Analytics
946 Usuários online agora
946 Usuários online agora
Faça perguntas sobre relatórios personalizados do Google Analytics, o uso da API e do Google Tag Manager e outros recursos avançados
Guie-me
star_border
Responder

Conversão em botão sem página de "Obrigado"

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

 

Olha só, já tenho uma boa experiência no AdWords, me certifiquei ano passado e tudo mais, porém estou tendo problemas para configurar as conversões de uma nova campanha que estou criando.

 

Este cliente quer acompanhar os leads de orçamento, baseando cada conversão nos clicks no botão "Enviar" do formulário de contato. Nas campanhas que gerencio esse acompanhamento é fácil, visto que coloco o código nas páginas de "Enviado com Sucesso" ou "Obrigado", mas neste site quando os dados são enviados o cliente não é direcionado para uma nova página, somente aparece um aviso (acredito que em javascript ou jquery) confirmando o envio com sucesso.

O formulário é comum:

 

1.jpg

E a mensagem de sucesso que aparece é esta:

 

2.JPG

 

E aí é o meu problema, pois não sei onde colocar o código do AdWords e os clientes não querem a criação de uma página de obrigado...querem somente a confirmação na própria página para o cliente não ser redirecionado.

 

Já pesquisei em alguns tópicos aqui no fórum mas de fato não entendi como funciona a marcação de dados, tags e etc, além de meu conhecimento em programação ser quase nulo. Eu não entendi se tenho que criar um novo arquivo de .js e colocar no servidor, se é no arquivo de retorno desta mensagem ou se só pelo html da pra fazer. Sei que existe uma maneira de configurar essa conversão nesta mensagem, mas não sei onde ou como fazer isto.

Qualquer ajuda será muito bem vinda pessoal, e desde já agradeço pela atenção.

 

Obrigado a todos. Abraço.

Especialistas responderamverified_user

Re: Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Principal Colaborador
Olá Fernando, como vai?

Nesse tipo de situação, talvez você especificamente por não ter um conhecimento em programação, não irá conseguir fazer as alterações por si só, mas deixo abaixo algumas coisas que podem ajudar.

A primeira e mais importante, é que o seu pensamento certíssimo de medir a conversão na resposta de "Obrigado". Muitas pessoas medem o clique no botão, o que pra mim, está totalmente errado.

Em formulários dinâmicos, se o site está em WordPress, alguns plugins de fomrulários já possuem um lugar para inserir a tag de conversão, mesmo quando não já mensagem de obrigado. Se for esse o caso, acredito que o plugin "7 Form" faça isso, e ai você pode instalar e substituir este form do seu site, pelo plugin, e configurar a conversão.

Se o site for de desenvolvimento próprio, o desenvolvedor precisa acionar o pixel do código do Adwords, no mesmo momento em que a mensagem é disparada, é algo que ele precisa alterar no sentido de: Site recebeu uma conversão? Serão disparados duas ações: 1. Código de conversão e 2. Mensagem de Obrigado.

Uma terceira solução seria você instalar e configurar o Google Tag Manager, e usar um Evento de Listener de Envio de Formulário. Ele vai identificar quando um formulário é disparado no site, e vocÊ pode configurar uma ação quando isso acontece, no caso, o disparo da conversão. Você pode ler mais sobre isso aqui:
https://support.google.com/tagmanager/answer/3415369?hl=pt-BR

Espero que ajude.

Abraços,

Re: Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Principal Colaborador
Fernando, acho que a melhor opção para você seria configurar uma meta pelo Analytics e integrar as conversões entre o Analytics e o AdWords.

Vai ser mais fácil a configuração, acredito eu

Re: Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Calouro ✭ ✭

Certo, acho que estou no caminho certo.

