AdWords
298 Usuários online agora
298 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Preparando sua conta do AdWords para o Dia das Mães

Mestre ✭ ✭ ✭

Oi, pessoal!

Estamos a poucas semanas do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo. Mas outros tipos de negócios também podem se beneficiar da sazonalidade.

Vamos discutir aqui estratégias para campanhas sazonais, que tal? Vocês preferem criar campanhas separadas, ou criar novos anúncios nas campanhas atuais? No caso de negócios que não são varejo, vocês já se aproveitaram de datas sazonais antes? Como fizeram?

Compartilhem suas histórias!

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico PriscilaQ
Setembro 2015

Duplicação de Palavras

Estudante ✭ ✭ ✭

Deixo as campanhas em paralelo

Quanto as palavras foço algumas alterações pra entrar na especificidade do tema sazonal.

Elas desta forma não concorrem, até porque são campanhas diferentes com temáticas diferentes para exibir um mesmo produto ou serviço.

Ex.: Floricultura.
       Podemos chamar anuncios de duas formas distintas...

Com grupos para Rosas, Flores do Campo e segmento das flores...
       Palavras - Flores online ou delivery, floricultura... ou Compre as flores nós entregamos...

Para a campanha sazonal, entraria palavras e anúncio mais segmentado
       Grupo - Presente dia das mães
       Anúncio - Flores p/ o dia das mães

Palavras - dia das mães, presente dia das mães, +mãe +presente... e ítens que remetam ao evento sazonal...

Não sei se consegui me expressar direito rsrsrsrs mas a idéia é aproveitar mais do sazonal e explorar esse nicho de consumidores para a data, sugerindo seu produto como opção     

Exibir solução no post original

Campanhas Sazonais

Estudante ✭ ✭ ✭

Oi Priscila,

Para campanhas deste tipo costumo separar da tradicional, até porque em alguns clientes a sazonalidade se dá por período e por região...

Por este motivo sempre separo.

Para os clientes que não são varejo procuro no insights as melhors palavras do seu nicho e verifico a progressão de pesquisa afim de explorar da melhor forma.

Para clientes que naturalmente são mais procurados nessa...

Antigo Principal Colaborador

Para clientes que naturalmente são mais procurados nessa época (cestas de café da manhã, por exemplo), costumo criar novos anúncios relacionados a data e pausar as alteriores.

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Outra coisa importante é usar e abusar da rede de display...

Antigo Principal Colaborador

Outra coisa importante é usar e abusar da rede de display xD

O Google tem um site sobre datas sazonais muito útil. Inclusive, com palavras-chave para ambas as redes.

https://sites.google.com/site/varejosite/Home/dia-das-maes

Enquanto lê isso, os concorrentes clicam nos anúncios dos seus clientes.

Sem dúvida vale a pena separar das campanhas tradicionais...

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Sem dúvida vale a pena separar das campanhas tradicionais.
A maioria dos meu clientes são do ramo hoteleiro, portanto há quem procure pelas palavras relacionadas ao dia das mães, assim como os que procuram sem interesse na data. Assim, como se trata de um ramo que depende muito de resultados, eu posso monitorar os desempenhos individuais das minhas campanhas, o que me confere para o próximo ano e para campanhas futuras, um caminho muito mais claro e objetivo a ser seguido.
E ainda por cima, caso algum de meus clientes deseje fazer uma promoção relâmpago para a mesma data festiva, eu terei tudo que preciso para utilizar o remarketing.
Mas acho totalmente recomendável saparar campanhas sazonais de campanhas tradicionais, assim como iniciar campanhas com antecedência, seja qual for o segmento de mercado.
Acho ainda que anúncios gráficos (Rede de Display) e Extensões de Anúncios também podem ser muito bem aproveitados nestas ocasiões.

"Existem três classes de pessoas infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam e as que ensinam e não fazem!"
(Siddhartha Gautam Buddha)

Para o pessoal que separa as campanhas: vocês duplicam as...

[ Editado ]
Mestre ✭ ✭ ✭

Para o pessoal que separa as campanhas: vocês duplicam as palavras-chave, ou usam novas palavras relacionadas ao feriado, como "presente dia das mães"?

Se duplicam, como evitam a concorrência entre campanhas iguais? Vocês pausam as campanhas tradicionais enquanto as sazonais estão rodando?

Pergunto porque, quando trabalhei como estrategista de contas, minha experiência foi de que palavras-chave como "presente dia das mães" funcionam melhor na Rede de Display, tendo um desempenho baixo na Rede de Pesquisa.

___
Circule-me no Google+

Eu não vejo necessidade de duplicar as palavras, basta de...

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Eu não vejo necessidade de duplicar as palavras, basta deixar as 2 campanhas ativas paralelamente, assim evita-se a possibilidade de concorrência entre suas próprias campanhas e obtém-se um levantamento de dados de conversões muito mais eficiente.

"Existem três classes de pessoas infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam e as que ensinam e não fazem!"
(Siddhartha Gautam Buddha)

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico PriscilaQ
Setembro 2015

Duplicação de Palavras

Estudante ✭ ✭ ✭

Deixo as campanhas em paralelo

Quanto as palavras foço algumas alterações pra entrar na especificidade do tema sazonal.

Elas desta forma não concorrem, até porque são campanhas diferentes com temáticas diferentes para exibir um mesmo produto ou serviço.

Ex.: Floricultura.
       Podemos chamar anuncios de duas formas distintas...

Com grupos para Rosas, Flores do Campo e segmento das flores...
       Palavras - Flores online ou delivery, floricultura... ou Compre as flores nós entregamos...

Para a campanha sazonal, entraria palavras e anúncio mais segmentado
       Grupo - Presente dia das mães
       Anúncio - Flores p/ o dia das mães

Palavras - dia das mães, presente dia das mães, +mãe +presente... e ítens que remetam ao evento sazonal...

Não sei se consegui me expressar direito rsrsrsrs mas a idéia é aproveitar mais do sazonal e explorar esse nicho de consumidores para a data, sugerindo seu produto como opção     

Oi, pessoal. Então o que vocês estão dizendo é que criam...

Mestre ✭ ✭ ✭
Oi, pessoal.

Então o que vocês estão dizendo é que criam uma campanha com palavras como presente dia das mães, presente mãe, etc. para a Rede de Pesquisa, correto?

A estratégia funciona bem para os negócios de vocês, então?
___
Circule-me no Google+

Dando uma ideia da importância do Dia das Mães para o cal...

Mestre ✭ ✭ ✭

Dando uma ideia da importância do Dia das Mães para o calendário sazonal de qualquer gerente de contas:

http://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-deve-movimentar-r-950-milhoes-no-dia-das-maes/

E-commerce deve movimentar R$ 950 milhões no Dia das Mães

O mercado de comércio eletrônico no Brasil deve crescer 25% para 950 milhões de reais no próximo Dia das Mães, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (23/04) pela e-bit, a qual levou em conta o mesmo período do ano anterior como parâmetro de comparação.

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante do “calendário do e-commerce”, atrás apenas do Natal, que movimentou cerca de R$ 2,6 bilhões no ano passado.

Saúde, Beleza e Medicamentos, Flores, Presentes e Cestas devem ser as categorias de produtos com maior potencial de vendas na data comemorativa.

“Esse ano, assim como aconteceu em 2011, a categoria ‘Moda e Acessórios’ deve figurar entre as mais vendidas. O IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para eletrodomésticos também deve contribuir para maior venda dessa categoria”, explica a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.

___
Circule-me no Google+