Analytics
651 Usuários online agora
651 Usuários online agora
Entenda os possíveis motivos de discrepância entre relatórios AdWords e Analytics, verifique questões de vínculo, criação de listas de remarketing e importação de metas
Guie-me
star_border
Responder

Google Analytics não registra conversões do Adwords

[ Editado ]
Calouro ✭

Pessoal, tudo bem?

Não sei mais para quem recorrer. Estou com algumas dúvidas em relação aos dados de conversão no Google Adwords e Analytics. Vou dividir os problemas:

1. No Google Adwords, quando seleciono a métrica "Conversões" no gráfico, são exibidas 3 conversões, mas em "Todas as Conversões" mostra 9.
  2. No Google Analytics é exibido apenas 1 transação originada do Google Adwords. Não deveria mostrar 3 transações?

No Google Adwords, Em Ferramentas> Conversões, tenho três conversões ativas:

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.24.51.png

• Transactions: foi importada do Google Analytics
  • Easy Checkout: é a meta que eu criei no Google Analytics
  • Compra concluída: é a tag que criei e adicionei na página de conclusão de compra.

No Google Adwords, em Campanhas> Todas as campanhas, selecionei para exibir no gráfico, Cliques vs Conversões. É exibido 3 conversões no período de Janeiro.

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.16.22.png

Ainda no Google Adwords em Campanhas> Todas as campanhas, selecionei desta vez Cliques vs Todas as conv. para o mesmo período de Janeiro. E foi exibido 11 conversões.

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.33.13.png

Por fim, no relatório do Google Analytics em Aquisição> Todo o tráfego> Canais eu vejo um total de 21 transações na loja virtual, dessas apenas 1 transação originou de busca paga.

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.44.19.png

Porque no Google Adwords eu tenho 3 conversões e no Google Analytics só mostra 1 transação em busca paga? Qualquer informação que ajude a solucionar esse problema vai me ajudar. Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Lucas R
‎08-02-2018 09:04 AM

Re: Google Analytics não registra conversões do Adwords

Estudante ✭ ✭

@Lucas R

O AdWords e o GA trabalham de forma diferente na contabilização de conversões.

O GA vai atribuir a conversão para a ultima campanha não direta

O AdWords vai atribuir a conversão caso alguém tenha clicado no anúncio

Por exemplo. No seguinte cenário:

Usuário clicou em um anúncio do AdWords, posteriormente, procurou no google novamente e clicou no resultado organico

O GA vai atribuir a conversão para google organico, o AdWords vai atribuir a conversão para ele.

Neste link tem mais algumas comparações entre o comportamento do GA e do AdWords referente a meta/transação/conversão

https://support.google.com/analytics/answer/2679221?hl=pt-BR

Exibir solução no post original

Todas as respostas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita pelo autor do tópico Lucas R
‎08-02-2018 09:04 AM

Estudante ✭ ✭

@Lucas R

O AdWords e o GA trabalham de forma diferente na contabilização de conversões.

O GA vai atribuir a conversão para a ultima campanha não direta

O AdWords vai atribuir a conversão caso alguém tenha clicado no anúncio

Por exemplo. No seguinte cenário:

Usuário clicou em um anúncio do AdWords, posteriormente, procurou no google novamente e clicou no resultado organico

O GA vai atribuir a conversão para google organico, o AdWords vai atribuir a conversão para ele.

Neste link tem mais algumas comparações entre o comportamento do GA e do AdWords referente a meta/transação/conversão

https://support.google.com/analytics/answer/2679221?hl=pt-BR

Calouro ✭

luizyamada, muito obrigado! Me ajudou muito!

Existe uma maneira para exibir todas as conversões do Google Adwords no Google Analytics, mesmo que o último clique anterior à uma transação tenha vindo de outro canal?

Como eu poderia criar um relatório conciso para enviar ao cliente, com tantas diferenças na contabilização de cliques entre o Google Analytics e Adwords?

Sobre o acompanhamento de ConversõesTodas as conversões ainda não entendi qual delas levar mais em consideração. Nas imagens abaixo, o primeiro relatório exibe apenas Conversões e no segundo exibe Todas as conversões para o mesmo período. 

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.16.22.png

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.33.13.png

As duas imagens são referente a todas as campanhas ativas para o período de 01/01/2018 a 31/01/2018 

Observação: Utilizo a plataforma Ezcommerce que não permite que a página de confirmação da compra seja carregada mais de uma vez no navegador. Eles desabilitaram o botão "voltar" do navegador, e se atualizar a página o usuário será direcionado para a página inicial.

Por conta disso acredito que não tem como contabilizar duas conversões em uma, até porque minha tag de conversão do Adwords está configurada para contar apenas uma e não todas as conversões. 

Isso quer dizer que as 11 conversões em Todas as conversões (como mostra a imagem acima) são de fato 11 transações realizadas na loja virtual, certo?

Essa é a minha última dúvida.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda, luizyamada.

Abraço!!

Estudante ✭ ✭

@Lucas R

Então, meu entendimento é que você terá que alinhar com o cliente, demonstrando as particularidades de cada ferramenta, e verificar qual deverá ser levado em consideração.

No Analytics você até consegue ver um número mais próximo do AdWords analisando o relatório de funil multi canal e conversões assistidas, é uma análise um pouco mais avançada mas aconselho você a buscar entender e se aperfeiçoar nesta área que pode ser muito útil.

A diferença entre conversões e Todas as conversões pode ser vista mais detalhadamente neste link mas, em resumo é isso:

Conversões

mostra o número de conversões que você recebeu nas suas ações de conversão. Você pode usar essa coluna para ver com que frequência seus anúncios levaram os clientes a realizar as ações que você definiu como valiosas para sua empresa.

Todas as Conversões

mostra dados de todas as ações de conversão, incluindo aquelas que você optou por não incluir na coluna "Conversões". Essa opção também inclui as conversões em dispositivos diferentes na Rede de Display e outras fontes de conversão especiais.

Ou seja, a diferença que está mostrado pode ser de alguma conversão que você cadastrou mas optou para que ela não fosse incluida na coluna "conversões"

Sobre a configuração de contar apenas uma e não todas as conversões. No teu caso, como você mesmo falou que a própria plataforma não permite que a página de confirmação de compra seja carregada duas vezes, então eu aconselharia a utilizar "todas as conversões"

A diferença vai ser o seguinte

Se um usuário fizer duas compras, optando por "apenas uma" só será contabilizado uma vez, já optando por "todas as conversões" as duas compras seriam contabilizados.

Google Analytics não registra conversões do Adwords

Calouro ✭

Mais uma, vez muito obrigado, Luiz! Me ajudou bastante! Abraço!