 

Vamos ver:

Peguei um código de conversão no AdWords (para clique) e Instalei o Tag Manager:

 

2.JPG

 

Agora, o problema é que não entendi muito bem como funciona o Tag Manager em si, e tudo me pareceu bem confuso. Eu criei uma Tag de conversão para formulário, imaginando que a cada envio geraria uma nova conversão, e ficou assim:

 

1.jpg

 

Então, tentei criar um acionador mas não entendi o que devo preencher nestes campos:

 

3.JPG

 

Depois não tenho certeza de onde colocarei de fato a tag. Se é pela ID do formulário em si:

Spoiler
form id="ajax-contact-form" action="#"


Ou se é no botão de enviar:

 

Spoiler
input type="submit" value="Enviar "

 

Ou ainda, se terei que entrar nos arquivos .js para alterar alguma coisa.

Eu agradeço de verdade a ajuda meus amigos, e até peço desculpas pela inocência das minhas perguntas. Imagino que estes procedimentos sejam bem banais para a maioria de vocês, mas é de fato uma novidade para mim e programação sempre foi algo que eu gostaria de aprender mas não tive tempo de estudar corretamente.

Se aqui não for o local correto para minhas perguntas, não tem problema, me avisem e procurarei o lugar certo e de qualquer forma, agradeço antecipadamente pela ajuda e a atenção de todos.


Um abraço.

Re: Conversão em botão sem página de "Obrigado"

[ Editado ]
Estudante ✭ ✭ ✭

Olá Fernando, bem posicionado pelo Leandro e Antônio, o melhor a se fazer é pelo Analytics (não contabilizando o botão, pois o clique não significa que o formulário foi enviado), e integrar a meta na conta AdWords como conversões. Isso você já fez alguma vez?

Para contabilizar os formulário como metas, as vezes eu utilizo o track page view, ele simula uma URL de "obrigado" assim que o formulário é enviado, assim podemos configurar uma meta no Analytics apenas por essa URL, sem mexer muito com programação ou eventos, por isso seria o ideal para seu caso. Você deve inserir a seguinte linha de exemplo de código dentro do seu script que envia o formulário, logo após a função javascript que envia:

ga('send', 'pageview','/briefing/enviado/')

Veja este artigo ensinando a fazer isso no plugin contact form 7 do wordpress:

https://www.creare.co.uk/goal-tracking-contact-form-7

 

Não é muito complicado de fazer.

 

Depois dessa etapa, se tiver dificuldades para importar as metas do analytics como conversões no AdWords nos avise.

 

Abraço,

Re: Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Principal Colaborador

Oi Fernando,

 

Vamos lá, vou tentar explicar da melhor forma possível, pois o Tag Manager realmente não é assim tão fácil.

 

Quando uma página tem diversas tags de diversos serviços diferentes, no momento em que o usuário acessa a página, cada uma dessas tags faz o que é chamado de requisição. Cada requisição que a página faz, faz com que ela demore mais pra ser carregada. O Tag Manager do Google vem com a premissa de melhorar esse processo, onde você vai ter apenas UMA tag instalada no site (a do próprio Tag Manager) e DENTRO do tag manager, você faz o disparo de todas as outras tags (só que aqui, não existe aquele monte de requisição).

 

O primeiro passo é pegar o código do Tag Manager, e instalar em todas as páginas do seu site, assim como é feito com o Google Analytics.

 

Quando o Tag Manager está instalado no seu site, algumas ações que o usuário realiza no seu site, disparam EVENTOS do TAG MANAGER. Deixei em caixa alta, pois não devem ser confundidos com eventos do Google Analytics, são coisas diferentes. Por exemplo, um usuário que entra no seu site com tag manager instalado e clica em algum lugar do seu site (qualquer lugar), gera um evento chamado 'gtm.click'. Tendo esse evento gtm.click disparado, você pode configurar algumas ações.

 

No caso do gtm.click, o tag manager vai identificar em qual elemento do HTML o usuário está clicando, digamos que seja em uma imagem com nome "logo_do_site". Então toda vez que o usuário clicar na imagem "logo_do_site", vai gerar um evento gtm.click, e você pode usar esse evento para realizar alguma ação pra você, como disparar uma tag, por exemplo.

