AdWords
427 Usuários online agora
427 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

Divergência Facebook Ads x Analytics

[ Editado ]
Calouro ✭ ✭ ✭

Olá,

 

Criei alguns anúncios no Facebook ads todos sem vínculo com a Fan Page, então se clica no anúncio a pessoa é direcionada para o site. 

Analisando o Google Analytics e escolhendo a fonte de tráfego "Social" os dados estão completamente divergentes.

 

No Facebook indica que o anúncios tiveram mais de 2.000 cliques, enquanto no Analytics indica que aproximadamente 70 pessoas vieram da rede social.

E se eu olhar a quantidade de visitas de todas as fontes de tráfego o número não chega perto da quantidade de cliques que o anúncio teve.

 

Como é possível uma diferença tão grande? Alguém já passou por algo parecido?

Especialistas responderamverified_user

Oi Felipe! Eu acredito que para medir as visitas de orige...

Aprendiz ✭ ✭ ✭
Oi Felipe!
Eu acredito que para medir as visitas de origem do Facebook, seja melhor você criar as UTMs. As UTMs são links que você edita e coloca como link de destino ao criar os anúncios do Facebook e no Analytics você visualizará mais facilmente em AQUISIÇÃO>CANAIS e escolha ORIGEM/MÍDIA.

A opção SOCIAL do Analytics são visitas vindas através da fã page apenas e não dos Facebook Ads (alguém me corrija se eu estiver falando besteira).

Para criar a UTM você vai nesse site: https://support.google.com/analytics/answer/1033867?hl=pt-BR

Espero ter ajudado.
Abraços!
Cecilia Dantas
+CeciliaDantas | Site | LinkedIn | Twitter

Oi Cecilia, obrigado pela resposta. Então, posso fazer de...

Calouro ✭ ✭ ✭
Oi Cecilia, obrigado pela resposta.

Então, posso fazer dessa forma que você sugeriu criando as UTMs, mas mesmo assim acho difícil a quantidade de acessos se igualar ou chegar perto da quantidade de cliques dos anúncios do Facebook, a discrepância é muito grande 2.000 cliques Facebook 400 acessos site (Todas as Fontes de Tráfego).

Quanto a opção social do Analytics ser visitas vindas somente da Fanpage não sei se está correto, pois se trata de um projeto novo que está sendo iniciado e não tem Fanpage somente os anúncios.

Obrigado!





Olá Felipe, como vai? Reforço a importância de se usar os...

Principal Colaborador
Olá Felipe, como vai?

Reforço a importância de se usar os parâmetros UTM citados pela colega Cecilia. São os parâmetros que irão dizer ao Analytics os dados que você precisa como fonte do tráfego, tipo de mídia e outros dados interessantes. Sem o tagueamento, você corre o risco de ver as informações misturadas com outros canais, o que pode distorcer as suas análises.

Um ponto que acho necessário dizer é que dificilmente o número de cliques nos seus anúncios será igual ou equivalente do jeito que você espero, ao número de acessos no seu site. Um clique não significa necessariamente, uma visita ou acesso. Você pode ler mais a respeito aqui:
https://support.google.com/analytics/answer/1257084?hl=pt-BR

Para fato de curiosidade, o mercado costuma trabalhar também com uma margem de até 20% de diferença entre os números, para mais ou para menos.

Espero que as informações ajudem.

Abraços,

Oi Felipe, A diferença está muito grande. Deve ter alguma...

Principal Colaborador
Oi Felipe,

A diferença está muito grande. Deve ter alguma coisa errada sim.

Comece testando se o código do GA está funcionando certinho nas páginas de destino dos anúncios no Facebook e no resto do website.

Verifique também se está selecionando, no GA, os períodos que os anúncios foram exibidos no Facebook Ads.

E ainda, tente verificar o relatório de fontes de tráfego e não apenas o social (Aquisição > Todo o tráfego e selecione a dimensão principal Origem/mídia ou Origem).

Reforço a importância do acompanhamento de campanhas já indicado pelo pessoal aqui (Criador de URL).

E qualquer coisa é só falar.

Espero que ajude...
--

Google+ | LinkedIn | Twitter


"O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, ninguém ensina." (Stephen Kanitz)

Ola @Felipe M infelizmente os números registrados pelo Fa...

Principal Colaborador
Ola @Felipe M infelizmente os números registrados pelo Facebook não podem hoje ser considerados como números reais quando os dados tratam com sites externos ao Facebook como é seu caso.

Cliques, conversões são pessimamente registrados pelo Facebook, recomendo que não os considere.

Tenho várias contas que administro com o mesmo problema e finalmente depois de muito tempo eu consegui um contato com o Facebook para poder questiona-los sobre estas divergências.

Mesmo utilizando UTMS você ainda vai continuar tendo uma diferença bem grande entre os números registrados no Painel do Facebook e do Analytics.

Assim que tiver uma resposta da parte deles, passo aqui no post e respondo

Olá José. Testei todas essas opções já o código está ok,...

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá José.

Testei todas essas opções já o código está ok, e mesmo se eu selecionar uma data maior dentro do GA não chega nem perto da quantidade de cliques que o anúncio teve no Facebook, já verifiquei tbem todas as fontes de tráfego e não só social e mesmo assim a diferença é absurda.

Criei Utm para um anúncio para acompanhar se os resultados melhoram, vou aguardar alguns dias p verificar.

Obrigado

Olá Antonio. Muito obrigado pelas informações é bom saber...

Calouro ✭ ✭ ✭
Olá Antonio.

Muito obrigado pelas informações é bom saber que esse não é um problema exclusivamente meu.

Imaginei que mesmo utilizando as UTMs não resolveria esse problema, por que dentro do Analytics simplesmente não chega nem perto a quantidade de tráfego que o Facebook demonstra.

Obrigado Antonio, fico aguardando uma resposta sua com a explicação do Facebook, por que até p/ conseguir contato com o eles é complicado.

Re: Divergência Facebook Ads x Analytics

Calouro ✭

Estou com o mesmo problema em relação a diferenças do Ads do Facebook x Analytics.    Criei uma campanha no facebook com objetivo de conversão em click no site, ou seja,  se clicar no anúncio no Face, o desvio é direto para o link no site.    Fiz uma estatistica e no dia 04/03/2014 foram computados no Facebook 179 clicks de resultado, ou seja, acionamento do site, que é o objetivo da campanha.  No Google foram registrados apenas 42 neste link,  provenientes do facebook, portanto uma diferença de mais de 4 vezes.    Os clicks que acumulam curtidas, comentarios e acionamentos foram no total de 284 no face.    

 

Um aburdo a diferença, além disso, o Face cobra os 284 clicks e não os 179 de resultado.    Agora pergunto, como pode uma diferença tão grande ???  ... alguma coisa está muito errada.

Re: Divergência Facebook Ads x Analytics

Calouro ✭ ✭
É meu amigo este Face Ads é uma zona... Minhas campanhas geraram 679 cliques e no analytics 187 visitas. Personalizei links, criei campanhas segmentadas e o que temos é este absurdo por parte de Facebook. Suporte inexistente, conversões medíocres, arghh... Fora os anúncios apelativos...