AdWords
1.3K Usuários online agora
1.3K Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Segmentação geográfica - Porque ela é tão importante?

Gerente da Comunidade

Bom dia a todos!

Tudo bem? Como passaram de Carnaval? Muita folia?

Aqui é o Rafael do Google novamente! Hoje venho aqui discutir e abordar um pouco um dos metódos de segmentação mais importantes nas campanhas do Google AdWords: A segmentação geográfica.

O Gravity e o Henrique BG já comentaram bastante sobre a importante da região geográfica no tópico da Pri enviado no dia 04/02.

Porque é tão importante fazer uma boa segmentação de locais nas campanhas do AdWords?

Se você mostrar os seus anúncios para usuários de regiões onde o seu mercado não é tão aquecido quanto a outros você acaba misturando o seu orçamento em regiões que não justificam de fato o investimento realizado nessas regiões.

Uma análise super legal que gosto de fazer com os anúncios é analisar os relatórios fornecidos pelo AdWords com relação ao custo obtido com cada região na guia de Dimensões do AdWords. Nesta guia você pode visualizar geograficamente as informações de CPC médio, Pos. méd, Custo de acordo com cada região. Para acessar a esse relatório, siga esse passo-a-passo aqui ó:


 

1) Acesse a sua conta do Google AdWords
2) Clique na guia de Campanhas em verde escuro
3) Nas guias menores em verde claro, clique em Dimensões
4) Logo abaixo da guia menor de Campanhas, clique em Visualizar: Dia e altere para Geográfico
5) Selecione um período por exemplo dos últimos 30 dias
6) Clique no cabeçalho das colunas em Custo para ordenar a lista em ordem descrescente de custo.

Pronto! Com esse relatório você pode colocar as suas vendas/receita gerada com cada região ao lado do custo que está tendo com essas regiões nos últimos 30 dias. Isso demonstra a necessidade de segmentar corretamente as suas campanhas. Melhor ainda é se você tiver um acompanhamento de conversões, pois ai de fato você já pode visualizar o custo/conversão que você tem em cada região.
É muito comum novos anunciantes pensarem assim: “Ah, eu atendo o Brasil inteiro então vou colocar meus anúncios para serem exibidos no Brasil inteiro”. O que acontece quando você faz isso, provavelmente com um orçamento pequeno, é dispersar mais a distribuição dos seus anúncios e então perder alguns cliques de uma região mais aquecida pois está sendo exibida em outra região do Brasil.

Depois de feito isso, vamos lá segmentar corretamente as suas campanhas. Para editar seus locais onde está sendo exibido os seus anúncios, siga esse passo-a-passo aqui:

1) Acesse a sua conta do Google AdWords
2) Clique na guia de Campanhas em verde escuro
3) Nas guias menores em verde claro, clique em Detalhes
4) Clique sobre o nome da sua campanha mostrado em azul
5) Nas tela de configurações da sua campanha, encontre Locais e clique em editar.

A minha sugestão é que todos gastem um tempo fazendo essa análise apresentada acima e também reestruturar a segmentação de locais nas suas campanhas. Para ir diretamente para a tela de edição das configurações da sua campanha basta clicar neste botão aqui abaixo:

 

E quais são as opções de segmentação?

Basicamente você detém de três formas de segmentar as suas campanhas. Para visualizar melhor as suas opções, clique em Pesquisa avançada logo abaixo de ter clicado em editar.
No canto superior a direita na janelinha que abrir, você verá as opções de 1) Pesquisa 2) Segmentação por raio 3) Locais em massa.

1) Nessa primeira opção você pode pesquisar por um país, cidade, região ou código postal. Basta digitar na caixa de texto e ir clicando nos resultados de busca que são exibidos

2) Nesta segunda opção, você pode inserir um endereço na caixa de busca e então mudar de 20 mi para por exemplo 10 km. Assim o AdWords mostrará para você a região de segmentação com esses 10 km do endereço que você inseriu.

3) Locais em massa, por fim, permite você digitar uma linha ou mais por endereços caso a campanha atenda diversas cidades e precisar uma maneira mais rápida de listas as regiões de interesse.

Depois de selecionado as regiões e a forma de segmentação mais apropriada, salve e pronto.

Mais links com informações relevantes sobre esse tema.

Central de Ajuda: Segmentar anúncios para um local geográfico específico
Central de Ajuda: Excluir anúncios de um local geográfico específico
Central de Ajuda: Seja mais específico quanto a seu local de destino

Espero ter dado uma dica legal para todos! E que sempre que precisar contem com a gente que estamos aqui sempre para ajudar.

É um prazer pode ajudar!

Um abraço,

Rafael

Especialistas responderamverified_user

Obrigada pelas dicas, Rafael! Galera, segmentação geográf...

Mestre ✭ ✭ ✭
Obrigada pelas dicas, Rafael! Galera, segmentação geográfica é super-importante, e tem muita gente que não presta atenção.

Leiam as dicas do Rafael e, se ainda aparecerem dúvidas, falem com a gente!
___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter

Re: Segmentação geográfica - Porque ela é tão importante?

Calouro ✭
Boa tarde Rafael.

Obrigado por sua dica. Tenho uma dúvida. Estou trabalhando hoje com a região "Brasil" e meu adwords está com o CPC otimizado. Dessa forma, o google já identifica quais regiões não estão gerando receita e aparece mais para regiões mais aquecidas?

Outra dúvida, nosso orçamento dia está em 6 mil e temos gasto por dia 50% do faturamento, isso quer dizer que estamos aparecendo bastante em todas as regiões do país?

Muito obrigado por sua atenção.

Re: Segmentação geográfica - Porque ela é tão importante?

Principal Colaborador
Olá Lucas

O CPC otimizado identifica as regiões que mais geram receita, sim. Como um dos critérios é o local então isso já é mapeado:

"Esse recurso de lance busca leilões de anúncios com maior probabilidade de gerar vendas para você e, em seguida, aumenta seu lance máximo de CPC (custo por clique) em até 30% (após a aplicação dos ajustes de lance definidos), para competir mais fortemente por esses cliques. O eCPC leva em consideração detalhes em tempo real, como dispositivo, navegador, local e horário do dia, para ajustar seus lances durante cada leilão de anúncios"
https://support.google.com/adwords/answer/2464964?hl=pt-BR
Henrique Giacomitti
Linkedin