AdWords
575 Usuários online agora
575 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Qual item deve ter prioridade: CTR, taxa de exibição ou posição média?

Graduado ✭

Com o objetivo de gerar mais visualizações do meu anúncio, devo priorizar o dado de CTR, posição média ou porcentagem de exibição?

 

Vamos lá, vou mostrar o que está acontecendo na prática.


Criei os anúncios para teste e análise, deixei eles veiculando durante três dias. Captei os dados e agora não sei qual levar em consideração para pausar um deles e deixar o que tem maior relevância.

 

No momento, não conseguimos captar a taxa de conversão. Com o objetivo de gerar mais visualizações em mente, devo levar em consideração qual dado?

 

Pergunto isso porque os dados estão completamente desproporcionais, por exemplo, apesar da maior taxa de exibição ser do anúncio A, o que tem melhor posição média é o anúncio B, no entanto, o que teve mais cliques foi o anúncio C. 

 

Espero terem compreendido.

Alguém consegue me fazer enxergar algo nessa questão, por favor?

Maria Eduarda Paschoal
Especialistas responderamverified_user

Re: Qual item deve ter prioridade: CTR, taxa de exibição ou posição média?

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭

Maria Eduarda, tudo bom?

Temos que pensar que no geral todos os dados devem ser levados em consideração, não só os dos anúncios mas também o dass palavras-chave..

Acredito que para um maior número de visualizações, você deve tentar alavancar o número de Impressões, porém sempre analisando o CTR. Um CTR muito baixo pode dizer respeito a um anúncio não atrativo ao público-alvo.

A posição média é bem variável, as vezes estar na segunda, terceira posição pode trazer um resultado legal para seu negócio, no momento inicial, acho que você pode deixar esse dado um pouco de lado e visar outros.


- Um anúncio que tem um número alto de cliques, mantendo um bom CTR, muito provável que seja um anúncio bom, condizente com palavras-chave e página de destino e de agrado ao público;

- Um anúncio que tem poucos cliques, mas muitas impressões, diz respeito a um anúncio que está não condizente em relação às palavras-chave ou com um texto não agradável para seu público;

- O número de cliques e impressões vai variar bastante referente às palavras-chave que está usando, tente analisar sempre os seus Termos de Pesquisa, eles dão um bom parâmetro para você entender o que seu público busca e o que seu anúncio entrega.

Tente deixar seus anúncios rodando por mais dias, e na aba de Configurações a nível campanha, desça até "Exibição de anúncios: rotação de anúncios, limite de frequência" e troque de "Otimizado por cliques" por "Alternar uniformemente". Quando os 3 estiverem com uma média de exibição de 30%, analise CTR, CPC Méd., Parcela de Impressões perdidas da Rede de Pesquisa (classificação).. entre outros.

Veja se suas palavras-chave estão com um bom índice de qualidade também, Por lá você consegue ter muitas ideias do que precisa ser otimizado de forma mais urgente. 


Espero ter ajudado,

abraços!

Re: Qual item deve ter prioridade: CTR, taxa de exibição ou posição média?

Principal Colaborador
Maria Eduarda, boa tarde.

Tudo bem?

Você esta usando a rede de Display ou pesquisa para esses anúncios? Com você disse que o objetivo é gerar mais visualizações do anúncio e não cliques, visitas, conversões e etc. Recomendo que escolha o canal de Display.

Existem canais de interação, decisão, informação e diversos outros, e quando temos objetivos claros para nossas campanhas a escolha do canal correto faz toda diferença.

Eu analisaria impressões, parcela de impressões da rede que estou utilizando e alcance e frequência como métricas básicas. Pois seu objetivo primário é gerar apenas visualizações. Claro que existem um objetivo secundário, que é o porque gerar visualizações da marca/produto/serviço, você tendo esses objetivos definidos, pode analisar outras métricas também, mas ai já seriam no Google Analytics.



Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.

Re: Qual item deve ter prioridade: CTR, taxa de exibição ou posição média?

Principal Colaborador

Oi Eduarda, como vai?

 

Existem algumas coisas muito importantes que valem ser citadas antes de chegar a conclusão do que deve ter prioridade.

