AdWords
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

Vamos falar sobre... objetivos de publicidade

Mestre ✭ ✭ ✭

Olá!

 

Uma de nossas novidades para 2013 são as discussões temáticas. Todo mês, discutiremos um assunto específico específico aqui na Comunidade, com a participação da nossa equipe, conteúdo novo e, esperamos, muito valor para anunciantes novos e experientes.

 

Em janeiro, nosso tema são os objetivos de publicidade. O que são? Como definí-los? Por que são importantes?

 

Acho importante começarmos a discussão falando sobre os vários tipos de objetivos: aumentar vendas online, aumentar vendas offline, ROI, branding, cadastros... São vários objetivos, ligados às necessidades do seu negócio.

 

Infelizmente, vemos muitos casos de PMEs que entram em contato conosco sem ideia do que é importante para o negócio delas. Empresas que não sabem qual a margem de lucro, qual o valor ideal para uma conversão, quanto realmente podem investir no AdWords.

 

Então, gostaria da ajuda de vocês para listarmos diferentes tipos de objetivos de publicidade aqui, para termos algo como um guia de referência para estas PMEs. E gostaria de ver suas ideias também para educarmos pequenas empresas em relação à importância de objetivos de publicidade bem definidos.

 

Vamos lá, galera, começando 2013 com energia! Smiley muito feliz

___
Circule-me no Google+
AdWords nas redes sociais: Google+ | Facebook | Twitter
Especialistas responderamverified_user

Olá Priscila   Objetivo de publicidade é a principal base...

Principal Colaborador

Olá Priscila

 

Objetivo de publicidade é a principal base para que a empresa inicie e tenha sucesso em sua campanha, é nele que será definido como a empresa pretende com aquela publicidade chegar a seu cliente e convence-lo a adquirir seu produto ou serviço.

 

Não existe uma formula básica para se definir um objetivo de publicidade cabe analisar a verdadeira necessidade que a empresa está tendo naquele momento, fugindo do objetivo básico e já esperado pela empresa de aumentar seus lucros.

 

O que deve ser feito é ir mais além definindo como conseguir este aumento, seja através do(e)

  • aumento de vendas de todos os serviços ou produtos;
  • aumento apenas de um serviço ou produto especifico;
  • foco no lançamento de um novo produto no mercado;
  • uma exposição maior da marca;
  • aumento da área de atuação da empresa;
  • entre outros meios que iram variar de acordo com o ramo de atividade e as necessidas da empresa.

Sabendo qual o motivo a ser feita a publicidade, ainda cabe definir o quanto se espera crescer, aumentar, expor, etc em um período já determinado de tempo.

 

Afinal como o próprio nome diz é um OBJETIVO e é necessário saber seus erros e acerto para se desenvolver futuros objetivos.

 

 

Espero que não tenha ficado confuso.

Os objetivos tem que ser realistas com duas coisas: o que...

Principal Colaborador

Os objetivos tem que ser realistas com duas coisas: o que se pode entregar e o que se espera crescer.

 

Se uma empresa já vende um produto o objetivo principal é anunciar a venda deste produto. Então faz uma projeção de como espera que esta venda cresça ou da diversificação de novos produtos e se prepara para isso.

 

Claro que na teoria é muito mais fácil que na prática. Quem já teve um negócio sabe que em meio à fornecedores, contas, estoque, clientes e logística sobra pouco tempo para analisar dados de mercado, porcentagens e detalhes que podem ser corrigidos para definir onde se quer chegar. O primeiro passo é conhecer o seu próprio negócio como ninguém.

 

Um planejamento básico, mas que funciona muito bem e já foi abordado algumas vezes aqui na comunidade, é a criação de campanhas sazonais. Estas não exigem tanta análise e trazem resultados reais, estabelecendo criar campanhas temporárias ao longo do ano já é uma ótima iniciativa.

Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Olá, Muito interessante o assunto e também as postagens d...

Mestre ✭
Olá,

Muito interessante o assunto e também as postagens do Henrique e Antonio.

Eu acredito que a principal questão a ser resolvida antes de criar um anúncio é decidir se você quer expor um produto ou expor a empresa.

