AdWords
478 Usuários online agora
478 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Como medir e gerenciar resultados sazonais!

Funcionário do Google

Olá pessoal, tudo bem?

 

Com o Natal chegando, achei legal abrirmos uma discussão para definirmos as melhores práticas quando se precisa medir resultados sasonais.

 

Seguem algumas dicas do que costumo indicar quando se é necessário identificar oportunidades e avaliar resultados:

 

1 - Seja curioso na aba "Dimensões". É incrível a possibilidade que esta aba te traz. Ali você pode identificar, por exemplo, qual é o melhor horário do dia (e qual dia da semana!) você é mais visto e clicado. Também pode identificar as principais localidades e implementar estratégias diferentes para cada uma! No caso de datas festivas, é sempre legal analisar todas essas informações antes de direcionar o seu orçamento!

 

2 - Para campanhas mais antigas, é sempre legal olhar a curva de cliques x impressões do mesmo período do ano passado. Por exemplo: no Natal de 2012, o número de cliques subiu 20% e de impressões 10%. Isso ajudará a estimar o crescimento esperado para o ano vigente. O mesmo vale para CPC médio, CTR, etc.

 

3 - Outra dica bastante legal é criar uma conta do Google Analytics (https://support.google.com/analytics/answer/1009694?hl=pt-BR) e observar todos os dados que você deseja analisar. Muito legal para identificar oportunidades dentro do seu site. Com ele, é possível identificar as páginas mais vistas, tempo de permanência médio de cada clique no site, conversões! Uma infinidade de opções!!!

 

Alguém tem mais alguma dica de melhores práticas para analisar resultados sasonais no Adwords? Compartilhe!!

 

Um forte abraço,

 

Alan

 

------------------------------------------------------------------------------------------------
O Adwords também está nas redes sociais! Confira!

Google+: www.google.com/+GoogleParaSeuNegocio
Facebook: www.facebook.com/adwords
Twitter: @GoogleAdWordsBR
Especialistas responderamverified_user

Re: Como medir e gerenciar resultados sazonais!

Principal Colaborador
Olá Alan

Boa discussão. Também é interessante acompanhar o desempenho das campanha da Black Friday, que acaba sendo um aquecimento para o natal. Vendo quais produtos estão em alta pode-se preparar a campanha para as festas de fim de ano.

Além disso é relevante analisar a concorrência, o que eles estão fazendo, quais vantagens oferecem e como abordam o usuário. Esse trabalho tem que ser constante, mas em especial no natal quando o volume de vendas aumenta.
Henrique Giacometti, Principal Colaborador | Adwords e Analytics
Minha resposta foi útil? Se sim, marque como "melhor resposta".| Linkedin

Re: Como medir e gerenciar resultados sazonais!

[ Editado ]
Mestre ✭

Excelentes dicas Alan!!

 

Como Henrique falou, o Black Friday será ótimo como termômetro para sentir o movimento da loja na preparação para o Natal, que já é em seguida...

 

A minha dica é que esta é a hora do Remarketing dinâmico de produtos. Inclusive porque final de ano é um período natural onde você tem maior tráfego em seu site. Para quem ainda não possui configurado, ou não faz ideia do que seja, assista o Hangout e entenda um pouco mais:

 

 

A @Milena  criou este tópico com 10 dicas de otimização de Campanhas:

https://www.pt.adwords-community.com/t5/Melhorar-resultados/10-Dicas-de-Otimiza%C3%A7%C3%A3o-da-sua-...

 

E tem também um tópico principal da @Cassiana com um resumão sobre Remarketing e Final de ano: https://www.pt.adwords-community.com/t5/Melhorar-resultados/Especial-Remarketing-Final-de-Ano/td-p/5...

 

Bora trabalhar Remarketing Smiley muito felizSmiley muito feliz

 

 

_ _ _ _ _
Att Ricardo Fernandes


Re: Como medir e gerenciar resultados sazonais!

Funcionário do Google

Muito bem colocado, Pessoal! Ótimas dicas.

 

É essencial acompanhar de perto os resultados da sua atividade online, não somente para analisar o desempenho de sua publicidade, como para medir o retorno das vendas.

 

Como mencionado no post do Alan, acredito que uma das principais ferramentas para auxiliar nesta tarefa seja o Google Analytics.  Quem ainda não tem, precisa abrir uma conta e logo!

 

Além de ver os relatórios de tráfego do seu site - para analisar, por exemplo, as visitas que vieram do Adwords, da busca orgânica e de outros lugares - é possível criar metas para contar as conversões no seu site e muito mais.

 

Uma opção ainda mais interessante dentro do Analytics para quem faz vendas online é o acompanhamento de comércio eletrônico. Com ele, podemos medir exatamente o volume e o valor das vendas, que produtos foram vendidos, etc.

 

Principalmente para esta época do ano, quando as vendas no varejo aumentam de forma substancial, esta ferramenta auxilia e muito na análise de resultados já que fornece um relatório detalhado de toda a atividade.

 

Para configurar esta opção, é preciso instalar no código-fonte do website, na página de conclusão das compras, um outro código, além do código básico do Analytics.

É este outro código que permite captar as configurações das vendas que foram realizadas, como preços, produtos, etc.

 

Como configurar o acompanhamento de comércio eletrônio

 

Mais detalhes sobre a instalação do código de acompanhamento eletrônico (links apenas em inglês) para cada sistema do Analytics:

 

Analytics Clássico

Universal Analytics

 

É isso pessoal! Não deixem de aproveitar todas as oportunidades e relatórios no Analytics! Smiley feliz

 

Abraços,

Camila

 

Re: Como medir e gerenciar resultados sazonais!

Funcionário do Google

Aproveitando esse post incrível, para os apaixonados por YouTube, o YouTube Analytics é fundamental!

 

Com o YTA você pode acompanhar dados precisos sobre os vídeos postados em seu canal. A interface e até alguns relatórios são parecidos com o do Analytics, mas com dados bem focados em vídeos. Para quem está começando, avaliar gênero, idade e localização dos usuários já pode trazer informações bacanas. Locais de reprodução (pois seu vídeo pode estar sendo exibido direto no Youtube ou incorporados em outros canais) e fontes de tráfego também são fundamentais para entender o comportamento básico do usuário.

 

Mas além disso, podemos pensar em relatórios mais complexos, como o de Retenção absoluta (que indica partes do vídeo onde os usuários tipicamente abandonam, ou as partes que eles mais assistem) e o de Visualizações x Cookies únicos (que indica o número médio de visualizações por um mesmo usuário).

 

Lembre-se que esse tipo de relatório é uma maneira incrível de realmente entender o comportamento dos seus usuários. Com esse entendimento, fica muito mais fácil otimizar seu site, seu canal e suas campanhas para direcionar ainda mais tráfego qualificado!

 

Gostou? Então não deixe de conhecer mais sobre o YouTube Analytics!

 

Um abraço!

Cassiana