AdWords
354 Usuários online agora
354 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Segmentação nas Campanhas de Anúncios da Lista de Produtos

Gerente da Comunidade

Bom dia a todos!

Tudo bem?

Hoje, venho aqui com vocês para compartilhar uma dica legal para melhorar o seu desempenho com as suas campanhas de Anúncios da Lista de Produtos. Vocês já testar segmentar as campanhas por um tipo de produto específico ou até mesmo por marca?

Normalmente e de padrão, as campanhas de Lista de Produto são configuradas para exibir todos os seus produtos que você tem no feed de produtos do Merchant Center. Entretanto, isso pode estar prejudicando a sua visibilidade dos seus resultados e prejudicando o seu retorno sobre o investimento já que você pode estar recebendo diversos cliques com um alto CPC em produtos que não justificam o investimento que você está fazendo.

A minha dica para vocês é criar grupos de anúncios separados dentro dessa campanha para cada tipo de produto ou marcas dos produtos. Ou até mesmo campanhas separadas, pois dessa forma, você controla melhor o seu investimento de acordo com as vendas que cada tipo de produto lhe oferece.
Para você criar um grupo de anúncio separado e ir ajustando o CPC para cada grupo de anúncio para cada tipo/marca dos produtos, siga esse passo-a-passo aqui ó:

1) Clique no botão azul abaixo:

 

 

 

2) No botão verde, clique em + Novo grupo de anúncios
3) Nomeie o seu grupo de anúncio com um tipo/marca que deseja segmentar
4) Insira um lance de CPC padrão competitivo. A minha sugestão é começar sempre com no mínimo de R$ 0,70.
5) Clique em Salvar grupo de anúncios
6) Na janela que abrir em seguir, você verá um Todos os produtos que você pode clicar em cima deste escrito para editar. O que vamos fazer agora é colocar o AdWords para ler somente os produtos de um tipo/marca específico conforme você nomeou no grupo de anúncios
7) Altere de Adicionar todos os produtos para Adicione um grupo de produtos
8) Clique em cima de id, e no menu suspenso selecione product type para tipo de produto ou brand para marca.
9) Ao lado do símbolo de =, digite exatamente como está mostrado no Merchant Center no seu feed de dados.

Mas eu não tenho ideia de como está configurado no meu feed de dados? Como saber?

Para você visualizar o tipo de produto ou marca que você inseriu no feed, basta você entrar na guia de Produtos depois de fizer login no Merchant Center. Clique em cima da descrição de um produto que deseja visualizar. Logo abaixo você verá as informações fornecidas para você.

Voltando..

12) Depois de digitar exatamente igual ao mostrado lá no Merchant Center. Clique em Validate mostrado abaixo para ver se o sistema confirma que existem produtos com essa condição que você inseriu. Se aparecer um joinha verde, quer dizer que está correto e que você pode salvar. Se estiver vermelho, volte e garanta que existem uma gama grande de produtos com essa marca/tipo de produto.

13) Por fim, não deixe de alterar a segmentação do outro grupo de anúncio que você já tinha onde está provavelmente mostrando para todos os produtos.
Para isso, basta você clicar na guia menores de grupos de anúncio e alterar o nome do Grupo de anúncio antigo para um tipo de produto específico. A seguir, clique na guia de segmentação automáticas e realize de novo o procedimento a partir do ponto 5.

Pronto! Agora você já começa a utilizar campanhas de anúncio da lista de produtos com categorias separadas e lances específicos também. Isso melhora a sua competitividade e evita de consumir o seu orçamento diário com produtos que não te trazem tanto retorno. Lembrando claro, que a criação de grupos de anúncios separados te ajuda já que você pode inserir palavras-chaves negativas para cada tipo/marca de produto. =D

 

Se quiser, pode também fazer o mesmo passo-a-passo mas criando campanhas separadas com orçamentos diários distintos.

E por favor, compartilhem aqui com a gente suas experiências e se alguém já segmenta as suas campanhas assim. E qual foi o real ganho com essa melhoria de segmentação.

Uma ótima tarde pessoal.

Um abraço,

Rafael!

Especialistas responderamverified_user

Dicas de otimização para PLA são sempre bem-vindas, obrig...

Mestre ✭ ✭ ✭
Dicas de otimização para PLA são sempre bem-vindas, obrigada, Rafa!
___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter