AdWords
1K Usuários online agora
1K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Conversões e Google Analytics - mais dúvidas

Estudante ✭

Com a ajuda de todos vocês conseguimos atingir alguns resultados: de 0 clique para um média de 620 cliques diários; melhora da posição média de 1,9 para 1,1; aumento da média da taxa de cliques, de 3,45% para 5,66%.

Recentemente, gerei códigos de acompanhamento para saber quantas pessoas entram em contato com a nossa instituição (por enquanto só colei código para conversão de contatos; depois vou colar os códigos para as doações) e para o Google Analytics (que colei em todas as páginas do site). Apesar de fazer dois dias que os implantei, acho que não tenho resultados muito animadores. Vou informar sobre alguns procedimentos tomados, assim vocês poderão me ajudar a entender onde está o erro.

Sobre o relatório de conversão de contatos, fiz o seguinte: no dia 17 pedi que nosso programador colasse o código gerado pelo Adwords na página de finalização de contato. Esse código foi gerado para uma janela de conversão de 30 dias. No dia 18, tivemos uma 1 conversão por clique. Poxa, achei muito pouco, pois foi registrado 657 cliques neste dia e apenas uma pessoa entrou em contato conosco! Será que cometi algum erro na hora de escolher a tipologia da conversão? Que tipo de erros são comuns neste caso? Aproveitando o assunto, o que significa esta tal "janela de conversão"? O que é valor de conversão? Como nossa instituição, beneficiada pelo Google Grants pode utiizar este recurso para medir os resultados?

Sobre o Google Analytics, fiz o seguinte: como usuário administrador, vinculei o Google Adwords à conta do Google Analytics. Gerei um código de acompanhamento a partir da opção "Personalizado". Não sei a diferença entre código de acompamento "Padrão", "Avançado"e "Personalizado", portanto, talvez não escolhi de forma assertiva. Depois, enviei o código para o nosso programador, disse que o mesmo deveria ser colado em todas as páginas do site antes da tag de fechamento </head>, como orienta o Adwords. Meu programador disse que ele costuma utilizar estes códigos antes do </body>, pois assim geraria a análise quando a pessoa realmente terminar de carregar a página. Ele disse que, antes da tag </head>, corre o risco da pessoa fechar ou ir para outro link, assim não teria um relatório real. Isto confere?

Faço estas perguntas em relação ao Google Analytics porque acho estranho o relatório que foi gerado ontem. O Google Adwords aponta que tivemos 657 cliques e Google Analytics informa que tivemos 233 visitas. Não era para constar 657 visitas também? Consta uma taxa de rejeição de 78%, é muito alta, não é? Como faço para diminuir a taxa de rejeição?

Aguardo retorno.

Fabricio Reis
Profissional do Terceiro Setor
Desenvolvimento Institucional/Territorial e Mobilização de Recursos
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Fabricio,   - Com relação a você dizer que teve 657 visit...

Graduado ✭

Fabricio,

- Com relação a você dizer que teve 657 visitas e apenas 1 conversão.

Nesse caso você tem que analisar bem. Na sua página de destino tem conteudo relevante para a palavra chaves? Seria também de extrema importância nessa página tem um "Call to Action", pois dessa forma o usuário pesquisaria a palavra chave, entraria na sua página que teria conteúdo relevante e com o call to action, a probabilidade de converter aumentaria bastante.

- Sobre o Google Analytics.

Normalmente eu faço como o seu programador, utilizo o código antes da tag </body>. É realmente estranho o adwords apontar 657 visitas e o analytics apenas 233. O normal é os dados do analytics serem maiores que os do adwords, pois será contabilizados os cliques do adwords, da busca organica, dos links de referencia e do trafego direto. O que eu imagino é que o código deve ter sido instalado depois do código adwords. Faça a comparação hoje para ver se continua da mesma forma.

- Taxa de rejeição

Para diminuir, o site tem que ter uma excelente combinação design + conteudo relevante pois, assim fará que com que o usuário queira navegar em seu site. Se o site tiver apenas um design legal mais sem conteudo, ele sairá pois não achou o que queria e, caso tenha apenas conteudo sem um design agradavel, o usuario também ficará desmotivado e provavelmente sairá.

