AdWords
489 Usuários online agora
489 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Esta pergunta parece um pouco pretenciosa a primeiro plano. Mas confesso que a tenho feito durante estas duas ultimas semanas. Pelo que venho estudando sobre o tema, alguns especialistas interpretam, de acordo com a nova lei, que os sites de ecommerce ficam proibidos de exibir anúncios personalizados para seus visitantes. Como a privacidade dos usuários de internet é um dos principais pontos abordados pelo Marco Civil fica a duvida do que pode e não pode. 

 

Tenho visto duas principais regras que fundamentam as incoerências de interpretacão:

 

A - Ninguém pode ter acesso às comunicações privadas dos usuários de internet, salvo por ordem judicial;

 

B - Dados pessoais não podem ser fornecidos a terceiros, salvo mediante consentimento livre do usuário.

 

O que seriam estas comunicações privadas? Nome e email? Perfil de consumo se aplica a esta regra? Gostaria de obter a visão dos nobres colegas. Será que estas regras vão limitar nosso trabalho? Como ficaria uma Campanha de Remarketing por exemplo caso eu não possa ofercerer ao meu target ofertas personalizadas baseada em seu próprio perfil de consumo?

 

 É claro que diante da nova lei é possível que alguns serviços de publicidade online e suas aplicações necessitem de adaptação. Será um começo de uma nova era para o marketing digital? Isso é bom ou é ruim?

 

Fazendo a Web Trabalhar para Você
Especialistas responderamverified_user

Re: O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

Principal Colaborador
Vamos considerar duas coisas:
1. O Marco Civil está desatualizado (foi escrito a vários anos) e essa alteração mexe diretamente com dinheiro de empresários privados - e a maioria do senado é composta por empresários.
2. Estamos no Brasil.

Por mais pessimista que possa parecer para a publicidade podemos ficar seguros quanto à isto, pois se corre o risco de mexer na estrutura financeira de alguém então tudo vai ficar exatamente como está. Duda Mendonça e Marcos Valério querendo ou não tem forte influência política (embora seja vergonhoso serem eles os que mais representam nossa classe, é o que temos pra hoje).

Lembrando que embora sejamos refém dos bolsistas família que elegem qualquer analfabeto à cargos milionários financiados pelo nosso dinheiro público, temos também que fazer nossa parte em tentar eleger bons candidatos e acompanhar suas medidas.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Re: O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

[ Editado ]
Principal Colaborador

Sinceramente eu acho que estão falando muito para pouca coisa, o que o Marco Civil da Internet cria é o que sempre existiu na internet, muito do que foi aprovado sempre existiu a maior mudança esta na propagação ilegal envolvendo pessoas.

Com relação a suas dúvidas

A- não, não tem nada haver com nome e e-mail, o que ela fala é que ninguém pode ter acesso a uma conversa que você teve em um chat ou e-mail, você não gostaria que uma conversa sua fosse vendida para uma outra empresa ou hackeada por alguém certo?

B- O próprio AdWords já utiliza a anos esta regra, na própria tag de conversãopor exemplo, lembra que existe um aviso de que os dados estão sendo coletados? Ou seja a pessoa esta dando o consentimento de que seus dados estão sendo coletados.

No final principalmente para nos, não muda nada.

Quero deixar claro que não estou colocando uma visão politica neste assunto, inclusive que me conhece, sabe que nem sou a favor do governo atual.

 

Vale lembrar que o Marco Civil da Internet teve apoio e concentimento das grandes empresas da internet, sinceramente não consigo ver como eles apoiariam algo que os prejudicasse

Re: O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

[ Editado ]
Estrela em Ascensão

Realmente também tento ser imparcial quanto a ideologia política mesmo sabendo que o atual governo só tomou estas medidas porque se sente ameaçado diante da web e não pelo bem comum da população. Deixando esta sujeira toda de lado, o que importa é que as medidas vão ser aplicadas independente do cenário político se manter como está ou no caso que outros urubus assumam o poder legistativo.

Outra discussão bastante acalorada é se essas regras vão pegar ou não. Como disse o Henrique em se tratando de Brasil já somos sinônimos de piada no cenário internacional.

Fico no receio de os clientes levantarem estas questões nas aplicações de tags de mensuração uma vez que é a marca anunciante que deve assumir todo o risco desta coleta de informação. Será que estas técnicas de mensuração serão vista como impróprias aos olhos dos clientes anunciantes?

Fazendo a Web Trabalhar para Você

Re: O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

Principal Colaborador
Não consigo ver nada que os levem a ter esta visão, mas caso tenham, cabe a você orienta-los e explica-los que o próprio Google já vem se "preocupando" com a exposição de dados

Re: O Marco Civil da Internet vai acabar com a publicidade dirigida?

Principal Colaborador
Eu concordo com o Antonio,

Com as regras atuais não existe qualquer interferência no nosso trabalho - qualquer um que diga o contrário está interpretando de maneira equivocada.

Mas existe um porém: Existem brechas para futuras alterações na neutralidade que poderia criar os problemas que você cita - mas tenha certeza que se a Google detectar tal problema ela não vai ficar quieta... veja só em 2006 quando ocorreu a mesma discussão nos EUA sobre neutralidade... o CEO da Google na Época (Eric Schmidt) chegou a postar uma carta aberta para os anunciantes do AdWords convocando todos eles contra leis que poderiam colocar em risco algumas funcionalidades do programa do AdWords:

http://adwords.blogspot.com.br/2006/06/letter-from-eric-schmidt-ceo.html

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page