AdWords
237 Usuários online agora
237 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Cliques inválidos - como evitar

Funcionário do Google

Uma dúvida de muitos usuários é em relação aos cliques inválidos. A segurança dos anunciantes do Google AdWords é prioridade para o Google, e por isso destinamos uma série de recursos para estratégias de proteção de cliques. O Google proíbe rigorosamente qualquer método usado para gerar artificialmente cliques ou impressões de páginas inválidos; além disso, monitora com cuidado o tráfego dos anúncios do Google AdWords para impedir violações. Vamos esclarecer algumas dúvidas e dividir experiências sobre como evitar cliques inválidos?

 

 

1) Como identificar cliques inválidos

 

O Google AdWords possui internamente duas etapas de controle de cliques inválidos, para garantir que você não seja prejudicado. Os cliques inválidos detectados em um primeiro momento não são sequer cobrados. Em uma segunda etapa, o Google pode identificar que alguns cliques que foram cobrados são inválidos, então esse valor é devolvido como um Ajuste: qualidade de cliques, que aparece na sua aba de Faturamento. Abaixo seguem os passos para ver esses cliques inválidos na sua conta.

 

2) Como evitar cliques inválidos

 

Uma vez que você observar que sua conta está tendo um número alto de cliques inválidos, é importante identificar de onde esses cliques estão vindo. Você pode conversar com a empresa que hospeda seu site para obter um relatório de IPs que acessaram o seu site. Com esse relatório, é possível identificar atividades suspeitas de determinados IPs, e na sua conta do AdWords você pode bloquear IPs para que esses endereços não vejam seus anúncios.

 

A melhor forma de identificar isso é utilizando o GCLID, que é um código único para cada clique em seus anúncios. O GCLID fica registrado no acesso e nesse relatório de acessos ao seu site, e por isso fica fácil de identificar quais os acessos foram iniciados por um anúncios do AdWords.

 

Para ativar o GCLID, você deve acessar sua conta de AdWords no menu Minha Conta, sessão Preferências e ativar a Codificação Automática. Caso a sua conta de AdWords esteja vinculada ao Analytics, por padrão essa opção já deve estar ativada.

 

3) Como bloquear os IPs suspeitos na sua conta de AdWords

 

Após identificar quais IPs estão clicando indevidamente em seus anúncios, você pode bloqueá-los. Para bloquear a veiculação de seus anúncios para IPs suspeitos, basta seguir os passos:

  1. Entre na conta Google Adwords;

  2. Clique lá em cima em "Campanhas";

  3. Selecione a campanha que deseja excluir os IP's;

  4. Clique na aba de "Configurações" - > "Todas as configurações";

  5. Desça a tela, procure e clique em "Configurações Avançadas" -> "Exclusões de IP" -> "Editar";

  6. Agora insira os IP's um por linha e clique em "Salvar";

     

    Espero ter ajudado!

    Um abraço,

     

    Cassiana

 

Especialistas responderamverified_user

Re: Cliques inválidos - como evitar

[ Editado ]
Funcionário do Google

Cassi, muito bacana seu post!

 

Mas como ver o número dos cliques inválidos que não são cobrados?

Vou colocar aqui o passo-a-passo Smiley feliz

 

1. Entre em Todas as Campanhas online
2. Selecione a guia Dimensões
3. Clique no botão Colunas >> Personalizar colunas
4. Clique no link em azul Desempenho
5. Adicione Cliques inválidos e aplique.

 

Pronto! A coluna com este dado aparecerá junto aos dados que você está analisando, como exibido na imagem abaixo:

 

Screen Shot 2013-12-13 at 2.09.03 PM.png

Re: Cliques inválidos - como evitar

Funcionário do Google

Olá pessoal,

 

vale à pena lembrar também, que o número de cliques durante o dia pode oscilar muito, pois os cliques inválidos estão sendo reconhecidos e contabilizados no sistema em tempo integral. Com isso, pode acontecer de vocês verificarem um determinado números de cliques em algum momento do dia e depois esse valor ter variado.

 

Por isso, para esse tipo de ocorrências, não é tão aconselhável guiar-se pela aba de Início na barra principal verde na sua conta do Google Adwords, mas sim, pelos valores indicados dentro da aba de campanhas e cliques inválidos, mencionados pelo Thiago.

 

Grande abraço,

Catha

-------------------------------------------------------------------------------
O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR

Re: Cliques inválidos - como evitar

Calouro ✭
Se é prioridade eu não estou entendendo pois tenho 90 % todos os dias de cliques invalidos. Sendo que os 10 % cobrados 5% é invalido que passa batido pelo filtro. Acompanho minha campanha por diversas ferramentas e em tempo real. Todos dia tenho palavras com mais cliques que impressões. Eu só recebo meu dinheiro de volta quando reclamo e mando uma tonelada de documentação para provar o que eu digo. O problema é que tenho que ficar esperando 60 dias para pedir a análise e mais 30 dias para receber o que é meu. De final de semana é uma piada. Semana passada tive em uma palavra 26 impressões e 35 cliques. Isso pq a campanha ficou pouco tempo no ar e vale ressaltar que todos os cliques foram do mesmo ip. No meu ramo preciso de um espaço maior para cliques invalidos. O google esquece que aqui no Brasil se usa muito mais dinâmicos do que fixos. Eu sempre achei que algumas políticas deveriam mudar. Trabalho com adwords a quase 10 anos e a 10 anos vivo brigando. Enfim. Tudo isso é muito triste.

Cliques inválidos - como evitar

Calouro ✭ ✭

O Google não se preocupa com cliques inválidos, já que eles ganham dinheiro por cliques na conta do anunciante, se fosse interesse do google que os anunciantes não fossem lesados por cliques inválidos, o Adwords disponibilizaria uma ferramenta de bloqueio de cliques duplicados no anuncio, se isso não foi feito é por que o Google quer mais que o anunciante se exploda, e que o seu dinheiro seja consumido rápido para que eles possam pedir mais dinheiro a vocês. Uma pena que o Brasil nada é sério. Triste país. Essas mesmas pessoas reclamam dos políticos, mais agem igual a eles.