do...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Entendi Dyego vamos lá,

 

É o seguinte esta Relevância do Anúncio (a que aparece no balaozinho do status da palavra) mede exatamente o quanto o seu anúncio é relevante para aquela palavra-chave. O exemplo que você deu é perfeito um anúncio que apresenta a palavra é muito mais relevante que um anúncio que não apresenta.

 

Agora a exibição do anúncio vai entrar em uma questão meio complexa que vai envolver o método que você escolheu para rotacionar os anúncios.

 

Por exemplo digamos que você selecionou a Rotação Uniforme, neste caso ambos os anúncios mesmo o que não apresenta a palavra-chave vão ser exibidos.

 

Agora digamos que você tenha selecionado a Otimização por Clique, neste caso no começo ambos os anúncios serão exibidos, mas com o passar do tempo o anúncio que possui a palavra-chave tende a ser muito mais clicado que o que não tem e com isso o anúncio que não tem a palavra-chave vai diminuir a sua exibição

 

É importante entender em todos os casos o Índice de Qualidade vai influenciar na exibição do seu anúncio, e ai sim o ÍQ vai levar em conta os dois anúncios o que pode gerar um IQ menor e tendo um IQ menor o posicionamento do seu anúncio e o preço que você ira pagar por esta palavra serão afetados.

 

Apesar de ter ficado meio confuso, acho que agora deu para esclarecer sua dúvida, se não, fique a vontade em perguntar

Exibir solução no post original


Todas as respostas

Limite de anúncios

Principal Colaborador

Olá dyegonery, como vai?

 

A recomendação é sempre que se tenham pelo menos 2 ou 3 anúncios por grupo. Isso se dá para que você tenha comparação de resultados entre os seus anúncios. A mudança de apenas uma palavra pode mudar completamente o resultado do seu anúncio, por esse motivo, se você possui apenas um anúncio em seus grupos, nunca saberá se ele está bom ou não, pois não terá comparação a fazer.

 

Pessoalmente eu costumo trabalhar dentro de 2 a 5 anúncios, dependendo do assunto, tem gente que já trabalha com até 10 variações de anúncios. Fazer esses testes é sempre importante, tão bem quanto pausar/excluir os anúncios que não estão te ajudando em nada.

 

Independente se o grupo tem 5 ou 900 palavras, as variações de anúncios devem sempre estar lá. Minha sugestão é ter como regra escrever pelo menos 2 anúncios por grupo.

 

Apenas para citar, o número de anúncios por grupo pode chegar ao limite de 300 anúncios.

 

O seu caso hipotético está com o pensamento correto, sempre tente colocar suas palavras-chave nos seus anúncios, essa é uma das formas de você ganhar maior relevância e consequentemente um Índice de qualidade melhor.

 

Já o seu raciocínio paralelo eu colocaria de outra forma. Você citou que um grupo com muitas palavras precisaria de mais anúncios, nesse caso, é sempre importante avaliar se esse montante de palavras não pode ser separado em vários outros pequenos grupos com anúncios bem mais específicos.

 

Na sua segunda dúvida, há uma série de fatores que fará com que o Google decida qual anúncio usar. Primeiro existe a distribuição de anúncios configurada na campanha. Normalmente a opção comum costuma ser "Otimize para cliques: exiba os anúncios esperados para fornecer mais cliques", isso significa que o Google vai exibir o anúncio com a mair propabilidade de receber cliques. Existem outras formas de distribuição como por exemplo exibir os anúncios igualmente durante o dia para avaliar qual possui o melhor desempenho, então se você tiver 2 anúncios, os dois teriam 50% de participação.

 

Você pode conferir essas configurações clicando na aba "Detalhes" da sua campanha e depois procurando as "Configurações Avançadas", nela há a opção "Exibição de Anúncios".

 

Você não precisa fazer um anúncio para cada palavra do seu grupo, tente pegar a palavra principal e incluir no seu anúncio, isso já vai ser o suficiente aliado a benefícios e anúncios bem escritos. Não é preciso ficar criando um anúncio para cada variação, basta fazer anúncios com informações relevantes.

 

Deixo aqui um vídeo explicativo de como escrever um anúncio eficiente:

http://www.youtube.com/watch?v=GzLbeO0migw&list=PL519E4C152C131142&index=5&feature=plpp_video

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Dyegonery bem vindo, Vamos responder sua pergunta 1 -...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Dyegonery bem vindo,

 

Vamos responder sua pergunta

 

1 - O número recomendado de anúncios é exatamente este entre 3 e 6 anúncios indenpendente da quantidade de palavras-chaves que você tiver.

