Analytics
468 Usuários online agora
468 Usuários online agora
Faça perguntas sobre relatórios personalizados do Google Analytics, o uso da API e do Google Tag Manager e outros recursos avançados
Guie-me
star_border
Responder

Configurar acionadores Tag Manager

[ Editado ]
Calouro ✭

Gente,

Situação: Conta analytcs, adwords integradas, certinho. Tag Manager criada ok.

No Tag Manager, crio dois acompanhamento de conversões adwords, respectivamente Lead e Venda em seguida seus acionadores para disparar apenas nas páginas que convém.

Nos acionadores:
Configuro assim: page url = igual a  = example.com/pagina

(já testei na url colocar apenas /pagina)

Questão: o status dela permanece não confirmado, sendo que eu já cliquei e já sei que foi acionada, isso foi ontem.

Outra, quando fazemos isso essa tag aparece no tag assist ou em algum lugar que eu posso verificar se ela está valendo? No código por exemplo.

Obrigada desde agorinha.

Especialistas responderamverified_user

Re: Configurar acionadores Tag Manager

Principal Colaborador

Oi Ingrid, como vai?

 

Normalmente o status do código de conversão tenta acessar uma página e verificar se o código consta no HTML da página. Como você está fazendo o disparo via GTM, pode ser que o status não consiga verificar essa condição, mas não significa que ele não está funcionando.

 

Agora, pra você verificar se o código está realmente funcionando ou não, você pode usar o Console de Desenvolvedor do Chrome por exemplo.

 

Abra uma aba no chrome e abra o Console (F12 se você usa windows, ou clique com o botão direito em qualquer lugar da página e depois selecione Inspecionar elemento). No console, selecione a aba "Network". Essa aba vai gravar tudo o que é carregado dentro da sua página, e todos os códigos da página que fazem consulta a algum servidor externo, é aqui que você vai ver se o código do Adwords foi acionado ou não.

 

Tudo o que você precisa fazer é entrar na sua página onde é contabilizada o lead/venda, e verificar se consta alguma linha para alguma coisa do tipo "googleadservices", que é o servidor que computa as conversões.

 

IMPORTANTE: A aba Network enquanto aberta, grava o registro de todas as páginas que você visitar, então, pra você ter uma análise melhor, ANTES de você abrir a página que conta a conversão, é importante limpar a sua aba do Network, que você pode fazer clicando no ícone de "proibido" que aparece ao lado do círculo vermelho:

 

ScreenHunter_01 Nov. 18 15.26.png

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Re: Configurar acionadores Tag Manager

Principal Colaborador

@Ingrid C, tudo bem?

 

Uma outra opção para você verificar qual tag esta ou não disparando, qual acionador, sobre qual variável e tudo mais, é o uso do depurador do GTM. 

 

Eu utilizo muito, para todo tipo de validação de implementação tags e teste triggers. Ao lado do botão publicar tem um seta para baixo e lá tem a opção Visualizar e Depurar. Clicando nessa opção, é só acessar seu site que irá aparecer na parte de baixo como se fosse uma console só que exclusivo do GTM. Ai é só você usar e abusar dos testes. Smiley feliz

 

Link de referência  - https://support.google.com/tagmanager/answer/6107056?hl=pt-BR

 

Abraço.

Ricardo Gaya

Re: Configurar acionadores Tag Manager

Principal Colaborador
Concordo com o Ricardo, a melhor forma de você verificar o problema é você usar a opção "Visualizar e Depurar" - perca seu tempo usando o painel para aprender como funciona, você vai poder verificar o motivo do acionador não ter sido disparado com desejava.

Não se esqueça que as tags no tag manager somente funcionam após você publicar elas.

Se tiver dúvidas no uso do painel de depuração, avise.

___

"Você não precisa de uma empresa de 100 funcionários para desenvolver aquela ideia" ~Larry Page