A partir daí teremos outras 10 perguntas para cada caso e tudo depende do plano de negócio adotado pelo administrador (mesmo que não há um plano de negócios escrito como em empresas de maior porte, é só perguntar ao proprietário da pizzaria "O que você quer?").

Para um anúncio promover um produto, vamos entender que o principal objetivo seria capitalizar a empresa, ou seja, ganhar dinheiro na venda de um produto. Já na hora de promover um anúncio institucional, estamos falando sobre posicionamento de marca, solidez do nome, segurança de compra e outros.

Para cada cliente que atendo, existe um caso e acho que fica fácil de falar em OBJETIVOS quando se fala em CONVERSÃO.

Por exemplo, se o objetivo X (seja o envio de um e-mail ou a chegada até uma página determinada) foi realizado, então o objetivo da publicidade está completo!

É muito importante ter um contato com um profissional da área de marketing dentro do cliente (empresas de médio porte) ou falar diretamente com o proprietário em empresas pequenas para poder descobrir qual o real objetivo do anúncio...

Abrs!
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Pri,   Foco em vendas. Este é o maior e mais motivador ob...

Principal Colaborador

Pri,

 

Foco em vendas. Este é o maior e mais motivador objetivo para as micro e pequenas empresas anunciarem aqui no Rio. É o que tenho visto. Caso eles não acreditem que o anúncio não trará um aumento nas vendas, não querem nem conversa.

 

O legal é que isto é um crescimento natural. Quando as contas começam a ajustarem-se e as empresas começam a crescer, as mais atentas começam a falar sobre branding, engajamento e afins. Assim, expandem seus objetivos.

--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)

Exibição de anúncios

Calouro ✭

Olá. Olhando do ponto de vista do anunciante e também do internauta, creio que o Google deveria melhorar a exibição dos anúncios. Por exemplo, eu cliquei em um anúncio de um curso de Solidworks (programa 3D) e agora em TODAS as páginas que entro que tenham Adwords este mesmo anúncio aparece. O mesmo acontece com um anúncio de um remédio natural: bastou clicar neste anúncio e ele agora NUNCA MAIS saiu da minha tela. Agora eu penso 10 vezes antes de clicar em um anúncio, mesmo que por curiosidade. Fico avaliando a quê devo dar prioridade: à minha curiosidade, clicando no anúncio, ou é mais importante me "preservar" para não ser perseguido por aquele anúncio em TODAS as páginas? O Google é ótimo como busca, mas podia deveria "tirar o pé do acelerador" na super-vigilância e perseguição aos internautas. A loja DAFITI (roupas) é outro anúncio que não sai da minha tela. Se eu clicar em 8 anúncios do Adwords, nunca mais vou ver nenhuma outra publicidade, somente estes 8 anúncios. Honestamente, esta perseguição, esta sensação de estar sendo vigiado e a irritante aparição dos mesmos anúncios em cada página que abro, está me fazendo pensar 10 vezes antes de clicar. Se isto virar regra entre os internautas, o Adwords estará dando um tiro no próprio pé com a super-vigilância. Eu não quero mais ver a DAFITI, o curso de Solidworks, nem o remédio. Sei que existem outras empresas com coisas mais interessants para me mostrar. Porém, o medo é clicar nesses anúncios e "nunca mais" ter direito a ver outras ofertas de outras empresas, serei proibido de ver uma oferta de viagem, um novo curso interessante e por aí vai... Minha sugestão é que o Google REPENSE SERIAMENTE esta Estratégia da Perseguição. Considero minha sugestão uma das mais sérias e importantes que eu já vi.  Google: Quero liberdade para ver todo mundo, e não ser "amaldiçoado" por uma perseguição sem fim por causa de um simples clique num anúncio, ok? Obrigado por todos os ótimos serviços.

Privacidade Google

Mestre ✭

Olá Luciano,

Assunto polêmico rsrsrsrsrsr!

Pelo o que entendi, você está fazendo uma crítica direta ao recurso de Remarketing que as empresas fazem (Não o Google diretamente).