A ideia de se ter um número X de anúncios é para que você encontre os que vão dar melhor resultado para sua campanha, por exemplo você pode iniciar sua campanha com 10~12 anúncios e com o tempo você vai vendo quais estão dando melhor resultado para você e vai elimando os que não e você deve chegar a ter entre 3 e 6 anúncios com maior número de conversões, cliques, CTR ou qualquer outra métrica que você utilize de acordo com sua necessidade para saber se está tendo um bom resultado.

 

A quantidade de palavras-chave que você tem não deve ser considerada para a quantidade de anúncio. A questão de ter quantidade de anúncios é para que você tenha uma variação de textos possiveis para ver qual se adequa melhor ao seu público alvo.

 

Quanto mais próximo seu anúncio estiver das suas palavras-chave melhor sera o IQ das palavras, mas não se esqueça que outros fatores são considerados para medir o IQ dela como a relevancia da página de destino para a palavra, entre outros.

 

Como já cite é indiferente o número de anúncios pelas palavras-chave o que você deve se preocupar é em ter variações para atender ao máximo as necessidades do seu público-alvo e depois  ir retirando os que apresentarem pior resultado para não intereferirem no histórico de sua campanha

 

2- Primeiramente o Google vai levar em conta qual metodo de rotação de anúncios você selecionou na hora que configurou sua campanha (lembrando que é possivel alterar a qualquer momento) vamos lá existem quatro tipos:

 

Otimize para cliques - ele ira priorizar os anúncios que obtiveram o maior número de clique.

 

Otimize para conversões - neste caso a prioridade sera para os anúncios que além de apresentarem o maior número de conversões, tem mais tendencia a obter a conversão

 

Alternar uniformemente - os anúncios vão entrar em rotação uniformente, nesta opção a configuração do Adwords só permite que ele fique ativo por 90 dias, recomendo que no primerio mês você utilize este modo de rotação para ter certeza do desempenho dos anúncios e ter dados mais confiaveis de qual anúncio funciona ou não

 

Alternar indefinidamente - Neste modo de rotação o desempenho do anúncio não sera considerado e os anuncios vão ser rotacionados de forma igual

 

 

Espero ter te ajudado

Relevância de Anúncios

Graduado ✭

Valeu pelas respostas pessoal.

 

Só mais uma dúvida. O IQ das palavras-chave possui um elemento que é exatamente a "Relevância do Anúncio". Como o Google define essa relevância, dentro de um grupo que possui 6 anúncios diferentes, por exemplo.

 

Hipoteticamente, se eu tenho 10 palavras chave em um grupo, e 6 anúncios diferentes. Como o Google define a relevância do anúncio para essa palavra chave, se ela possui vários anúncios diferentes?

 

abraço

Dyego, O IQ é formado por diversos fatores, um deles é...

[ Editado ]
Principal Colaborador

Dyego,

 

O IQ é formado por diversos fatores, um deles é a relevancia da palavra no anúncio, existem outros, muitos inclusive desconhecidos ainda.

 

É importante que você forme grupo de anúncios com palavras estritamente relacionados, por exemplo: Digamos que você tenha um grupo sobre Televisão, as palavras devem estar ligadas a Televisão como: TV, comprar televisão, televisão LCD, tv LCD.

 

Com isso fica mais fácil você criar anúncios relevantes a palavra-chave, outras dicas são:

 

- Colocar a palavra-chave no texto do anúncio

- Colocar a palavra no link de destino

 

Isso tudo pode ajudar muito a melhorar a relevancia de seus anúncios, mas não se esqueça o Índice de Qualidade das palavras-chave é formado por N fatores

Índice de Qualidade

Principal Colaborador

Oi dyegonery,

 

O principal atributo para definir o Índice de Qualidade é o CTR% do anúncio. Quanto maior o CTR%, maiores as chances de você ter um IQ maior. Existem também outros fatores que influenciam, e o CTR% é um dos mais importantes.

 

Para o seu exemplo, o Google irá analisar o grupo como um todo, vendo o IQ de cada palavra e também o IQ dos anúncios (sim, os anúncios também possuem IQ apesar de não podermos vê-los). Pense como se ele fosse fazer uma média do seu grupo, ele analisar o desempenho de cada palavra/anúncio, o histórico de resultados que já teve, o índice de qualidade e assim por diante. Tudo isso influencia na relevância do grupo como um todo.

