AdWords
741 Usuários online agora
741 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Onde exibir os seus anúncios

Funcionário do Google

Fala, pessoal!

Por incrível que pareça, apesar de ser uma configuração básica, a segmentação de local da sua campanha não é tão óbvia assim. Vou listar aqui alguns dos problemas mais comuns e as melhores estratégias para resolvê-los:

1. O erro mais clássico: João tem um restaurante de comidas brasileiras super legal em São Paulo. Ele quer que esse restaurante apareça para o Brasil todo e para a países estrangeiros a fim de promovê-lo ao máximo. Então João segmenta a sua campanha de pesquisa para “Brasil, Estados Unidos, Argentina”.

Isso não funciona. Se a sua conversão é a visita do cliente ao seu comércio, hotel, pousada e etc, a sua segmentação ideal é a cidade, ou no máximo o estado em que seu negócio se localiza.

Isso porque o Google não vai exibir seu anúncio apenas para as pessoas que estão fisicamente no local que você escolheu (a não ser que você mude isso), mas também por intenção de busca. Ou seja, naquele final de semana eu ia para São Paulo e estava procurando um restaurante com comidinhas brasileiras para levar meus amigos gringos. Mesmo estando no Rio de Janeiro, vi o anúncio do João porque escrevi “comida brasileira são paulo”.

Assim, o João evitou exibir o anúncio dele para alguém que ia ficar no Rio de Janeiro mesmo. Bem mais focado, não? Ajuda o CTR e melhora o ROI.


2. Segmentar Brasil é apenas para quem não tem conversão em local físico. Como alguns serviços, vendas online, entre outros. E vale a pena pensar em excluir aqueles locais que a entrega é muito cara, que tem pouca procura, ou que a concorrência local é imbatível.

Veja aqui como excluir locais da sua segmentação.

3. O relatório geográfico da guia Dimensões pode lhe ajudar nessas exclusões. Veja como está o CPC médio de cada local, o CTR, a taxa de conversão.

4. Por fim, e o raio, vale a pena?

Pessoal, o raio nos casos de buscas feitas por desktop é medido pelo IP. Mas aqui no Brasil a distribuição regional do IP é bem desorganizada. Então, a maioria das vezes não vale a pena. Sugiro vocês escolherem a cidade e as outras ao redor também atendidas pelo seu negócio.

Bem, se você identificou algum problema desses na sua campanha, que tal alterar já?

 

 

 

E aí, pessoal? Cobri todas as dúvidas? Acho difícil. Pergunte!

Abração!

Especialistas responderamverified_user

ótima dica Juliana

Principal Colaborador

ótima dica Juliana

Muito legal seu post, Juliana ^^   Um pequeno complemento...

Antigo Principal Colaborador

Muito legal seu post, Juliana ^^

 

Um pequeno complemento: é interessante que negócios locais utilizem a extensão de local para tornar os anúncios mais relevantes. E quem sabe, conseguir uma conversão sem que o usuários clique no anúncio Piscadela do Smiley


Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Demais, Bruno!

Funcionário do Google

Você tem toda razão, extensão de local e diria que também Google Places para quem tem conversões na loja física é impressindível. Smiley feliz

O grande problema da segmentação por raio, é que as pesso...

Principal Colaborador

Juliana escreveu:


4. Por fim, e o raio, vale a pena?

Pessoal, o raio nos casos de buscas feitas por desktop é medido pelo IP. Mas aqui no Brasil a distribuição regional do IP é bem desorganizada. Então, a maioria das vezes não vale a pena. Sugiro vocês escolherem a cidade e as outras ao redor também atendidas pelo seu negócio.


O grande problema da segmentação por raio, é que as pessoas usam ela de forma incorreta, por exemplo, tentar segmentar bairros ou pequenas áreas de entrega em cidades grandes... isto não funciona.

 

Se você fizer a segmentação por raio, ela nada mais fazer do que traduzir o raio para os municípios dentro daquele raio e vai funcionar idêntico se você tivesse selecionado aqueles municípios manualmente - assim não tem problema você usar ela para raios relativamente grandes, de vários quilômetros.

 

Outro problema da segmentação por raio, é que as pessoas se enganam ao fazer a segmentação e acabam confundindo distância rodoviária com raio e acabam segmentando uma região maior do que a pretendida.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

concordo em partes com você, Gravity

Funcionário do Google

Há muita confusão com o raio mesmo, em relação a essa questão de distância rodoviária, ou com o uso de áreas muito pequenas. Isso não dá certo.

 

Mas tenho um pé atrás com o raio até para grandes áreas, quando abrange municípios por exemplo. No fim do ano retrasado li um estudo sobre outras questões, mas nele dizia que os IPs em determinadas regiões do Brasil eram bem bagunçados mesmo, porque o crescimento da internet nas regiões e a aquisição de números não foi regular. Por isso, acho que ainda prefiro a seguimentação por cidade.

 

Mas taí uma boa questão para falar com a engenharia aqui do Google ou até mesmo com a Fapesp ou com o CGI. Vamos ver se consigo trazer algo mais preciso em breve. Piscadela do Smiley

Oi

Calouro ✭ ✭ ✭

Muito bom o Post

Em relação ao raio. Fiz vários testes e constatei o segui...

Principal Colaborador

Em relação ao raio. Fiz vários testes e constatei o seguinte. Mesmo quando as campanhas funcionaram com a delimitação de um raio de 20km por exemplo, dependendo do serviço, a demanda era tão baixa que foi necessário eu alterar a campanha para maior amplitude. 

 

Para alguns clientes funcionou melhor pois eram  vendas de serviços onde não havia necessidade presencial.

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Onde exibir os seus anúncios

Calouro ✭

Ótimo Tópico. Tenho um cliente que é uma loja física de roupas plus size no Rio de Janeiro e o proprietário que delimitar um raio de 20 kms. Mas, como a Juliana falou, provavelmente a procura seria insignificante...

Acho que o melhor é eu segmentar para a cidade inteira e cadastrar uma extensão de local.

Re: Onde exibir os seus anúncios

Funcionário do Google
Oi, Denise! Acho que no caso do seu cliente, o Adwords Express é a melhor solução. Smiley feliz