AdWords
207 Usuários online agora
207 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Como medir os resultados da sua campanha da melhor forma

Funcionário do Google

Oi, pessoal!

 

Meu nome é Juliana. Trabalho no Google como especialista do Adwords, ajudando pequenas e médias empresas a bombarem na internet.

 

Hoje vou falar de uma das coisas mais importantes de uma campanha: como medir efetivamente os resultados de seus anúncios.

 

Nem sempre cliques e até mesmo o CTR (taxa de cliques por exibição) significam sucesso de campanha ou de palavra-chave. Certamente, mais importante que isso são o que chamamos de conversões, que podem ser ligações, formulários preenchidos, vendas online, ou seja, o contato do cliente.

 

E você já pensou como seria bom mensurar qual palavra-chave, anúncio, canal ou campanha está lhe trazendo mais clientes? É possível. Para isso, basta instalar o código de conversões no seu site.

 

O código de conversões é uma tag gerada dentro do próprio Adwords que deve ser colada na página ou de sucesso de envio de formulário ou na página de sucesso de compra.

 

Cada vez que uma pessoa chega nessa página, ela carrega essa tag e uma conversão é contabilizada na sua campanha. Você pode ver os resultados dessa conversão tanto na aba Campanhas, como Anúncios e Palavras-chave.

 

Sabendo quais são as palavras que lhe dão mais resultados, você pode apostar um lance mais alto naquelas que estão lhe dando mais conversões e até mesmo derrubar um pouquinho o lance daquelas palavras que lhe geram muitos gastos, mas nem tantos contatos de clientes.

 

Otimizador de Conversões

 

No entanto, há uma maneira mais fácil do que ajustar os seus lances manualmente de acordo com as suas conversões. O otimizador de conversões faz esse trabalho automaticamente, de acordo com o histórico de campanha. Essa ferramenta também otimiza os seus anúncios na rede de display, exibindo-os no sites que resultam em mais conversões.

 

Para configurá-lo, é preciso que sua campanha já tenha acumulado 15 conversões nos últimos 30 dias, uma vez  que o Google vai levar em consideração os dados históricos dos seus anúncios.

 

Além disso, é recomendado trabalhar com o Custo por Aquisição (CPA) ao invés de Custo por Clique. Com o CPA, você irá escolher o quanto deseja em média ou no máximo pagar pela a aquisição de um cliente. Ou seja, o quanto você está disposto a gastar com anúncios para gerar uma conversão.

 

E aí, pessoal? Vocês usam o código de conversão e o otimizador de conversões? O que vocês acham? Se não usam, como vocês estão medindo o sucesso da campanha de vocês?

 

Caso ainda tenham dúvidas ou desejem um passo-a-passo mais completo para instalação, vejam os links:

 

Como configurar o seu Código de Conversões

 

Como configurar o Otimizador de Conversões

 

Como configurar o CPA

 

Até a próxima!

Especialistas responderamverified_user

Ju,   Obrigado pelo post, é sempre importante encontrar f...

Antigo Principal Colaborador

Ju,

 

Obrigado pelo post, é sempre importante encontrar formas de mensurar os resultados além dos cliques, seja um cadastro, venda, navegação ou qualquer outro tipo de meta.

 

Vou apenas acrescentar sobre a Importação de metas e transações do Google Analytics para o acompanhamento de conversões do Google AdWords, é um formato sensacional e ideial para também entender as métricas e metas.

 

abs,.

Oi, Alan!

Funcionário do Google

Eu é que agradeço o comentário super pertinente!

 

No meu próximo post, vou falar de metas e funis. Achei sua ideia ótima para discorrer também. 

 

Um grande abraço

Ju eu estou fazendo minha monografia sobre o AdWords com...

Graduado ✭ ✭ ✭

Ju eu estou fazendo minha monografia sobre o AdWords com o foco em micro e pequenas empresas, assim como você. Será que ovcê pode me dar uma foça de vez em quando??

Olá, Thiago!

Funcionário do Google

Claro que posso ajudar no que puder. Sinta-se a vontade para fazer suas perguntas aqui na comunidade que nós vamos respondendo e discutindo. Smiley feliz

 

Tenha uma boa noite!