AdWords
756 Usuários online agora
756 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Otimização de campanha com orçamento mais curto

Calouro ✭

Pessoal, esse mês tivemos uma redução no orçamento para campanha de Adwords e meu desafio é manter a mesma média de leads com metade do investimento que tinha até o mês passado.

 

Gostaria de dicas para saber como posso otimizar as campanhas atuais para tentar me aproximar ao máximo dos leads que eram trazidos antes.

 

Uma das estratégias que já usei foi parar de exibir o anúncio em estados onde meu custo de conversão estava entre 4 e 7 reais (a média está em R$2,50).

 

Percebi que, com a redução de verba, palavras-chaves que tinham taxa de conversão de 200% estavam com parcela de impressão menor que 10%. Diminui o custo do CPC em 10%, aumentei a parcela de impressão, porém não converti nada com ela desde então. Isso já tem uma semana. Alguém sabe me explicar o pq disso?

 

Obrigado

Especialistas responderamverified_user

Otimização de campanha com orçamento mais curto

Principal Colaborador

Olá Luiz

 

A melhor configuração que uso para leads é com o Otimizador de Conversões, nas configurações da campanha. Com um bom histórico o Adwords aprende bem rápido quais os melhores termos, anúncios, horários, dispositivos e perfil de usuário, assim exibe os anúncios para esse público mais propenso a fazer uma conversão.

 

O mínimo que o Adwords pede um mínimo de 30 conversões em 30 dias

https://support.google.com/adwords/answer/6268632?visit_id=1-636419410829294138-1134217490&rd=1

 

Particularmente recomendo por volta de 100 conversões, pois em uns 3 dias a campanha já está toda calibrada. Com menos conversões demora mais.

 

O mais importante nessa situação não é o Adwords, mas o site do cliente. Se ele quer o dobro de conversões com o mesmo investimento (ou a mesma conversão para metade do orçamento) a solução é dobrar a taxa de conversão no site. Fiz isso quando trabalhava com uma grande segurada alguns anos atrás, eles reduziram o orçamento pela metade e pediram o mesmo volume de vendas, a taxa de conversão era de 1%, melhoramos a página até chegar em 2% e voilá, problema resolvido.

 

Sempre uso como média 3% de conversão, se o site está abaixo que isso então é na página que precisa melhora, e não necessariamente na campanha. Claro que sempre tem algo para melhorar no Adwords, mas nessa situação o grande vilão é o site do cliente que não está convertendo o suficiente.

 

Talvez por um funil complicado, falta de apelação para a compra, abandono de funil e por aí vai. Aí vai do trabalho minucioso de analisar e, principalmente, testar.

 

Use o https://www.google.com/analytics/optimize/ para fazer testes AB e encontrar soluções melhores, sempre se baseando em dados reais de análise.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Otimização de campanha com orçamento mais curto

Calouro ✭

Henrique, muito obrigado. Já me ajudou bastante.

 

Não consegui encontrar o Otimizador de Conversões. Só utilizo pesquisa e não rede de display. Tem alguma relação?