Não quero parecer "protetor Google", mas em nenhum momento o Google captura dados pessoais para exibir os resultados. Todos esses dados são capturados diretamente pelos sites anunciantes que tem o objetivo de vender produtos totalmente direcionados para um público-alvo, e não oferecer produtos aos zilhões de usuários na internet...

Vale lembrar também que a principal discussão abordada neste fórum é justamente como VENDER MAIS utilizando o Google Adwords, e esse recurso que estamos falando é uma das melhores ferramentas para as lojas crescerem.

Neste link, entenda como o Google cria um "perfil" da sua pessoa:http://support.google.com/ads/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=2662749

Tem uma página pouco conhecida que ajuda a gerenciar a forma com que esses anúncios sejam exibidos: https://www.google.com/settings/ads/ - Neste site, você pode bloquear os anúncios que não gosta tanto na Busca Google e também nos sites Parceiros... Ao bloquear um anúncio, este e qualquer outro anúncio com link para um site não aparecerá mais em seu Gmail nem na pesquisa do Google, desde que você esteja conectado com aquele Cookie que foi gerado.

Seus interesses (tudo o que você já buscou) estão associados a um cookie de publicidade que está armazenado em seu navegador. Se não quiser que seus interesses sejam armazenados, você pode desativar essa opção no link acima. Suas preferências de anúncios se aplicam somente ao navegador deste computador. Se você excluir os cookies de seu navegador, elas serão redefinidas.

Também separei este link sobre política de privacidade de nossos dados Google:http://www.google.com/intl/pt-BR/policies/privacy/

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


RicardoFernande,    Não vou prolongar o assunto para não...

Principal Colaborador

RicardoFernande, 

 

Não vou prolongar o assunto para não fugir do tema original, mas o Google captura sim dados pessoais.

 

Luciano,


Essa exibição continua se da a tentativa do Google de exibir os anúncios mais interessantes para você e isso não se da apenas ao anúncio que você clicou, mas a pesquisa e histórico de sites que você já visitou.

Olá Antonio, captura apenas dados que eu mesmo permiti qu...

Mestre ✭
Olá Antonio, captura apenas dados que eu mesmo permiti que fossem lidos, ou seja, que eu escrevi em algum lugar aceitando os termos daquele site, ou então em algum site próprio.

Não falando apenas em Google, mas também em todos os Buscadores... Todos funcionam da mesma forma... Se o lugar que escrevi tinha contrato falando que poderiam utilizar os dados para fins específicos, é outro assunto...

Gosto muito de falar sobre o assunto, poderíamos criar um tópico só disso depois! Com certeza irá servir para consulta de curiosos (como o fórum é aberto) e também quem sabe ofercemos um feedback...

Tem aquela questão também de algumas buscas no Google mostrarem senhas e logins de diversos sites por erros de Webmasters...

Enfim... O assunto é bacana!
_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Olá Priscila,   Considerando os 4P's do marketing mix (Pr...

Calouro ✭ ✭ ✭

Olá Priscila,

 

Considerando os 4P's do marketing mix (Produto, Preço, Praça e Promoção), um cuidado que costumo ter ao discutir objetivos de publicidade com meus Clientes é de sempre deixar claro que o papel da publicidade é disponibilizar um produto ou serviço ao mercado. Se o Cliente irá vender mais, converter mais, cadastrar mais, isto "são outros quinhentos", pois a publicidade é apenas um destes 4P's. Acho até ingênuo atribuir à publicidade responsabilidades tão grandes, ainda mais no ambiente online, onde fatores como a experência do usuário no ambiente também contam (usabilidade, confiança, etc.).

 

Com estas considerações na mesa, costumo discutir os seguintes objetivos:

 

  1. Informar que uma marca/produto/serviço existem;
  2. Estimular pessoas a experimentar uma marca/produto/serviço;
  3. Ensinar as pessoas a utilizar um produto/serviço;
  4. Multiplicar as funções do produto/serviço;
  5. Modificar atitudes atuais em relação à marca/produto/serviço;
  6. Lembrar as pessoas que a marca/produto/serviço existem;
  7. Construir uma imagem para a marca/produto/serviço;

 

Acho que é isso!

 

Bom 2013 pra todo mundo!