AdWords
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

ajuste cliques celular

Estudante ✭

Pessoa, boa tarde ,

 

Qual tem sido a experiencia de vocês quanto ajustes de lance no celular ?

Segui a dica de oportunidades do adwords de melhorar meu web site para celular e qual não  foi minha surpresa  ? Em pouquissimos minutos foi-se meu orçamento esgotou .

O google não identificou como clique inválido mas como no meu negocio o retorno de contato é quase igual os cliques , deu para perceber que os cliques gerados no celular não geraram contatos .

A sugestão do suporte  foi de que diminuisse  o lance para dispositivo móvel , mas isso depois do orçamento ter sido gasto...ou seja o dia foi de prejuízo .

 

Especialistas responderamverified_user
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Sandra K
Dezembro 2015

Re: ajuste cliques celular

Principal Colaborador
As pessoas que acessarem seu site via dispositivo móvel dificilmente vão entrar em contato via formulário - não quer dizer que o acesso por celular é perdido: É um público muito importante.

Instale o acompanhamento de conversão em número de telefone no seu website:

https://support.google.com/adwords/answer/6095878

Assim você vai ter conversões de quando alguém acessar seu site por um dispositivo móvel e der um clique para discar no número de telefone no website.

Este tipo de conversão oferece algumas desvantagens, como por exemplo a conversão não garante que o usuário ligou - pois ele pode desistir de ligar, a chamada pode não ser completada, ligar fora do horário de expediente, etc... mas ter um comprador engajado no telefone é bem mais vantajoso do que receber um formulário de contato.

Depois que tiver alguns dados de conversão, você consegue decidir de maneira correta se vale ou não a pena diminuir o ajuste de clique do celular.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Exibir solução no post original

Re: ajuste cliques celular

Principal Colaborador
Oi Sandra, como vai?

Existe muitos anunciantes que possuem bons resultados com tráfego mobile.

Lendo o seu post, me surgiu uma coisa que falo bastante para os meus clientes: Você provavelmente não vai ter o resultado esperado logo de cara, principalmente se você fez um teste de apenas 1 dia.

Aqui, na minha opinião o segredo é o planejamento. É preciso fazer um planejamento e ter em mente que você vai precisar de um período de teste para acertar suas campanhas, acertar seu site e começar a ter o resultado de quem está interagindo com seu negócio no mundo mobile, e isso faz parte do seu processo de Planejamento e Otimização.

Implementar, analisar e melhorar deve ser algo constante em todos os negócios. O universo mobile é algo completamente diferente de quem está em um computador, e por isso, como você está começando nessa parte, vai precisar se adaptar ao seu cliente. Deixo abaixo alguns pontos e questionamentos que podem te ajudar nessa etapa:

- Será que a melhora que você fez no seu site, foi a adequada para o público mobile?
- O conteúdo do seu site está de acordo com quem está utilizando aparelhos mobile? O anúncio de um site de pizzaria pode mostrar um cardápio, enquanto quem busca por uma pizzaria pelo celular provavelmente já quer fazer um pedido. São experiências bem diferentes
- O seu anúncio está adequado? Onde será que você pode melhorar? Pode oferecer benefícios? Pode oferecer facilidades?
- Nunca use a veiculação de apenas 1 dia como uma base. Se você começou campanhas mobile agora, principalmente com orçamentos menores, pode levar um tempinho pro sistema entender a necessidade da sua conta. Recomendo que se programe e faça testes de pelo menos 15 dias.
- Veja se a experiência do seu site para quem usa o celular está de acordo com o esperado. Se a idéia é o usuário ligar pra você, como isso é feito? Ele clica em um botão que liga pra você, ou precisa clicar algumas vezes na página, para achar o seu número e copiar pro celular dele?

Essas são algumas das coisas que gostaria de deixar.

Os serviços do Google são utilizados por muitas e muitas pessoas, então se você tem um orçamento pequeno para essa ação, é normal que em pouco tempo o orçamento esgote, pois o Google precisa se acostumar e entender suas necessidades. Vale dizer também que a campanha vai usar a configuração de distribuição da sua campanha (Acelerada ou padrão), então é preciso verificar também o que você está usando.

Espero que ajude.

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: ajuste cliques celular

Estudante ✭
Tudo isto já foi analisado sim . Ou seja mais uma vez o processo é a " experimentação " , não tem outra saida . Obrigada .

Re: ajuste cliques celular

Principal Colaborador
Sandra sim você precisa experimentar e analisar o comportamento do seu cliente neste tipo de campanha, não é pq a campanha mobile funciona para mim que ira funcionar para vc, são testes para identificar o que é bom.

Volto a dizer não tem receita de bolo no AdWords, o que funciona para A nem sempre funciona para B.

Agora uma coisa importante, você falou que seu site esta adaptado para campanhas mobile, o fato de apenas ele abrir em celular ou ele ajustar para que a leitura fique agradável, não quer dizer que ele seja de fácil navegação ou permita que seus clientes encontrem as informações de forma rápida e eficiente.

Recomendo um teste de usabilidade no seu site antes de qualquer coisa

Re: ajuste cliques celular

Estudante ✭
Antonio , fiz um teste com o google developers e a mensgem foi :
Incrível! Esta página é compatível com dispositivos móveis.
Isto basta será ?

Re: ajuste cliques celular

Principal Colaborador
É uma boa referencia para dizer que o site tem boa leitura e carrega rapidamente em celular, mas não mede a experiencia do usuário, que ao meu ver é ainda o mais importante.

Re: ajuste cliques celular

Estudante ✭
Como se mede a experiencia do usuário Antônio ?

Re: ajuste cliques celular

[ Editado ]
Principal Colaborador

Sandra é através das experiências que podemos avaliar se tivemos leitura e ações corretas diante de um determinado cenário. Os dados de métrica são para serem interpretados ..... e nem sempre nossa interpretação é correta, por isso todas as ações, mesmo as que iniciamente dão certo, são sempre acompanhadas, pois o ambiente pode sofrer alterações.

Você fez uma alteração e pelo resultado avaliou como negativa .... essa interpretação imediata, pode impedir que você obtenha dados importantes que estão trazendo informações novas ... afinal foram gerados após uma mudança de estratégia.

Por mais que estejamos habituados a um retorno equilibrado, não podemos garantir essa condição indefinidamente e dentro de todas as ações que implementamos.

Normalmente , em situações como vc relatou ocorre aprendizado e alertas sobre onde podemos melhorar.

Isso faz parte. Tenho certeza que o principal interesse do Google sobre sua alteração seria que essa lhe trouxesse bons resultados .... O Google orienta sobre tomarmos alguma decisão em nossas campanhas , mas cabe a nó decidir se adotamos ou não as sugestões do Google.

 

Em algumas campanhas obtive excelentes resultados ao adotar estratégias com foco em mobile, mas, cada caso é um caso.

Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .

Re: ajuste cliques celular

Estudante ✭
Realmente , persisitência diária mesmo , rs. e com mercado ocilante mais persistência ainda para entender . Mas acho que estou no caminho . Obrigada

Re: ajuste cliques celular

Principal Colaborador
Está sim .... continue firme ... rsrs
Deyson Thomé - Principal Colaborador
Minha resposta foi útil ? Se sim, marque a opção abaixo " ACEITAR COMO SOLUÇÃO " .