Analytics
1.1K Usuários online agora
1.1K Usuários online agora
Faça perguntas sobre relatórios personalizados do Google Analytics, o uso da API e do Google Tag Manager e outros recursos avançados
Guie-me
star_border
Responder

Monitorar palavras chaves de buscas internas no site com o GTM

Calouro ✭ ✭

Pessoal, estou com uma dúvida e só achei informações de configuração no GA.

Gostaria de saber se ha possibilidades de monitorar e coletar as palavras buscadas num campo de pesquisa interna do site configurando pelo Google Tag Manager, se sim, o que indicaria?

Pensei em fazer coletando o campo texto quando o evento "buscar" for acionado, mas não sei se teria outro meio mais fácil e nem se daria certo.

Outro detalhe é que no meu site só tem os scripts do GTM, e não sei se configurando no GA seria possível ele ter essas informações.

Especialistas responderamverified_user

Monitorar palavras chaves de buscas internas no site com o GTM

Principal Colaborador

Olá Andre, como vai?

 

A função de monitorar a busca interna do site é algo que você configura por dentro do Analytics, lá na sua Vista de Propriedade. Você não precisa do GTM para isso, a não ser que você queira passar isso para um outro serviço diferente do Analytics.

 

Essa página tem tudo o que você precisa para realizar essa configuração: https://support.google.com/analytics/answer/1012264?hl=pt-BR

 

Espero que ajude.

_

 

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Monitorar palavras chaves de buscas internas no site com o GTM

Calouro ✭ ✭

Tudo ótimo Leandro, e com você? obrigado por colaborar.

Mas é preciso que eu tenha os scripts do GA inseridos no site ou só com o do GTM eu consigo monitorar por lá(GA)?

 

Re: Monitorar palavras chaves de buscas internas no site com o GTM

Principal Colaborador

@Andre m,

 

Você precisa do Analytics implementado no site sim! O recurso da resposta do Leandro é do Analytics e ele usa o parâmetro de URL para mensurar o termo de pesquisa do seu site. Ou seja, isso funciona se o seu site tiver sido desenvolvido para "jogar" o termo de pesquisa com algum parâmetro de URL e claro se tiver o GA implementado nessa página.

 

Alguns site usam o aquela pesquisa que ao o usuário digitar no input de pesquisa, o site já traz algumas sugestões sobre os produtos ou de qualquer outra coisa e o usuário acaba clicando na página do produto e não realizando uma pesquisa de fato. A maioria envia um parâmetro de url mais alguns não, utilizando o método post sem nenhum parâmetro de URL, nesses casos você precisa de uma personalização do código de acompanhamento do GA e o GTM pode ajudar muito com isso. 

 

 

 

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.