 

Tempo de Teste

A primeira e mais importante delas na minha opinião, é dizer que essa janela de 3 dias não deve ser usada para definir qual anúncio é melhor. Esse é um tempo MUITO pequeno pra você ter qualquer tipo de base e informação. Veja, por si só, cada dia da semana tende a ter uma demanda de uso da internet e principalmente de sites específicos. Se você está falando de VISUALIZAÇÕES, assuimos que é uma campanha de vídeo, e o uso de do YouTube durante a semana possui diferenças com base nos dias da semana. Quando você faz uma campanha por 3 dias, está deixando outros 4 dias de fora, sendo que podem ser 4 dias importantes para o seu conteúdo.

 

Particularmente, acho que todo e qualquer teste para definir se um anúncio é REALMENTE melhor que o outro, deveria durar pelo menos 30 dias. Como a maioria dos anunciantes são ansiosos, contra tudo que a publicidade digital prega, o mínimo do mínimo eu diria que são 15 dias.

 

O seu anúncio/vídeo é o que vai conectar a sua marca, com o usuário, por isso, fazer essa etapa com pressa, pode causar problemas no futuro.

 

Aumentar Visualizações

Novamente, como você usou a palavra "visualizações", de forma simples, você tem dois caminhos:

 

  • Aumentar o seu investimento (naturalmente aumentando as visualizações)
  • Se você não pode aumentar o seu investimento, o primeiro caminho é diminuir o seu CPV, o que naturalmente vai fazer você participar de mais leilões e ter um pouco mais de visualizações

Definir Objetivo

Definir o seu objetivo é o que vai te dar clareza do que e aonde você precisa mexer na sua campanha. Estou falando isso, pois essa sua frase aqui: "no momento, não conseguimos captar a taxa de conversão" me preocupa bastante.

 

Ela me preocupa, pois se vocês em algum momento próximo pretendem mensurar as conversões, devem focar em resolver isso antes de fazer qualquer otimização campanha. Isso, pois se você não tem conversão, está fazendo a otimização com base em coisas de exposição, como buscar mais visualizações, só que nem sempre um anúncio com alto CTR ou alta taxa de visualização, vai ser o anúncio que vai converter mais, e ai toda a sua otimização e teste, não vão servir.

 

Outras coisas devem ser aplicadas: nem sempre um anúncio que está na primeira posição, converte ou rende tanto quanto um que está na 2 ou 3 posição por exemplo. As vezes tendo seu anúncio em posições "piores" (entre aspas) pode trazer até menos conversões, mas serão conversões mais rentáveis e com alto valor de ROI.

 

Considerações Finais

O mais importante é definir o objetivo e focar nele. Se você definir que o seu objetivo é conversão, todo o resto deve ser levado em consideração, mas serão coisas secundárias. Não dá pra querer ter o anúncio na primeira posição, com o menor CPC, com o melhor CTR%, com a melhor taxa de conversão e querer abraçar o mundo, pois o comportamento do consumidor vai quebrar toda essa regra.

 

Agora, depois que você tiver o objetivo definido, o critério chave que vai definir pra você qual é o anúncio que deve ficar, vai depender de grupo pra grupo, por isso a palavra TESTE é tão importante. Muitos anunciantes tomam decisões com base em seu achismo e coisas que "eu faria desse jeito", mas esquece que a internet é feita de milhões e milhões de pessoas diferentes.

 

Já vi anúncios de texto com uma pegada de branding, sem call-to-action, falando apenas da marca, darem mais resultados do que aqueles que falam de "Frete Grátis", desconto e todo o resto. Claro que em geral, é o que costuma funcionar, mas sem testar, não dá pra ter qualquer base. Por isso fazer e decidir com base em números sólidos e com uma boa amostragem é o que diferencia um anunciante que quer resultados rápidos mas que fará mudanças o tempo todo, daquele que terá um trabalho grande inicial, mas depois terá de fazer apenas pequenas manutenções.

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Qual item deve ter prioridade: CTR, taxa de exibição ou posição média?

Principal Colaborador
Perfeito @leandrofm! Não me atentei a visualizações! Smiley feliz
Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.