 

A mesma coisa acontece com os formulários. O Tag Manager consegue identificar quando um formulário foi dispardo, e isso gera um evento chamado 'gtm.formSubmit'. Então pensa no seguinte:

 

1. Usuário acessa a página

2. Usuário preenche o formulário

3. Usuário envia o formulário / tag manager dispara o evento 'gtm.formSubmit'

4. Tag manager realiza o disparo da sua tag após o disparo do 'gtm.formSubmit'

 

Para o Tag Manager funcionar, ele precisa de alguma regras e você precisa dizer pra ele em qual MOMENTO e em qual PÁGINA ele deve realizar aquela ação.

 

Lá no seu Tag Manager, você vai precisar configurar duas tags diferentes (tags do Tag manager, cara, essas nomenclaturas iguais em diversos serviços ainda vai causar derrame em alguém).

 

A primeira tag, é a tag que vai verificar se um formulário foi enviado ou não. Então você cria uma tag do tipo Listener de Evento > Listener de Envio de Formulário (algo assim, não sei o nome correto), e você especifica nas regras, em qual página, o tag manager deve verificar se um form foi disparado, algo como "url contém /contato/"

 

Agora que você já tem a primeira tag configurada, lembre-se que sempre alguém enviar um form, o tag manager vai disparar um evento chamado 'gtm.formSubmit', e agora você usa esse evento para disparar a sua tag de conversão. Aqui estou um pouco na dúvida, mas acredito que você deva criar uma nova tag, para Conversão de Google Adwords, preencher os dados que ele vai pedir, e nas regras de disparo dessa tag, você vai colocar:

 

Regra 1: {{event}} > contém > gtm.formSubmit

Regra 2: {{url path}} > contém > /contato/ (aqui é a mesma página que você colocou na primeira tag)

 

Ou seja, toda vez, que o Tag Manager, disparar um evento chamado 'gtm.formSubmit' na página "/contato", ele vai disparar a sua tag de conversão.

 

Bom, ficou bem longo mas a idéia é essa. Deixo abaixo um artigo que foi discutido como verificar se o tag manager está funcionando ou não.

 

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Planejamento-de-campanhas-e/Eventos-Google-Analytics-atrav%C...

 

Espero que ajude.

 

Abraços,

Conversão em botão sem página de "Obrigado"

[ Editado ]
Calouro ✭

Puxa isso não é fácil(isso é bem difícil sim, porque ninguém sabe o conceito Ajax parece), sou desenvolvedor a mais de 8 anos e estou a 1 mês tentando configurar as conversões no meu site e não da certo.
Ele é igual ao primeiro relato, tem uma mensagem na própria tela, usa conceito Ajax simples, esse conceito vem desde 2005 então isso já tem por volta 11 anos.
Ainda tenho um agravante, A mensagem pode ser de sucesso o erro, alguém alguma dica que eu posso me nortear nessa linha.

- Ligo para o suporte do google 2x por semana, cada ligação alguém fala uma coisa diferente.
- Li, acredito eu, mais de uma centena de artigos do google e pelas comunidades afora.

- Estou cansado de tanto ler as mesmas coisas, só falam o básico, porém nem o básico sabem.
- Conceito Ajax é simples chamada assíncrona que atualiza parte do DOM, só isso!

alguém consegue me dar uma dica para resolver isso, desculpe meu desabafo, fiz isso com o propósito de mostrar que o problema me parece ser informações desencontradas e cíclicas, parece que nunca terá fim

Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Calouro ✭

Oi Leandro!

Um help por favor: estou criando uma tag para o envio do formulário no Tag Manager.

Criei o acionador do tipo Envio formulário e agora não encontro o tipo Listener de Evento > Listener de Envio de Formulário na criação da Tag.

 1. Não devo escolher nenhum tipo? Ou este tipo mudou?

 2. Preciso criar uma segunda tag para a conversão?

 

Aguardo. Grata!

Conversão em botão sem página de "Obrigado"

Calouro ✭

Crie uma nova tag e coloque na página de conversão