AdWords
635 Usuários online agora
635 Usuários online agora
Espaço para discussão de recursos avançados como YouTube e campanhas de vídeo, Remarketing, acompanhamento de conversão e outros
Guie-me
star_border
Responder

Estimativas de Tráfego Youtube

[ Editado ]
Graduado ✭

Olá pessoal!

Estou sumida da comunidade não é mesmo? Smiley triste Vamos lá, tenho umas dúvidas e preciso muito de ajuda.

Tenho um cliente com interesse em fazer anúncios no Youtube. Ele tem uma verba interessante mas quer que sejam apresentadas algumas propostas. Para isso, eu preciso gerar um arquivo com uma proposta que tenha:

 

Estimativas de Tráfego com determinada verba e com determinado público para Anúncios Ignoráveis Antes de Vídeos

 

Estimativas de Tráfego com determinada verba e com determinado público para Anúncios Não Ignoráveis Antes de Vídeos

 

Estimativas de Tráfego com determinada verba e com determinado público para Anúncios de Sobreposição

 

Estimativas de Tráfego com determinada verba e com determinado público para Anúncios Gráficos nas Laterais do Youtube

 

Estou um pouco perdida sobre como posso conseguir essas informações visto que o Youtube, quando estamos formulando o anúncio, só me dá uma estimativa nada certa e bem geral, não me apresentando estimativas para cada tipo de anúncio.

 

Outra coisa que estou me questionando é sobre o valor de cada inserção e clique. Por exemplo, dentro da minha lógica o anúncio de sobreposição deveria ter um valor inferior ao anúncio não ignorável, certo? 

 

Como posso descobrir este valor?

 

 

Maria Eduarda Paschoal
Especialistas responderamverified_user

Re: Estimativas de Tráfego Youtube

Principal Colaborador

Oi Eduarda, tudo bem? Tá sumida mesmo Homem Frustrado

 

Olha, esse é o tipo de cliente que costuma causar mais problemas do que qualquer oura coisa, pois eles gostam de complicar coisas que não são complicadas.

 

O primeiro e mais importante que sempre reforço é o seguinte: Esses valores serão estimativas e tudo pode mudar uma vez que a campanha estiver implementada.

 

Sinceramente, as estimativas que você vai ter durante a etapa de criação é a melhor que você consegue ter. É como se basear no planejador de palavras, para a Rede de Pesquisa. Agora, para esses outros formatos, se o cliente não tiver um histórico de investimento e resultados, você vai ter que se basear no bom e velho chute Smiley muito feliz

 

Acho complicado esses clientes, pois não existe ciência e análise antes de começar a veicular. Estimar essas coisas dá um trabalho danado pra algo que vai mudar completamente quando começar.

 


Maria Eduarda escreveu: 

Outra coisa que estou me questionando é sobre o valor de cada inserção e clique. Por exemplo, dentro da minha lógica o anúncio de sobreposição deveria ter um valor inferior ao anúncio não ignorável, certo? 


Não necessariamente. Seria o mesmo que assumir que: "palavras com correspondência exata serão mais baratas que correspondência de frase ou ampla". Lembre-se, tudo depende da segmentação e qualidade, principalmente pra vídeos, onde a palavra RELEVÂNCIA conta ainda mais.

Espero que ajude.

 

Abraços,

Re: Estimativas de Tráfego Youtube

Graduado ✭
Ótimo Leandro, já estava imaginando que seria isso. O problema é tentar explicar isso para o cliente, certo?
Deixe eu te perguntar outra coisinha, onde eu consigo escolher como meus anúncios aparecerão? Gráfico, sobreposição e vídeo... E como consigo configurar um vídeo para ser ignorável e não ignorável?

Sabe algum link de tutorial oficial e que sintetize isso para mim porque não estou conseguindo encontrar nada do tipo.

Obrigada!
Maria Eduarda Paschoal

Re: Estimativas de Tráfego Youtube

Principal Colaborador
Olha, a explicação vai depender muito da flexibilidade do cliente.

Normalmente quando recebo estes pedidos, ligo pro cliente e explico como funcionam os formatos mais ou menos, e explico também que alguns deles não possuem ferramentas para estimar o tráfego, que é realmente com base no histórico, se já tiverem. Qualquer coisa fora isso, "vamos estimar, mas pelo inúmeros fatores que compõe o fator do preço, não podemos garantir que os resultados serão estes", e ai geralmente explico a questão da relevância.

Dessa forma, fico tranquilo onde mesmo que o cliente queira receber as estimativas de cada um, ele está recebendo algo que não é recomendável pelos olhos da agência e que não é algo aplicável para o modelo de anúncio. É um jeito sutil de dizer: "Enquanto agência/especialista estamos dizendo que não é assim, mas se você quer assim, vamos em frente" hahahaha Smiley muito feliz

Quanto aos formatos:

O vídeo que é ignorável é o vídeo no formato Trueview In-stream. Esse formato de vídeo sempre vai ter a opção do "pular >>". Se você deseja fazer um vídeo não ignorável, precisa fazer outro formato que não esse, ou então a negociação direta com o YouTube no formato "First Watch", onde todos os usuário de um determinado dia que forem ver o seu anúncio, não poderão pular o vídeo (esse é um formato de reserva, ou seja, diretamente negociado com o time do youtube e geralmente precisa de um aporte mínimo de investimento)

Aqui você tem mais sobre anúncios de sobreposição em TEXTO:
https://support.google.com/adwords/answer/77961?hl=pt-BR

Aqui tem mais infos sobre os formatos de vídeo, e também a sobreposição com IMAGEM:
https://support.google.com/adwords/answer/2375465?hl=pt-BR

Aqui tem mais infos sobre o Trueview In-stream:
https://support.google.com/adwordspolicy/answer/2679940

Vale a pena ler esse também:
https://support.google.com/adwordspolicy/answer/1111224?hl=pt-BR

E os anúncios gráficos no YouTube, são banners que rodam na Rede de Display, mas selecionando o youtube como canal gerenciado. O mais comum é aquele 300x250 que aparece na direita ao lado dos vídeos Smiley feliz

Espero que ajude.

Abraços,