 

Por isso é sempre importante fazer grupos pequenos e relacionados a um assunto, assim fica mais fácil ganhar relevância para esse grupo.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Entendi oq vcs falaram, mas acho que não conseguiram ente...

Graduado ✭

Entendi oq vcs falaram, mas acho que não conseguiram entender minha dúvida.

 

Falo especificamente sobre o item "Relevância do anúncio"

 

Como esse item é medido para uma palavra-chave?

Pelo que estudei, o Google verifica se a url de visualização possui a palavra-chave, se o título e o texto possuem, certo?

 

Porém, e para uma palavra-chave de um grupo que possui até 6 anúncios diferentes?

 

A relevância é definida pelo anúncio mais relevante, ou por uma média entre todos os anúncios...por exemplo?

 

Grande Abraço

Dyego,   Acredito que quando você fala da "Relevância do...

Principal Colaborador

Dyego,

 

Acredito que quando você fala da "Relevância do anúncio" você está falando de por que o Google seleciona ele para aparecer e não outro certo?

 

Bomo como falei no primeiro post isso será determinado pelo modo de rotação que você selecionar. A partir dai os anúncios que apresentarem melhor resultado por exemplo, mais cliques ou mais conversões irão aparecer mais vezes.

 

Quando falamos da relevancia da palavra para o anúncio ai já estamos falando sobre o Índice de Qualidade que era o que estavamos falando anteriormente

Mais ou menos isso Antonio. Veja bem, em cada palavra cha...

Graduado ✭
Mais ou menos isso Antonio.
Veja bem, em cada palavra chave, como um dos parâmetros do IQ, eu tenho a Relevância do Anúncio, por exemplo: "Relevância do Anúncio: Acima da Média".

Suponhamos que eu tenha um grupo com apenas uma palavra-chave e 2 anúncios diferentes.


Como o Google irá definir essa relevância, se por exemplo, um anúncio conter essa palavra-chave algumas vezes, e outro não conter nenhuma.

Minha dúvida é essa...ele faz uma média entre a relevância dos dois anúncios, usa o que tiver relevância maior, ou o que tiver menor?

Relevância do Anúncio

Principal Colaborador

Oi dyegonery,

 

A Relevância do Anúncio não leva em conta somente as palavras-chaves, é por esse motivo que um anúncio pode ser muito relevante sem ter a palavra-chave em seu texto. Claro que, como já sabemos, se o texto do anúncio possuir a palavra, é muito melhor.

 

Fatores como histórico do grupo, CTR% e página de destino também fazem parte para determinar a relevância do seu anúncio.

 

Agora, quando você fala em relevância para a palavra-chave, estamos falando sobre o Índice de Qualidade, são coisas diferentes.

 

É importante dizer que a conta do Adwords possui vários tipos de relevância por assim dizer. Existe a relevância do anúncio individualmente (que é composto por ctr%, texto do anúncio, página de destino e muitas outras coisas), existe a relevância dos anúncios como um todo, do grupo como um todo, de cada palavra, de todas as palavras e assim vai para a conta toda.

 

Como já dissemos, se a sua dúvida está em qual o fator que o Google considera para deteminar qual anúncio mostrar nos resultados, irá depender da Rotação dos anúncios e também do histórico deles como eu e o Antonio falamos.

 

Supondo que você tenha dois anúncios e a rotação esteja configurada de forma uniforme. Isso faz com que os dois anuncios aparecam igualmente durante o dia, independente de quem tem mais resultados ou não, cada um irá aparecer 50% do dia.

 

Quando a configuração muda para "Otimizar por cliques", normalmente ele irá exibir o que tem maior chance de receber cliques, e ele análisa isso principalmente pelo histórico dos anúncios em qual recebeu mais cliques ou não.

 

Se você possui 6 anúncios diferentes, cada um terá um grau de relevância, e ai dentro dos que receberem mais cliques esse grau vai mudando. Lembre-se que isso não depende somente dos cliques.

 

Ressalto que o fato de o anúncio possuir as palavras-chave é apenas uma das formas de aumentar a relevância, e não a única. Você não precisa inserir todas as palavras no seu anúncio, apenas a melhor e principal.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,