AdWords
931 Usuários online agora
931 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

[Evento] Semana Analytics 2012 (setembro) - 1- Configuração básica

Funcionário do Google

Olá! 

 

Tudo bom?

 

Me apresentando rapidamente, para aqueles que não me conhecem, sou Alexandre, especialista em AdWords e Analytics. 

 

Essa semana, farei alguns tópicos falando sobre as principais questões Analytics que aparecem para nossa equipe. 

 

No tópico de hoje falerei um pouco sobre o início de tudo: a configuração básica Analytics!

 

Esse tópico realmente é um desafio pois ele é sim bem extenso. Tanto que ao longo da semana irei de certa forma voltar a ele diversas vezes. Há um tópico somente da parte básica na central de ajuda neste link e um sessão inteira mais detalhada no Google Developers neste link (mas somente em Inglês). 

 

Antes de sair criando uma conta Analytics, algo que sempre relembro em qualquer treinamento inicial de Analytics que eu dou no Google é: Analytics é uma ferramenta que serve para noções estratégicas do que acontece no site. Assim, o primeiro passo com relação ao Analytics é saber o seu objetivo. Uma estratégia sem objetivo não leva a nada, certo?

 

Por isso, é muito importante saber a resposta para a seguinte pergunta: Qual o meu objetivo com o site?

 

A partir disto, você poderá estruturar como irá adaptar o Analytics ao seu site de modo que ele consiga fornecer os dados esperados para você compreender o que está indo bem ou não de acordo com o seu objetivo (lembre-se: se você não tem objetivo, qualquer dado pode ser considerado bom ou ruim pois são noções relativas. Um copo de água pode ser simples no dia a dia, mas e se estivermos no deserto?). Esse é a maneira de se trabalhar com o Analytics o tempo todo, não é simplesmente analisar um dado cru, como um tempo de visita ou visualização de página, mas sim, maneiras de comparar isto com o seu objetivo seja ele qual for. 

 

Bom, neste ponto, muitos devem se perguntar "Bom, já sei o objetivo do site, vou então criar uma conta Analytics e já sair aplicando nele o código Analytics, certo?". Talvez para uma configuração simples, um objetivo pontual como saber as visitas que entram na página inicial, a resposta seja sim. Mas neste ponto, aproveito, para dar uma dica rápida que pode salvar um pouco mais de tempo para você. Antes de criar a conta Analytics, recomendo que liste também hipóteses. Sim, hipóteses para comportamento que você espera com o site, possíveis caminhos que podem ser percorridos para o objetivo ser alcançado. Isto pode salvar um pouco mais de tempo para você na hora de aplicar o código Analytics e também já antever um relatório para você comparar os dados com o seu objetivo. 

 

Confuso? Bom, talvez um exemplo ajude.

 

Supondo que eu tenha um site que venda bolas de futebol on-line. Meu objetivo é vender bolas de futebol via e-commerce. Hipóteses para que eu consiga isto: 

 

1 - o cliente pode saber meu endereço de site por um amigo, digitar o endereço, carregar o site e fazer a compra

2 - o cliente pode ver meu anúncio que criei no AdWords, clicar no anúncio, entrar na página e fazer a compra

3 - o cliente pode ver meu site divulgado em redes sociais, clicar no link para meu site, carregar ele e comprar.

4 - o cliente pode buscar por chuteira de futebol no Google, ver meu site, entrar, e depois sair.

5 - o cliente pode ter visto algum e-mail de mala direta que contratei e comprar.

 

Baseado nas hipóteses, posso antever e acompanhar quais hipóteses seguem mais próximas do objetivo e quais não e com isto, posso tomar decisões sobre cada uma delas de forma um pouco mais consciente. 

 

O que é muito comum acontecer é que este trabalho com hipóteses, não é feito e só depois há a preocupação de comparar e compreender o que ocorreu e com isto, a análise de algumas das hipóteses podem ser prejudicadas. Por exemplo, detalhes de campanhas AdWords você só terá se tiver feito o vínculo entre conta AdWords e Analytics. Outro exemplo, Detalhes de uma campanha de mala direta, só é possível se aplicar parâmetros de codificação manual (saiba mais neste link). 

