AdWords
1.2K Usuários online agora
1.2K Usuários online agora
Aprenda a usar recursos e relatórios para medir seus resultados com o AdWords: quais os melhores relatórios do AdWords e as principais formas de utilizá-los para entender e otimizar a performance de sua conta
Guie-me
star_border
Responder

[Evento] Semana Analytics 2012 (setembro) - 3 - Configuração Metas/Acomp. Comércio Eletrônico

[ Editado ]
Funcionário do Google

Opa!

 

Tudo bom?

 

O tópico de hoje é um assunto mais avançado e que exige certo conhecimento em programação para conseguir compreender e implementar (no caso de acompanhamento de comércio eletrônico). O assunto é Metas e Acompanhamento de Comércio eletrônico. 

 

Metas

 

Basicamente é um dado que em parte o próprio Analytics, de alguma forma, já fornece, mas ao criar uma meta no Analytics, você, além de dar mais destaque a informação, pode também atribuir um valor (mesmo que estático) para conseguir ter uma noção do que dá mais retorno do investimento e do que não tem dado retorno em seus relatórios Analytics.

 

Antes de configurar uma meta, recomendo checar em seus relatórios se consegue encontrar a situação que gostaria de definir como meta fazendo alguns testes com segmentos avançados ou determinados relatórios padrão.

 

Há 4 tipos de metas:

 

  • Destino do URL: Para este tipo de meta, você define uma página ou conjunto (pelas regras regex - saiba mais). Para checar se seu relatório já apresentou uma página (que queira definir como meta), faça uma teste de segmento avançado pelo nome da página ou outro teste pela página (lembrando que deve ser a URI que é o mesmo que a URL sem o domínio e que também pode ser feito a busca usando a regra regex pela busca avançada) no relatório Conteúdo>Conteúdo do site>Todas as páginas  
  • Duração da visita: neste você define como uma meta a visita que tiver um tempo de visita maior que o definido por você. Para o teste utilize o campo tempo de página (não é exatamente mas já dá para certificar-se de um tempo mínimo) ou outro teste é verificar se há visitas para a faixa que o tempo (que gostaria de definir como meta) está contido no relatório Público-alvo>Comportamento>Engajamento (tempo de visita)
  • Página/visita páginas: para este meta, é definida um valor (mínimo/máximo/igual) de páginas por visita. Para teste com segmentos avançados use a métrica "páginas por sessão" ou outro teste é verificar se há visitas para a faixa que o número de páginas por visita (que gostaria de definir como meta) está contido no relatório Público-alvo>Comportamento>Engajamento (páginas por sessão). 
  • Evento: para este você define com meta o evento que responde a uma das regras (precisa de pelo menos uma) envolvendo categoria, ação, marcador e/ou valor. Para teste com segmentos avançados, use as métricas de mesmo nome (categoria/ação/marcador/valor de evento) ou é possível verificar a existência de algum evento que atenda as características desejadas em relatórios de Conversão>Eventos.


Para configurar uma meta basta seguir os passos orientados neste link.

 

 

Acompanhamento de comércio eletrônico


Acompanhamento de comércio eletrônico exige que você tenha indicado a configuração nas preferências da conta e a implementação de um código de acompanhamento Analytics modificado na página de recibo (apenas) ou em alguma página que carregue após a efetivação da compra. Como o próprio nome diz, ele é específico para sites que sejam de comércio eletrônico e no qual o cliente consegue concluir a compra on-line. A adaptação do código de acompanhamento Analytics deve ser dinâmica ou seja, cada diferente compra realizada pelos diferentes clientes de seu site irá gerar um código de acompanhamento Analytics modificado ligeiramente. Imaginar e programar cada um dos cenários seria loucura, por isso, é recomendável implementá-lo em páginas dinâmicas (você pode implementar ele de forma estática também, mas lembre-se que isto refletirá em seus relatórios também, sendo mais prático utilizar metas)

 

Instruções sobre como configurar a conta Analytics e implementar o código você encontrará neste link.

 

Resumindo, o código da página de recibo (pode ser qualquer programação e ou técnica) deve sempre gerar como resultado uma página que contenha em seu código Analytics adaptado. Esse código deve seguir uma formatação modelo de parâmetros cujos valores irão variar de acordo com cada compra (parâmetros de ítens também pode variar em número mas sempre o mesmo bloco). 

