AdWords
1.4K Usuários online agora
1.4K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Discrepâncias entre AdWords e Analytics (Visão Geral) - Especial Google Analytics 2/5

[ Editado ]
Funcionário do Google

Pessoal,

 

Boa noite! Esse é o segundo post de uma série que está abordando diversos temas relacionados ao Google Analytics, o tema de hoje é Discrepâncias entre AdWords e Analytics.

 

1. Sessões (Analytics) vs Cliques (AdWords)

 

Uma das dúvidas mais comuns de nossos anunciantes ocorre quando comparamos sessões e cliques. Sempre precisamos lembrar que esses aplicativos tem referências diferentes, o AdWords tem como referência o clique, e o Analytics a execução da página. Por isso os resultados dificilmente são iguais. Existem algumas situações comuns que geram esse tipo de discrepância:

 

Se um usuário clicar uma vez no seu anúncio, clicar no botão de voltar no navegador e depois clicar no seu anúncio novamente, o AdWords registrará 2 cliques, enquanto o Google Analytics irá registrar 1 sessão.

 

Se você tiver cliques inválidos filtrados pelo AdWords esses cliques não irão aparecer nos seus relatórios do AdWords, mas irão aparecer no seus relatórios do Analytics.

 

Um último exemplo é se o seu cliente adicionar seu site como favorito, o Google Analytics utiliza o parâmetro GCLID para contabilizar a seção, mas o AdWords não consegue contabilizar a visita, pois o cliente não clicou no anúncio para chegar no seu site dessa vez, pois ele já tem ele nos favoritos!

 

Discrepâncias na casa dos 25 a 30% são esperadas e comuns, porém discrepâncias superiores a 50% podem significar que existem problemas de natureza técnica na implementação do código de acompanhamento do Analytics.

 

2. Taxa de conversões entre Analytics e AdWords

 

A taxa de conversão no Analytics indica a a porcentagem de visitantes que realizam conversão em pelo menos uma das metas definidas na visualização selecionada. Para visualizar essa taxa você deve acessar o relatório de metas de URL. Já no AdWords a conta é um pouco diferente, só são contabilizados as conversões que foram mediadas por cliques em algum momento.

Para saber mais sobre cenários que geram discrepâncias entre Analytics e AdWords acesse: https://support.google.com/analytics/answer/1034383?hl=pt-BR

 

No próximo post dessa série iremos falar um pouco mais sobre como podemos avaliar possíveis erros técnicos mais comuns relacionados a implementação do código do Analytics.

 

Por hoje é só, abraços!

Especialistas responderamverified_user

Re: Especial Google Analytics 2/5 - Discrepâncias entre AdWords e Analytics (Visão Geral)

Funcionário do Google

+1000