AdWords
754 Usuários online agora
754 Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

[Evento] Semana Analytics 2012 (setembro) - 2 - Vínculo com AdWords e Analytics

[ Editado ]
Funcionário do Google

Olá!

 

seguindo a linha do planejado, temos hoje também a questão do Vínculo AdWords/Analytics.

 

Falei um pouco sobre o assunto em nosso Hang-out pela tarde, espero que tenham gostado! =)

Só para reforçar um pouco o assunto, estou criando este tópico para discutir um pouco do processo. 

 

A primeira preocupação que deve-se ter quando você quiser fazer o vínculo entre contas AdWords/Analytics é que você tenha um e-mail que acesse o AdWords como Administrador E a conta Analytics que você fazer o vínculo.

 

Caso você não saiba se tem acesso adminsitrador no AdWords siga estes passos:

 

  1. entre na conta adwords.google.com
  2. vá a Minha conta
  3. clique em Acesso à conta
  4. verifique se o seu e-mail está relacionado como acesso Administrativo

 

 

Já sobre o Analytics, faça o seguinte:

 

  1. entre na conta analytics.google.com
  2. vá ao menu Administrador
  3. clique no nome da conta
  4. Localize o menu Usuários (se não localizar você não é Administrador) e clique nele
  5. confirme que o seu e-mail tem função Administrador

 

Após isto, basta seguir os passos descritos nesta página. Reforço que é importante seguir exatamente a ordem descrita pois como Analytics tem vários níveis (Acesso, Contas, Propriedades e Perfis), você pode se perder entre eles se não seguir a ordem. 

 

Após isto, no formato tradicional bastaria aguardar um dia e voltar ao seu relatório Analytics e constatar dados na categoria Publicidade registrados a partir do dia que realizou o vínculo no entanto, recomendo dois cuidados:

 

I. mantenha as URLs de destino em seus anúncios no AdWords iguais aos que realmente carregar (exemplo, se você deixar a URL de destino www.googleteste.com.br e ao carregar ela se transformar em www.googleteste.com.br/principal, você poderá ter dados incorretos em seus relatórios de publicidade)

II. codificação automática no AdWords: essa codificação permite ao AdWords dizer ao Analytics qual a origem das visitas. Habilite a codificação automática na conta AdWords seguindo: na conta AdWords, vá ao menu Minha conta > Preferências. Clique em editar para codificação automática e marque a opção, depois clique em Salvar.

 

* Alguns sites não se dão muito bem com codificação automática, para se certificar que não terá problemas com isto faça o seguinte teste rápido:

 

  1. Testar o seu site como se carregasse o parâmetro gclid (assumindo qualquer valor). Assim, se o seu site é www.googleteste.com.br tente carregar com ele da seguinte forma www.googleteste.com.br/?gclid=teste1
  2. se carregar, tudo certo, pode ficar tranquilo quanto a isto. Caso dê mensagem de erro recomendo o uso de codificação manual (neste caso não precisa do vínculo com o AdWords).

Sobre codificação manual, isto é simplesmente incluir parâmetros de descrição manualmente ao seu link ao invés do AdWords fazer isto para você. O ponto fraco disto é o trabalho que poderá gerar ao ter que atualizar a URL de destino de seus anúncios. Caso precise, utilize a Ferramenta Criador URL disponível neste link. Sobre os dados parametrizados manualmente você irá visualizá-los mais precisamente na categoria Fonte de tráfego e depois na sub-categoria Campanhas.

 

Depois disto, basta aguardar ao menos 24h e tudo deve estar ok!

 

Abraços e ótima noite pessoal

 

 

 

 

 

Especialistas responderamverified_user

Valeu Alexandre, essa dúvida aparece aqui no fórum alguma...

Antigo Principal Colaborador
Valeu Alexandre, essa dúvida aparece aqui no fórum algumas vezes, esse é um bom guia.