 

As diretrizes para implementação do código de acompanhamento de comércio eletrônico Analytics em uma página Web você encontra neste link.

 

Abaixo um modelo (resultado quebrado em partes) que deve ser seguido e que irei comentar:

 

Parte 1) Início de código como  o tradicional:

<html>
<head>
<title>Receipt for your clothing purchase from Acme Clothing</title>
<scripttype="text/javascript">

 
var _gaq = _gaq ||[];
  _gaq
.push(['_setAccount','UA-XXXXX-X']);
  _gaq
.push(['_trackPageview']);

Parte 2) adaptado para acompanhar comércio eletrônico. Este trecho só deve aparecer uma vez por recibo (transação)! Os campos de valores devem usar o . (ponto) como separador de casas decimais (no máximo duas) nos campos que assumem valores (total de compra, imposto). Todos os campos devem ter valor entre aspas e caso não queira informar um valor para os campos não obrigatórios deixe somente duas aspas simples (uma seguida da outra separadamente '').

_gaq.push(['_addTrans',
   
'1234',           // Identificador de compra - Obrigatório
   
'Acme Clothing',  // Nome da Loja
   
'11.99',          // Valor total de compra - Obrigatório
   
'1.29',           // Valor de Imposto
   
'5',              // Valor de Frete
   
'San Jose',       // Cidade
   
'California',     // Estado
   
'USA'             // País
 
]);

Parte 3) adaptado para acompanhar comércio eletrônico. Este trecho deve ser gerado um por ítem comprado na transação. Se em uma compra, por exemplo, eu comprar uma chuteiras de futebol e uma bola de futebol, devo ter um trecho destes para cada um dos ítens (mas se eu comprar duas chuteiras, preciso apenas de uma e diferencio no campo Quantidade). Novamente, os campos de valores devem usar o . (ponto) como separador de casas decimais (no máximo duas) nos campos que assumem valores (preço de ítem). Todos os campos devem ter valor entre aspas e caso não queira informar um valor para os campos não obrigatórios deixe somente duas aspas simples (uma seguida da outra separadamente '').

 

_gaq.push(['_addItem',
   
'1234',           // Identificador de compra (igual ao informato na Parte2) - Obrigatório
   
'DD44',           // SKU/código de ítem - Obrigatório
   
'T-Shirt',        // Nome de produto
   
'Green Medium',   // Categoria de produto
   
'11.99',          // Preço do ítem (unitário) - Obrigatório
   
'1'               // Quantidade - Obrigatório
 
]);

Parte 4) adaptado para acompanhar comércio eletrônico. Este também é somente um por recibo (transação). 

 

_gaq.push(['_trackTrans']);//Envia as informações de transação para os servidores Analytics

Parte 5) fim do código como o tradicional.

(function(){
   
var ga = document.createElement('script'); ga.type ='text/javascript'; ga.async =true;
    ga
.src =('https:'== document.location.protocol ?'https://ssl':'http://www')+'.google-analytics.com/ga.js';
   
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
 
})();

</script>
</head>
<body>

  Thank you for your order.  You will receive an email containing all your order details.

</body>
</html>

 

O resultado deve ser a composição de cada uma dessas partes na ordem acima, ok?

 

Assim como outras modificações, após implementado, faça um teste de compra (ou meta) e aguarde 24h. Relembro que estas modificações (mesmo para metas), não trazem dados de forma retroativa (dados registrados antes da mudança). 

 

 

Qualquer dúvida, é só avisar pessoal!

 

Abraços

 

 

Especialistas responderamverified_user

Valeu a dica Alexandre. abs,.

Antigo Principal Colaborador
Valeu a dica Alexandre.

abs,.

Parece um pouco complicado no começo, mas seguindo esse p...

Estudante ✭ ✭ ✭

Parece um pouco complicado no começo, mas seguindo esse passo a passo fica fácil.

Vale muito a pena! Os benefícios são enormes.

Você consegue entender cada passo que seu cliente dá e consegue planejar melhorias em seu site com muito mais asserção.

Eu recomendo!

Demetrius Wallace Romagnoli
Adwords Qualified ProfessionalGoogle +LinkedIn

excelente dica

Aprendiz ✭ ✭ ✭

Ótima dica, Alexandre.

 

Quando eu crescer, vou querer ter um desses na minha loja virtual (hehehe).

Com certeza será de grande valia para muita gente.