AdWords
946 Usuários online agora
946 Usuários online agora
Faça perguntas ou compartilhe técnicas para gerenciar suas campanhas de maneira eficiente: um espaço para falar sobre objetivos e estratégias de publicidade e em maneiras de configurar suas campanhas
Guie-me
star_border
Responder

colocar ou não estas keywords

Calouro ✭ ✭

Boas,

 

tenho aqui uma dúvida que gostaria de obter a v/ opinião sobre o assunto:

 

imaginem uma empresa que faz e comercializa estudos de mercado empresariais (b2b). Um desses estudos de mercado é o Barómetro Serviços Financeiros Seguros, ou seja Estudo de Mercado para as Seguradoras ou para o sector segurador. Quem irá decidir a compra do estudos serão directores de marketing, de compras analistas de mercado das seguradoras, já que o estudo é dedicado às seguradoras.

 

A minha dúvida é saber se keywords como:

BRANDED KEYWORDS

seguros tranquilidade

seguros logo

seguros fidelidade

seguro automóvel zurich

seguro acidentes de trabalho generali

seguros liberty

----

BRANDED KEYWORDS

fidelidade

tranquilidade

zurich

mapfre

generali

Açoreana

Axa

etc.

 

 

fazem sentido ser colocadas como keywords de branding. Isto porque uma vez que a keyword não pode ir para o copy do anúncio nem está referenciada na LP, provavelmente o QS será muito baixo e irrelevante.

 

Obrigado.

Especialistas responderamverified_user

Re: colocar ou não estas keywords

Principal Colaborador
Pelo serviço do seu cliente eu não recomendo, principalmente pelo fato que você vai ter um Índice de Qualidade muito baixo e vai ter gastos com cliques que não vão lhe dar retorno nenhum.

Sinceramente não recomendo

Re: colocar ou não estas keywords

Graduado ✭
João,
é muito difícil responder a essa pergunta porque só temos visão real do mercado quando estamos diante dele e com as estatísticas na mão.

O que eu sugiro, é colocar essas palavras em ampla - até mesmo separadas, caso não tenha muita procura - e ir analisando o Termos de Pesquisa para ver como os usuários estão se comportando.

Como eu costumo dizer, uma palavra-chave pode ser boa para meu negócio mas, mesmo que você seja do mesmo ramo que eu, talvez não seja boa para você.

Tem que analisar!

Desculpe a resposta vaga, mas é que realmente não vejo como poderia dar uma resposta exata a essa pergunta.

Espero ter ajudado, ou pelo menos contribuído com um bom pensamento. Smiley feliz Abraços e sucesso
Maria Eduarda Paschoal

Re: colocar ou não estas keywords

Calouro ✭ ✭
Olá Maria,

a procura por termos como os que descrevi é enorme. Já que as pessoas procuram na Internet por seguros de diversos tipos e de diversas seguradoras para comparar coberturas e preços. Portanto em termos de volume são palavras chave muitíssimo interessantes.

O problema é que o cliente não vende seguros nem o seu público-alvo são pessoas que tenham ou pretendam subscrever seguros. O público alvo do cliente, como disse, são as próprias seguradoras que queiram comprar estudos sobre o sector segurador (saber quantas de mercado, indices de satisfação dos clientes, produtos mais vendidos,....).

Daí a minha questão. Eu sou mais da opinião do António, mas gostaria se saber mais opiniões e justificações por agradeço desde já a sua contribuição e ponto de vista.

Se alguém tiver passado por situação semelhante era bom compartilhar para perceber Smiley feliz.

Agradeço o testemunho.
João Matos

Re: colocar ou não estas keywords

Principal Colaborador
Olá João,

Não vejo o Adwords como uma plataforma muito boa para esse tipo de produto e segmento.

Vejo pelos meus clientes que exatamente pelo consumidor ser um usuário com cargo mais elevado, com tomada de decisão, ele não costuma recorrer ao Google para esse tipo de solução, mas sim, algo em mais no ponto de contato, networking e círculo de negócios.

No Adwords, eu iria de palavras totalmente diretas e precisas, utilizando somente correspondências de Frase e Exata para termos como "pesquisa de mercado de seguros" e coisas nessa linha, assim você garante que não receberá tráfego de quem está apenas interessado em comparar um seguro (consumidor final).

Se o alvo são as próprias seguradoras, uma "Empresa" se torna um indivíduo procurando por soluções corporativas. O Linkedin costuma ser uma ótima plataforma para esse tipo de produto e principalmente pela facilidade de segmentar esse público (mas bem mais caro com um clique, por exemplo).

Talvez essa ação esteja mais no ativo (a empresa que forneces o barômetro ir atrás), do que receptivo (somente fazer Adwords, por exemplo).

Espero que ajude.

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: colocar ou não estas keywords

Calouro ✭ ✭
Olá Leandro,

Sim, também apostamos em LinkedIn, com menos força, porque é uma solução mais cara, cerca de 150% - 200% às vezes, em termos de CPC. E as soluções premium nem se fala.

Vou filtrar bastante as keywords (negativa) e ver como corre. Acredito que haja directores e mesmo subordinados a quererem mostrar trabalho a pesquisarem por "estudos de mercado no sector segurador", por exemplo.

Abraço,

Re: colocar ou não estas keywords

[ Editado ]
Principal Colaborador

Olá Joao

Concordo com o que foi dito pelos colegas Leandro e Antonio, dificilmente irá conseguir sucesso com essas palavras chave. EM pesquisa o segredo na maioria dos casos é conseguir ter um grupo estritamente relacionado em que o utilizador demonstre claramente que está a procura daquilo que voce oferece. Não é o caso aqui.

Além do que disse o António voce em principio iria ter CTR muito reduzidos o que afectaria a qualidade.

A minha resposta foi útil? Se sim, marque-a como a "Melhor resposta".
Nuno Mota
google + "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo (Paul Pilzer)"

Google

Re: colocar ou não estas keywords

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Bom dia @João M,

Também concordo com todos os que comentaram, é muito difícil ter resultados com uma campanha tão ampla.
Para fazer campanha de branding é mais recomendado utilizar a Rede de Display ou o YouTube ao invés de palavras-chave tão genéricas.

Para a pesquisa deixar somente os termos mais específicos para o público em geral e os mais amplos para o Remarketing da Rede de Pesquisa.


Abs,

Re: colocar ou não estas keywords

Calouro ✭ ✭
Olá @Adriano_Almeida

eu também concordo mais com eles. Irei apostar mais nas keyuwords do tipo:
estudo de mercado sector segurador
estudo de mercado sobre seguradoras
ranking seguradoras em portugal
compra de estudos de mercado seguros
.....

Abraço,