Analytics
408 Usuários online agora
408 Usuários online agora
Faça perguntas sobre relatórios personalizados do Google Analytics, o uso da API e do Google Tag Manager e outros recursos avançados
Guie-me
star_border
Responder

Transação ecommerce Tag Manager

[ Editado ]
Estudante ✭

Boa tarde a todos!

 

Estou enfrentando um problema dentro de um ecommerce, espero que possam me ajudar.

 

O que acontece é o seguinte, meu cliente tem um e-commerce que foi inserido o tag manager em todas as páginas normalmente.
Eu quero que as transações/vendas apareçam dentro do Analytics, por isso quando implementei essa tag eu marquei que se trata de um e-commerce e assinalei pra usar a camada de dados, mas mesmo assim nenhuma transação está sendo contabilizada dentro do Analytics.

O código do Analytics também está "ticado" como comércio eletrônico.

 

Os acessos estão sendo contabilizados normalmente, mas as transações de vendas não, eu já testei algumas vezes realizando uma compra indo até a página final que é a de geração do boleto mas nada muda dentro do Analytics.

Por se tratar de uma plataforma de e-commerce eu não tenho acesso ao código do site, as alterações eu tenho realizado pelo Tag Manager.

Alguém sabe como eu posso resolver esse problema?

Obrigado!

Especialistas responderamverified_user

Re: Transação ecommerce Tag Manager

Principal Colaborador

Oi Felipe, como vai?

 

Por padrão, o código do GA para comércio eletrônico não é algo "plug and play", do tipo em que você vai instalar e já vai funcionar. Ele requer algumas mudanças no código para que a loja possa enviar informações sobre os produtos, para o código de comércio eletrônico do GA. Essa integração sempre envolve um programador.

 

Para usar o comércio eletrônico pelo Tag Manager, normalmente você também precisa dessa etapa de programação, pois é preciso configurar o chamado dataLayer, que irá receber os dados da loja, para que então o Tag Manager possa ler esse dataLayer e saber exatamente o que está acontecendo na loja (qual produto, qual o nome, qual o id, qual o preço, quantidade, etc)...

 

Dá uma olhada nessa página que ela pode te ajudar:

https://support.google.com/tagmanager/answer/6106097?hl=pt-BR

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Leandro Martinez | Basta1Click - Consultoria AdWords | Ícone Basta1ClickÍcone FacebookÍcone YouTubeÍcone Linkedin

Recebeu uma resposta que foi útil? Marque-a como solução clicando no botão "Aceitar como Solução" e ajude a nossa comunidade.

Re: Transação ecommerce Tag Manager

Principal Colaborador

Felipe, boa noite.

 

Tudo bem?

 

É o seguinte, o que você fez esta aparentemente certo, mas ainda falta algumas coisas para realizar o tagueamento de um Ecommerce.

 

Uma coisa importante para lembrar é que você tem que disparar uma tag do GA onde o tipo de acompanhamento deve ser Transação e não Exibição. Isso foi feito?

 

Você precisa configurar o dataLayer para passar as informações dos parâmetros do dataLayer para o GA "ler". Vi que você mencionou que configurou para usar a o dataLayer, ou seja o primeiro passo para isso foi feito. Piscadela do Smiley Agora fica uma dúvida. Você esta "puxando" os dados do dataLayer e alimentando as variáveis que são necessárias para o GA mensurar as transações?

 

Todas as informações da transação devem ser transmitidas pela camada de dados. A tabela a seguir descreve as variáveis que podem ser incluídas com a camada de dados:

 

Nome da variável Descrição Tipo
transactionId (obrigatório) Identificador exclusivo da transação string
transactionAffiliation (opcional) Parceiro ou loja string
transactionTotal (obrigatório) Valor total da transação numérico
transactionShipping (opcional) O custo do frete para a transação numérico
transactionTax (opcional) O valor do imposto da transação numérico
transactionProducts (opcional) Lista de itens comprados na transação matriz de objetos "TransactionProduct"

 

Isso foi feito? Caso você ainda não tenha feito isso, recomendo a leitura desse artigo - Comércio eletrônico do Google Analytics.

 

O Google Tag Manager é uma ferramente fantástica que veio para facilitar muito a nossa vida como a maioria dos Tag Manager do mercado. É bem intuitiva e orientada a eventos o ajuda muito para sites que não tem padrão de urls e outros problemas, mas usa-la de forma completa nem sempre é tão fácil como parece. Smiley feliz 

 

Fica tranquilo que vamos te ajudando por aqui para realizar seu tagueamento. 

 

Abraço.

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.

Re: Transação ecommerce Tag Manager

Estudante ✭
Bom dia Ricardo.

Obrigado pela explicação.

Além da tag de exibição de página eu preciso criar outra focada só na transação, ou eu posso substituir uma pela outra, sem problema nenhum?
Atualmente única tag do Analytics configurada é a de exibição de página, com os recursos do comércio eletrônico ativado.

Referente a estar puxando os dados do datalayer e alimentando as variáveis necessárias para aparecer as transações isso ainda não está sendo feito, não soube como fazer, li o link que você me passou e solicitei ao programador para que realize a inserção, vou aguardar a inserção, e fazer novos testes.

Obrigado por enquanto!




Re: Transação ecommerce Tag Manager

Estudante ✭
Bom dia Leandro, eu estou bem e você?

Obrigado pela ajuda, solicitei ao programador a configuração do datalayer, vou aguardar isso para realizar novos testes e posto aqui se der certo.

Obrigado!

Re: Transação ecommerce Tag Manager

[ Editado ]
Principal Colaborador

Felipe, tudo bem?

A tag configurada para exibição você tem que usar para realizar o acompanhamento normalmente. O fato de ativar o comércio eletrônico esta certo, mais como você viu não mensura as transações e isso não é um erro. Entenda transações como um evento onde você terá que configurar uma trigger para "disparar" a transação quando houver uma. Smiley feliz

Depois que seu programador fizer as implementações necessárias, você tem que criar uma tag do GA com o tipo de acompanhamento de transações. Essa tag será disparada apenas em sua página de sucesso, após a transação. Ou seja, você pode criar sua trigger para ser disparada nessa página ou para ser disparada pelo dataLayer dessa página, que é a forma mais assertiva. Esse dataLayer irá disparar um evento e sua trigger deve usar esse evento para disparar a transação. Pode parecer meio confuso falando assim, mais na prática você vai ver que é simples. Smiley feliz

Vou deixar alguns links que vão te ajudar a entender melhor o que eu estou falando, mas assim que for disparar a tag de transação e se ficar com dúvida nos avise. Piscadela do Smiley

https://support.google.com/tagmanager/answer/6106097?hl=pt-BR
https://support.google.com/tagmanager/answer/6166254?hl=pt-BR
https://support.google.com/tagmanager/answer/6062392?hl=pt-BR
https://support.google.com/tagmanager/answer/6107169?hl=pt-BR

 

Nesse link você pode testar e ver como funcionar: https://ga-dev-tools.appspot.com/enhanced-ecommerce/

Esses 4 links explicam tudo que você precisa saber para configurar sua tag de transação no Google Tag Manager.

Espero ter ajudado!

Abraço.

Ricardo Gaya

Minha resposta foi útil? Se sim, clique em "Aceitar como solução". Saiba mais aqui.