 

Outra fator importante também, é compreender a estrutura de seu site pois ela pode fazer diferença em como as métricas serão registradas. Isto porque simplesmente criar a conta em analytics.google.com não irá fazer com que ele receba dados de seu site automaticamente (saiba como criar neste link). É preciso aplicar um trecho de código específico de sua conta Analytics em seu site (saiba mais neste link) e este código tem que trabalhar de forma conjunta com o seu site para enviar dados para os relatórios Analytics. Assim, se o site não permitir o formato básico do código de acompanhamento Analytics, é preciso adaptar ele. Um exemplo disto são sites dinâmicos (php, asp, jsp, etc). Neste caso é preciso adaptar o código de acordo com o formato que escolheu para codificar o seu site (saiba mais neste link).

 

Ufa, falamos um pouco do primeiro capítulo =) 

Analytics realmente é um mundo de possibilidades e há muitos detalhes que podem fazer diferença mas é isso que faz dele um ferramenta tão formidável.

 

Fiquem à vontade para falar sobre suas dúvidas na comunidade comigo!

Abraços

 

 

 

 

 

Especialistas responderamverified_user

Show Alexandre, que bom que estará por aqui. Deixa eu te...

Antigo Principal Colaborador
Show Alexandre, que bom que estará por aqui.

Deixa eu te perguntar, as expressões regulares estão funcionando no analytics ainda? para mim não está dando certo mais.

abs,

Mais uma, esses tempos eu tinha lido algo sobre algumas m...

Antigo Principal Colaborador
Mais uma, esses tempos eu tinha lido algo sobre algumas métricas do analytics no adwords. Tempo de página, bounce rate e etc. Isso deve acontece mais para frente para contas vinculadas?

O hangout começa que horas? Fico no aguardo.

Calouro ✭ ✭ ✭
O hangout começa que horas? Fico no aguardo.

Relatórios Personalizados e Widget

Estudante ✭ ✭ ✭

Olá, Alexandre!

 

Tenho uma dúvida de como utilizar o filtro dentro dos relatórios personalizados e widgets.. por exemplo, estou tentando configurar um widget tabela, escolhi como dimensão o horário e como métrica a taxa de conversão do comércio eletrônico, gostaria de ter como filtro apenas os resultados da busca orgânica, assim fui em filtro e deixei selecionado:

 

"Mostrar apenas" adicionei a dimensão "tipo de tráfego" aí vem a dúvida, tem as seguintes opções para selecionar uma:

 

- correspondência exata

- expressão comum

- começa com

- termina com

- que contém 

 

o que eu devo colocar? Já tentei "organic", "orgânica", "orgânico" e nada deu certo.. o que estou fazendo de errado? 

 

Obrigada!!!

Oi Mari!   Tudo bom?   Bom, neste caso, acredito que a qu...

Funcionário do Google

Oi Mari!

 

Tudo bom?

 

Bom, neste caso, acredito que a questão esteja relacionada a escolha da dimensão como filtro. Escolha a dimensão Mídia e escolha Exata e determine como organic. 

 

Isto deve relacionar o dado esperado  Piscadela do Smiley

 

Abraços

Oi Mari, É origem/midia. Ta em português ou inglês seu an...

Antigo Principal Colaborador
Oi Mari,

É origem/midia. Ta em português ou inglês seu analytics?

Depois que o report estiver pronto, basta clicar em origem/midia que vai abrir todas as fontes, as visitas de busca orgânica devem estar como "organic".

abs,.

Na configuração do relatório personalizado fica assim.

Antigo Principal Colaborador

Na configuração do relatório personalizado fica assim.

 

Alan, estava tentando fazer o inverso, mas fica mais coer...

Estudante ✭ ✭ ✭

Alan, estava tentando fazer o inverso, mas fica mais coerente como você fez (como vc fez para colar a imagem no post sem ter que colocar a imagem no ar?)

 

Mas mesmo assim não deu certo Smiley triste meu analytics está em português, apesar disso quando pego relatórios de origem sempre vem escrito "organic"

Há! Agora deu   Obrigadaaa pessoal!! Essa semana foi ótim...

Estudante ✭ ✭ ✭

Há! Agora deu

 

Obrigadaaa pessoal!! Essa semana foi ótima, aprendi muitas coisas que vão economizar algumas horas do meu trabalho!!!

 

Juro que se um dia rolar um encontro com todo mundo levarei caixas de chocolate para vocês hahha