Analytics
946 Usuários online agora
946 Usuários online agora
Espaço para perguntas sobre a configuração de relatórios e filtros: entenda mais sobre os possíveis problemas com o uso de filtros em relatórios do Google Analytics
Guie-me
star_border
Responder

Subdominios

[ Editado ]
Calouro ✭

Oi, uma pergunta como posso mensurar o traffego a um subdominio, poderia medir o trafego que tem meu site para cuando visitam estas duas paginas?

-http://dominio.com/seccion/

-http://subdominio.dominio.com/?r=Your_Address (este ultimo link é para referer pessoas a meu site, para quem ganha referidos, ganhe um porcentaje de dinheiro)

Muito Obrigado.

Especialistas responderamverified_user

Re: Subdominios

Principal Colaborador
Juan, depende se você quiser medir separado cada um deles você pode criar uma propriedade para cada uma colocar o código Analytics em cada um.

Se você quiser mensurar tudo junto, basta inserir o mesmo código em todas as página, vale lembrar que você deve verificar nesse caso se não existem páginas internas com o mesmo final por exemplo index.html assim as visitas serão computadas como se fosse em uma página só, por isso o ideal é criar uma propriedade para cada, uma para o domínio e outra para o subdominio

Re: Subdominios

Principal Colaborador

Juan!

 

Você pode também tratar isso com a criação de Vistas da propriedade para cada fim. Nisso você deve aplicar filtros para que as estatísticas fiquem condizentes com o conteúdo que está configurando para cada Vista.

 

É recomendado deixar a Vista principal sem filtros e criar outras duas com os filtros.

Um abraço,
Jane Audrei | Agência Madara |Circule-me |Follow-me |Linki-me
|Like-me

Re: Subdominios

Calouro ✭ ✭
Olá Juan e Jane, o que a Jane disse é o mais usual, eu utilizo desta forma em meu Analytics.

Porém estou começando a utilizar o GTM nesse domínio, já pesquisei bastante mas não achei de forma conclusiva como fazer.

Pelo Tag Manager eu preciso fazer alguma configuração diferente para separar as métricas do domínio principal e do subdomínio?

Como isso fica em conjunto com o Analytics utilizando as vistas de propriedade, alguém sabe?

Grato

Re: Subdominios

Principal Colaborador

@Tiago Romanini, tudo bem?

 

Se você utiliza o analytics.js e dispara o snippet de acompanhamento tanto no domínio principal e subdomínio, você não precisa fazer nenhuma configuração adicional. 

 

O que seria separar as métricas do domínio principal do subdomínio? O que você pode fazer é criar vistas de propriedades diferentes, um para domínio principal e outra para o subdomínio utilizando filtros do Google Analytics. Ou outra solução seria utilizar os segmentos avançados, mas ai vai depender muito de como você vai utilizar os dados no futuro. 

 

Caso você faça o acompanhamento de vários domínios eu recomendo que você use o Cross Domain para isso. Como você esta utilizando o GTM essa configuração será super fácil de fazer. O GTM é muito bom!!! Smiley feliz 

 

Google Analytics Cross Domain - https://support.google.com/analytics/answer/1034148?hl=pt-BR

Google Tag Manager Cross Domain - https://support.google.com/tagmanager/answer/6164469?hl=pt-BR

 

Se tiver qualquer dúvida em como configurar sua tag no GTM nos avise, que tentaremos te ajudar! 

 

Abraço.

 

Ricardo Gaya

Re: Subdominios

Calouro ✭ ✭
@Ricardo-Gaya Obrigado pela ajuda, são tantas informações que a gente fica confuso quando está iniciando o uso de novas ferramentas. Veja meu caso.

Eu tenho um domínio principal www.meudominio.com.br (Site) e tenho um subdominio portal.meudominio.com.br (Aplicação)

Antes já havia inserido o Analytics neles e criado as views:
1 - View geral com todos os acessos (sem filtros)
2 - View para o subdomino onde aplico o filtro do tipo INCLUIR > Nome do host > portal\.meudominio\.com\.br
3 - View dominio principal onde aplico o filtro INCLUIR > Nome do host > www\.meudominio\.com\.br

Neste caso esta tudo OK, ele filtra os dados para mim.

Porém o meu subdominio utiliza hashtag(#) em suas URLs, e remover essa "Tralha" da URL pode causar problemas na aplicação, segundo os desenvolvedores, então li sobre possíveis soluções, visto o Analytics, por padrão, não rastrear a URL completa se houver # nela.

