Analytics
948 Usuários online agora
948 Usuários online agora
Entenda os possíveis motivos de discrepância entre relatórios AdWords e Analytics, verifique questões de vínculo, criação de listas de remarketing e importação de metas
Guie-me
star_border
Responder

gclid do Google AdWords inválido

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Em vários relatórios do Analytics está aparecendo a seguinte mensagem:
"O URL de destino do anúncio "X" acumulou um número significativo de cliques, mas um número mais baixo do que o esperado de sessões correspondentes. Isso ocorreu porque a página está removendo ou alterando o parâmetro gclid inserido pelo Google. Verifique a lógica de redirecionamento do servidor da Web ou o uso de um mecanismo de recriação do URL para garantir que o parâmetro gclid seja preservado."

Por favor, preciso de alguma sugestão sobre o que pode estar acontecendo e de como corrigir o problema.

Obrigado!

Especialistas responderamverified_user

Re: gclid do Google AdWords inválido

Funcionário do Google
Fala Adriano_Almeida, Tudo bem?

A chave para entender o problema aqui é sabermos pra que serve esse tal de GCLID, toda vez que algum cliente em potencial clica no seu anúncio, o Google precisa encontrar qual campanha do AdWords contém esse anúncio, e ele faz isso a partir do GCLID, pense nele como uma ponte entre o clique e a campanha que contém esse anúncio, além disso o GCLID envia essa informação para o Google Analytics e é aqui que o problema está ocorrendo. Muitas vezes quando existe um redirecionamento no site o GCLID tem dificuldade de fazer o trabalho dele, isso faz com que algumas informações não cheguem no Google Analytics ou cheguem incompletas foi isso que disparou a mensagem de alerta no seu Google Analytics.
A melhor maneira de resolver isso é verificar se o seu site aceita parâmetros arbitrários (o GCLID é chamado também de parâmetro arbitrário), ou remover possíveis redirecionamentos que possam estar atrapalhando o bom funcionamento dele. Um conselho aqui é se você tiver algum webmaster que possa te ajudar peça uma ajudinha para ele, principalmente para verificar essa questão dos parâmetros arbitrários, OK?

Um Abraço!

Re: gclid do Google AdWords inválido

[ Editado ]
Principal Colaborador

Adriano, uma alternativa também é você colocar um link específico para todas as palavras-chave da sua campanha no seguinte formato

seusite.com.br/?source=google&medium=cpc&campaign=NOME-DA-SUA-CAMPANHA&network={network}&device={device}&creative={creative}&adposition={adposition}&keyword={keyword}

 

O que esses parâmetros fazem: eles rotula qual a origem (manual), mídia (manual), nome da campanha (manual), dispositivo (automático), id do anúncio (automático), posição do anúncio (automático) e palavra-chave (automático). Você pode ter relatórios bastante aprofundados com algum desenvolvimento posterior.


Com esses parâmetros personalizados o Analytics consegue ler o desempenho das suas campanhas no Adwords. O ideal é corrigir o Gclid já que faz isso automaticamente, mas se o seu TI é muito lento (coisa bastante comum) e você precisa de uma alternativa rápida essa é uma opção bastante válida.

Henrique Giacomitti
Linkedin

Re: gclid do Google AdWords inválido

[ Editado ]
Principal Colaborador

HenriqueBG escreveu:


seusite.com.br/?source=google&medium=cpc&campaign=NOME-DA-SUA-CAMPANHA&network={network}&device={device}&creative={creative}&adposition={adposition}&keyword={keyword}

 


Seja lá o que estiver matando o ?gclid, vai matar qualquer outro parâmetro que ele passar.

 

Além do mais, codificação manual nos dias de hoje não é recomendada: Ela não consegue atingir toda a conta, por exempo cliques em sitelinks ou através de canais personalizados não são rastreados.

 

Outro problema é ter que lembrar de codificar palavra a palavra nova a medida que a campanha expande.

 

O Analytics usa uma gama de dados que só a codificação automática consegue passar, como posição do anúncio, anúncio, canal, hora do dia, etc.. sem codificação automática o Analytics fica sem alguns dados

 

Codificação manual não é algo para ser usando em uma conta AdWords hoje em dia - somente para soluções muito específicas.

 

Sobre o problema, normalmente ele é causado por 4 situações: 

 

(1) Existe um redirecionamento automático na url de destino, que está matando o parâmetro:

 

meusite.com.br/?gclid=123      ===redireciona==>     meusite.com.br/index.php

meusite.com.br/?gclid=123      ===redireciona==>     meusite.com.br/novosite/index.html

bit.ly/xpto?gclid=123                ===redireciona==>     meusite.com.br

 

(2) A página de destino, está sem o código analytics instalado ou instalado incorretamente

 

(3) A Url de destino dos seus anúncios está incorreta (leva para uma página inexistente)

 

(4) O site tem ficado fora do ar por prolongados momentos (problemas técnicos)

 

Use a guia de dimensões para ver quais são as URLs de destino mais frequentes e teste elas uma a uma, adicionando manualmente o ?gclid=test ou &gclid=test    no final dela para ver como o site está tratando o parâmetro.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page

Re: gclid do Google AdWords inválido

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Obrigado Wilson B, HenriqueBG e Gravity!

O mais provável é que tenha sido um erro temporário, os sites devem ter saído do ar por algum tempo. Cliquei na opção "Verificar novamente" e vou aguardar para ver se já foi corrigido. Caso persista o problema, vou verificar se há algum redirecionamento que exclui o gclid.

Re: gclid do Google AdWords inválido

Principal Colaborador
Adriano, você verificou se a codificação automática está ativa e passando dados?