Analytics
488 Usuários online agora
488 Usuários online agora
Faça perguntas sobre relatórios personalizados do Google Analytics, o uso da API e do Google Tag Manager e outros recursos avançados
Guie-me
star_border
Responder

Como crio uma tracking de evento para um slider com 6 imagens?

[ Editado ]
Calouro ✭

Olá Preciso criar uma tracking de eventos sendo que preciso saber até qual imagem foi ou qual é mais acessada?

Especialistas responderamverified_user

Re: Como crio uma tracking de evento para um slider com 6 imagens?

Principal Colaborador
Marcos, bom dia.

É possível sim fazer isso, mas existem diversas maneiras. Tem como você explicar melhor o que você quer mensurar?

Abraço.
Ricardo Gaya

Re: Como crio uma tracking de evento para um slider com 6 imagens?

[ Editado ]
Calouro ✭

Olá Ricardo bom dia,

Então é o seguinte, quero mensurar por ex: quantas vizualizações teve cada banner, outra coisa é como tenho 6 banners até qual é mais acessado 1-3 ou de 1-5. Seria mais ou menos isto.
A outra mensuração que gostaria de fazer é, tenho uma outra galeria com 4 videos, quais videos foram mais vistos, qual foi visto inteiro e quais não foram.

Se você puder me ajudar nisto seria muito útil estou com um job para ser entregue hoje e preciso fazer essas trackings.

um grande abraço


Vou colocar uma imagem abaixo da galeria.

Captura de Tela 2015-10-14 às 11.24.10.png

Marcos

Re: Como crio uma tracking de evento para um slider com 6 imagens?

Principal Colaborador
Marcos,

Referente aos vídeos, se eles estiverem no Youtube você ja tem todas essas métricas por padrão. Caso não esteja, terá um grande trabalho pela frente para mensurar essas métricas como visualizou 100% e por ai vai.

Sobre os slides, existe a real necessidade de ter esses dados? Digo isso, pois muitos clientes acreditam que quantidade de informação que capturam é extremamente importante, e nem sempre isso se faz verdade. Existem um plano de métricas por trás que justifique a mensuração de views do slide? Pergunto isso, no sentido de questionar o cliente sobre esse KPI e para que será usado.

Bom, para mensurar esses slides e saber qual teve mais views você terá que primeiro mudar algumas coisas no hardcode do slide para identificar cada um.

Você usa GTM? Se sim, você vai criar triggers para cada um dos slides (por isso identificar no hardcode) para disparar eventos para cada slider. Sinceramente nunca tive que fazer isso, mais é possível tecnicamente.
Ricardo Gaya

Re: Como crio uma tracking de evento para um slider com 6 imagens?

Principal Colaborador

Oi Marcos, como vai?

 

Você vai ter alguns possíveis problemas por ai. Normalmente os eventos são utilizados para mapear cliques, e não visualizações. É possível sim disparar o evento conforme rolamento da página ou visualização de um objetivo, mas não é a aplicação ideal, e dependendo de como está feita sua estrutura de eventos, isso pode causar conflito caso alguém de fora que não participou do mapeamento, venha ver os dados.

 

Para você medir as VISUALIZAÇÕES do slider, provavelmente vai ter que mexer diretamente na programação do próprio slider, pois é preciso encontrar o momento em que o slider faz a transição para a imagem seguinte, e acionar o disparo de um evento. Isso assumindo a transição automática entre as imagens. É preciso pensar também se o slider tem aquela funcionalidade de que se o mouse estiver em cima, ele fica estático, o que pode confundir seus dados. Outra coisa é programar qual o número do banner que a pessoa está vendo no slider, pra você saber que a transição ocorreu digamos 500x para o do banner 2 para 3.

 

Um evento tem a seguinte estrutura:

ga('send', 'event', 'category', 'action', 'label');

Onde "Category" e "Action" são elementos obrigatórios e "label" é opcional. Quando se faz esse tipo de mapeamento, sempre recomendo o uso do "label" para ter mais opções de informações. Você teria algo como:

ga('send', 'event', 'Slider', 'Transição Automática', 'Imagem 2 para 3');

Onde "Imagem 2 para 3" você faria uma programação para pegar o número da imagem atual e para onde está indo. Isso não é nativo do evento, é preciso programar em cima.

 

Outra coisa importante é pensar na usabilidade. Por exemplo, uma pessoa pode usar as setas de navegação do slider para passar de um banner para o outro. Isso fará o disparo dos eventos acima? Se sim, suas análises podem ficar distorcidas, pois um usuário que passar freneticamente as fotos, fez apenas os banners "Aparecerem", e não necessariamente VIU a imagem.

 

Mensurar VIEWS de um slider da forma correta é algo que dá trabalho é precisa ser bem planejado. Eu sugiro que você faça o evento para medir os CLIQUES em cada uma das imagens se eles levarem para algum lugar, ao invés das visualizações. Até por que, se a pessoa deixar o site aberto e o slider rodando, você vai ter dados que não vão te servir. Medir visualizações é algo mais complexo do que parece.

 

Aqui tem a referência sobre eventos:

https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/events?hl=pt-br

 

Você vai ter o mesmo problema para os vídeos. Se forem vídeos do YouTube, você vai ter essas métricas todas por lá, e não é preciso perder e investir tempo pra ter isso do lado do site. Agora, mesmo se você quiser, recomendo a leitura desse artigo, onde é preciso aplicar alguma programação:

http://www.lunametrics.com/blog/2015/05/11/updated-youtube-tracking-google-analytics-gtm/

 

Espero que ajude.

 

Abraços,