Analise bem qual a página dosite que está com maior rejeição pois, isso necessariamente pode não ser algo ruim. Vamos supor que eu pesquise no google algo e achei o que procurava em seu site. Provavelmente irei ter ciência do que procurava e irei sair do site sem ter ido em qualquer outra página, ou seja, será contabilizado uma rejeição mas, foi alcançado o objetivo. Por isso é bom ver qual página está com rejeição para ver se é algo bom ou que precise ser melhorado.

Exibir solução no post original

Marcado como Melhor Resposta.
Solução
Aceita por PriscilaQ (Mestre ✭ ✭ ✭)
Setembro 2015

Fabricio,   - Com relação a você dizer que teve 657 visit...

Graduado ✭

Fabricio,

- Com relação a você dizer que teve 657 visitas e apenas 1 conversão.

Nesse caso você tem que analisar bem. Na sua página de destino tem conteudo relevante para a palavra chaves? Seria também de extrema importância nessa página tem um "Call to Action", pois dessa forma o usuário pesquisaria a palavra chave, entraria na sua página que teria conteúdo relevante e com o call to action, a probabilidade de converter aumentaria bastante.

- Sobre o Google Analytics.

Normalmente eu faço como o seu programador, utilizo o código antes da tag </body>. É realmente estranho o adwords apontar 657 visitas e o analytics apenas 233. O normal é os dados do analytics serem maiores que os do adwords, pois será contabilizados os cliques do adwords, da busca organica, dos links de referencia e do trafego direto. O que eu imagino é que o código deve ter sido instalado depois do código adwords. Faça a comparação hoje para ver se continua da mesma forma.

- Taxa de rejeição

Para diminuir, o site tem que ter uma excelente combinação design + conteudo relevante pois, assim fará que com que o usuário queira navegar em seu site. Se o site tiver apenas um design legal mais sem conteudo, ele sairá pois não achou o que queria e, caso tenha apenas conteudo sem um design agradavel, o usuario também ficará desmotivado e provavelmente sairá.

Analise bem qual a página dosite que está com maior rejeição pois, isso necessariamente pode não ser algo ruim. Vamos supor que eu pesquise no google algo e achei o que procurava em seu site. Provavelmente irei ter ciência do que procurava e irei sair do site sem ter ido em qualquer outra página, ou seja, será contabilizado uma rejeição mas, foi alcançado o objetivo. Por isso é bom ver qual página está com rejeição para ver se é algo bom ou que precise ser melhorado.

Olá Fabricio_Reis, Primeiramente, é um prazer enorme sabe...

[ Editado ]
Aprendiz ✭ ✭ ✭

Olá Fabricio_Reis,

Primeiramente, é um prazer enorme saber que nossa colaboração reflete resultado positivos não só no aprendizado em geral, como também na prática.
Sobre suas novas dúvidas, sabemos que hoje não é todo mundo que se propõe a praticar o nobre ato da filantropia, principalmente pela internet, pois diversos fatores comportamentais e até na aparência do site mesmo, podem causar uma desistência por parte de um "cliente". No 1º caso, a popularidade da instituição, a identificação do doador com a causa e tudo mais que depende do apelo emocional pode influencia a conclusão ou a desistência da doação. A solução para isto já vai depender das informações contidas no seu site e até na disposição dos próprios elementos do site, que podem causar a identificação ou não dos doadores com a causa. Neste caso, você precisará de uma consultoria de marketing mais aprofundada.

Sobre Janela de conversões de exibição, por exemplo, se você definir um período de três dias, a contabilização de conversões poderá incluir clientes que visualizarem seu anúncio rich media na segunda-feira e realizarem a conversão na quarta-feira. No entanto, a contabilização não incluirá clientes que visualizarem o anúncio na segunda-feira e realizarem a conversão na sexta-feira.
saiba mais em: http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&hlrm=pt&answer=1722054

Sobre valor de conversão, é o custo efetivo de cada conversão, ou seja, se o preço do total de doações for maior que o valor das conversões, esta companha está compensando, pois você está investindo menos do que está recebendo.