Para solucionar isso resolvi experimentar o GTM que pareceu a solução mais eficaz e também facilitaria nosso trabalho junto a equipe de desenvolvimento da aplicação.

No caso preciso filtrar para poder configurar conversões dentro do Site(dominio principal) e da Aplicação(subdominio), o site está funcionando sem problemas, inclusive já configurado no GTM, os eventos e metas do site estão OK no analytics.

A minha dúvida mesmo é se preciso e caso positivo, como fazer para inserir no GTM uma tag para rastrear os eventos do subdominio e poder configurar as metas corretamente na view do subdominio no analytics.

Li este tutorial, mas aparentemente os prints são de uma versão mais antiga do GTM: https://www.wearefine.com/mingle/subdomain-tracking-with-google-tag-manager-universal-analytics/ então não tenho certeza se configurei corretamente aqui.

Além disso ainda têm esse caso da # a qual resolvi com outro tutorial, onde criei uma variável personalizada do tipo javascript e inseri o seguinte código:
function() {
return window.location.pathname + window.location.search + window.location.hash;
}

Sei que devo chamar a variável da tralha para o subdomínio, mas ainda estou confuso em como proceder com o rastreamento do subdomínio dentro do GTM.

Desculpe o texto longo, mas tudo que encontrei sobre isso na internet ainda não sanou minha dúvida.

Agradeço muito a ajuda! Smiley feliz


Re: Subdominios

Principal Colaborador

@Tiago Romanini

 

Sem problema quanto ao texto longo, explicou bem o problema. Realmente quando começamos a utilizar novas ferramentas ficamos meio confusos e o Google Tag Manager apesar ser excelente, é um pouco complexo no começo. 

 

Pelo o que eu entendi, você já esta com a solução praticamente pronta no GTM. Essa variável que você criou vai montar um "novo" PagePath incluindo a # que seria excluída por padrão. Excelente! Smiley feliz

 

Agora sobre o subdomínio, como você esta com snippet do GTM implementado nele também e esta disparando a tag do GA. O que você precisa fazer é criar um novo acionador para ler essa variável com uma condicional e com esse acionador você cria a sua tag de evento ou dispara sua tag de conversão. 

 

Ficaria algo mais ou menos assim: Usei #finalizacao, pois não sei qual parâmetro você tem de fato. Ok?

 

GTM_Trigger_Comunidade.PNG

 

Sobre:

 


Tiago Romanini escreveu:
Sei que devo chamar a variável da tralha para o subdomínio, mas ainda estou confuso em como proceder com o rastreamento do subdomínio dentro do GTM.

Se você esta utilizando o mesmo contêiner tanto no domínio como subdomínio sua variável estará presente em ambos domínios. Pode fazer um teste usando o depurador que você vai observar que em cada pagina você teria um valor diferente nessa variável pois ela vai ler em todas as páginas. 

 

Faz sentido isso para seu problema? Deu para entender minha explicação? rs... 

 

Qualquer coisa avisa que tendo explicar de outra maneira! 

 

Abraço.

 

 

 

Ricardo Gaya

Re: Subdominios

Calouro ✭
Tiago,

Você mencionou que conseguiu as # ficaram visíveis nos seus relatórios do GA utilizando o GTM, você poderia me enviar as suas fontes, pois gostaria de resolver esse problema também.

Grato.

Re: Subdominios

Principal Colaborador

@Gustavo F, tudo bem?

 

Você cria uma variavel no GTM do tipo javacript personalizado com uma function para adicionar o "conteudo" depois da hash "#" para montar um novo Page Path. Você pode usar a mesma function que ele usou se atender sua necessidade, pois funciona perfeitamente.

 

function() {
return window.location.pathname + window.location.search + window.location.hash;
}

Com essa variavel criada, você configura sua tag do Google Analytics no GTM para usar ela como Page Path e assim enviar o hit com esse valor. Sua tag deve ficar com essa configuração:

 

GTM_comunidade_novo_pagepath.PNG

 

Com isso o GTM envia para o GA o valor da sua variavel como Page Path, mas sempre tome cuidado, pois quando manipulamos os dados antes de enviar o Google Analytics precisamos prestar muita atenção. Smiley feliz 

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço.

Ricardo Gaya

Re: Subdominios

Calouro ✭
Verdade, não tinha pensado em forçar o GTM a enviar pro GA uma nova PagePath, vou testar. Mas pelo o que li, não acredito que venha a dar errado.

Obrigado, Ricardo.