Quanto ao Google Grants, ele é um benefício concedido pelo Google para instituições sem fins lucrativos e se trata de uma concessão de publicidade no AdWords. O que vai lhe trazer melhores resultados, é aproveitar esta concessão com o máximo de palavras-chave RELEVANTES (esta palavra é muito importante, não só neste, mais em todos os casos) nas suas campanhas.
Você pode se informar melhor sobre este programa em: http://www.google.com.br/grants/details.html

Sobre a diferença entre os tipos de código de acompanhamento, recomendo uma lida em: https://static.googleusercontent.com/external_content/untrusted_dlcp/www.google.com/pt-BR//intl/pt_b... e tbm em http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&hlrm=pt&answer=1722054, pois será muito mais explicativo e esclarecedor.

E finalmente sobre esta discrepância entre os dados do Analytics e do Adwords, ela pode ser causada por diversos fatores, entre eles: cliques repetidos, limitações do navegador, JavaScript não ativado, redirecionamentos nas páginas de destino entre outros. Você encontrará todos eles em: http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&hlrm=pt&answer=2375399

Novamente digo uma máxima da nossa empresa: "conteúdo é relevância", portanto, recomendo no seu caso a utilizar palavras-chave referentes apenas ao seu segmento, pois como dito anteriormente, não são todos que se propõem ao ato da filantropia, e no meu ponto de vista, quase todos que o fazem, buscam sempre beneficiar o mesmo segmento.
É isso...
Espero ter ajudado, e qualquer dúvida ou caso tenha escrito algo equivocado, peço que meus colegas me corrijam.

Grande abraço!

"Existem três classes de pessoas infelizes: as que não sabem e não perguntam, as que sabem e não ensinam e as que ensinam e não fazem!"
(Siddhartha Gautam Buddha)

Olá, Alves! Grato!!!  Será que você poderia me dar exempl...

Estudante ✭

Olá, Alves!

Grato!!! 

Será que você poderia me dar exemplos de Call to Action que podem ser implantados? Lembrando que não é um site de empresa e sim de uma organização sem fins lucrativos. Você disse que o código do Analytics pode ter sido instalado depois do código do Adwords, o que isto significa? E por último, como vejo qual página está com mais rejeição? Não consigo acessar este recurso.

Abs,

Fabricio Reis

Obrigado, EmpórioHT!   O Brasil ainda está num caminho mu...

Estudante ✭

Obrigado, EmpórioHT!

O Brasil ainda está num caminho muito incipiente de desenvolvimento da cultura de doação. Talvez seja porque ainda pecamos no desenvolvimento da cultura de solicitação. Muitas instituições ainda têm dificuldades em chamar ou agregar mais pessoas à causa. Isto ocorre por falta de um plano de marketing e de um plano mobilização de recursos bem estruturados. Eu percebo esta ausência de planejamento nas instituições de um modo em geral.

Bom, o importante é que quero coloborar com a mudança deste quadro no Brasil. Trabalhava na área de implantação de projetos e atualmente faço uma migração para mobilizar recursos. E nesta migração, para pegar experiência, desenvolvo um trabalho voluntário numa instituição que promove os direitos humanos no país. Uma das minhas funções é gerenciar as contas do Google Adwords e Analytics. É um grande desafio para mim, pois nunca tinha explorado estas ferramentas. Estou aprendendo bastante e vocês todos me ajudam muito no processo.

Entro na comunidade todos os dias, mesmo quando não tenho dúvidas, só para ler as postagens de outras pessoas. Na verdade, peguei o hábito, assim como fazemos com twitter e facebook.

Novamente quero agradecê-los, pois estou muito feliz de aprender tanto e ao mesmo tempo ajudar uma instituição que acredito e de extrema importância para o país.

Abraços, 

Fabricio Reis

Fabricio,   Então, O Call to Action depende do tipo de co...

Graduado ✭

Fabricio,

Então, O Call to Action depende do tipo de conversão que você quer obter.

Vamos supor que uma de suas conversões seja que o usuário faça uma doação. Você faria um anuncio direcionando para uma landing page nde falaria um pouco sobre o que é a instituição, o que ele se propoe a fazer e para que irá servir a doação feita. Em seguida você colocaria um call to action que poderia ser um botão "Faça sua doação", "Ajude-nos" redirecionando para a página de doação. Essa seria uma etapa da conversão, pois o usuario mostrou interessi em fazer a doação. Após a doação, ele iria para uma página de agradecimento, essa seria a 2a. etapa da conversão.

Nesse caso você teria que gerar 2 código de conversão, um para a página de doação e outro para a de agradecimento. Nesse caso, se você observasse pelo monitoramento de conversão que X usuarios mostraram interessi em doar mas, apenas Y usuário fizerão a doação, provavelmente sua página de doação não está boa, talvez as formas de fazer a doação. Então você tentaria melhorar essa página para obter um melhor resultado.

Sobre o analytics, ele sempre mostrará mais visitas que o adwords, na pior das hipoteses será o mesmo valor ( visitantes unico x conversão 1 por clique ). Se você diz que mais visitas no adwords do que no analytics eu suponho que o código do analytics tenha sido instalado após o código de conversão do adwords. Por isso sugerir vc fazer esse monitoramento hoje pois em tese os 2 código estão instalado.

Alves,   Todos os anúncios relacionados à doação já direc...

Estudante ✭

Alves,

Todos os anúncios relacionados à doação já direcionam o usuário do Google para uma página de doação. Por exemplo: se alguém digitar "direitos das crianças", nosso site aparecerá no anúncio (geralmente só na parte da manhã, pois nosso créditos diários do Grants acabam rapidamente). O anúncio estará mais ou menos assim: 

Direitos das Crianças

Apoie projetos que promovam os

direitos das crianças no Brasil!

nossaorganização.org.br

Quando o usuário clica neste anúncio, ele acessa direto à pagina de doação específica para projetos relacionados aos direitos das crianças. Nesta página já há explicação sobre a instituição e o porquê é importante doar. Até agora, ainda tenho dúvida se isso é bom ou não.

Sobre o Analytics, por exemplo, hoje nossos créditos já foram consumidos. Chegamos a receber, segundo o Adwords 680 cliques, mas no Analytics aponta somente 304 visitas. Você havia dito que isso ocorre porque talvez instalamos o código do Analytics depois do Adwords. Porém, o único código de conversão colado foi o da página de contato com a instituição (uma única página). Os códigos para conversão de doação ainda não foram colados.

Aguardo retorno.

Fabricio Reis

Fabricio, 1. Analytics, Sobre o código ter sido instalado...

Graduado ✭
Fabricio,

1. Analytics,
Sobre o código ter sido instalado depois, não vem mais ao caso pq o problema persiste. Se você teve 680 cliques via CPC, no minimo teria que ter 680 cliques no analytics. O que eu acho que está acontecendo é que o código não está instalado em todas as páginas.

==================

2. Campanha
Você já está mandando o usuário direto para a página da ação, não sei te dizer se é bom ou ruim porque em nenhum dos clientes que gerencio, ocorre isso. Sempre mando o usuário para uma página X relacionado ao assunto e nessa página eu coloco um call to action (enviar contato / solicitar orçamento / entrar no chat por exemplo) para ir em outra página Y onde ocorrerá a ação e, teria a página Z de agradecimento pela ação executada. Dessa forma eu sei quantas pessoas clicaram no anuncio, mostrou interessi no produto do cliente (indo para a página de conversão ao clicar no call to action) e, quantos pessoas converteram (indo para a página de agradecimento após executar a ação).

Lembrando que nesse caso eu teria 2 códigos de conversão. Um na página Y e outro na página Z.

Alves,  vou verificar de novo com o programador do site s...

Estudante ✭

Alves, 

vou verificar de novo com o programador do site se ele colou o código de acompanhamento do Analytics em todas as páginas.

Sobre levar o usuário direta ou não indiretamente para a página de doação vou ter que conversar com a pessoa responsável pela comunicação da instituição. Não sei mesmo dizer se direcionar diretamente é bom ou não.

Muito obrigado!

Abraço.

Fabricio Reis

Olá, EmpórioHT!   Dos links que você me passou sobre tipo...

Estudante ✭

Olá, EmpórioHT!

Dos links que você me passou sobre tipos de códigos de acompanhamento (padrão ou personalizado), o primeiro só tem exemplo de código, sem explicação ou diferenciação; o outro não consigo abrir, pois diz que a página está indisponível.

Agora, me veio uma suposição. Quando entro na conta do Google Analytics pelo Adwords, clico na conta que tem o domínio da instituição e em parêntese está escrito "Padrão". Eu colei um código personalizado, mas minha conta é padrão. Será que isso é um erro? O que significa este "padrão"?

Abs,

Fabricio Reis